GPS agora com mp3 players, visualizador de fotos e videos

Assuntos não tratados nos outros fóruns
Responder
wassuncao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1563
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

GPS agora com mp3 players, visualizador de fotos e videos

Mensagem por wassuncao »

Foi-se o tempo em que a memória dos navegadores GPS armazenava apenas mapas. Hoje, é possível guardar músicas, fotos, vídeos e, em alguns deles, até livros eletrônicos.

Com tantos dados, os aparelhos GPS precisam de memória extra para funcionar. Nos modelos testados pelo UOL Tecnologia, os mapas e as informações ficam armazenados em cartões de memória do tipo SD. Já na memória interna ficam as funções extras como o tocador de MP3, vídeo e fotos.

O único equipamento que armazena os mapas dentro da memória interna é o Navegador Quatro Rodas. Mas ele também tem entrada para cartões SD.

Todos os aparelhos usados nos testes reproduzem músicas em formato MP3 por meio de um tocador integrado ao sistema do aparelho. Além dessa função, os modelos Garmin e o Navegador Quatro Rodas exibem fotos. Outros quatro tipos —Magneti Marelli, Navisystem, Multilaser, Naveg— agregam visualizador de vídeos.

Já o Naveg, o CarTrip 100 e o Garmin vêm com um leitor de arquivos de eBook. O Garmin traz ainda como extras calculadora, conversor de medidas e um dicionário em versão de demonstração.

Outros dois recursos interessantes que equipam tanto o Navisystem como o Garmin são o Blutooth —para sincronização com o celular e transformar o navegador em um viva-voz— e o sistema de TMC que, por enquanto, só funciona na Europa e Japão. Este sistema adiciona à rota informações sobre a situação do trânsito no local onde está sendo feita a navegação e indica o melhor caminho para fugir do trânsito.

Antes de ir adicionando músicas e fotos no GPS, é importante ficar atento à recomendação dos fabricantes: tente não utilizar o mesmo cartão que armazena os mapas para gravar as músicas e fotos. O melhor é manter os arquivos multimídia em um cartão específico para evitar a perda dos mapas.

Caneta facilita a digitação

Com exceção dos modelos Navegador Quatro Rodas, Garmin e Magneti Marelli, todos os navegadores testados pelo UOL Tecnologia utilizam uma caneta stylus, como as usadas nos Palmtops e PocketPCs, para digitação das rotas.

Durante os testes, foi muito mais fácil procurar os endereços em navegadores que ofereciam a caneta. Nos modelos em que o toque na tela é feito apenas com os dedos causou muitos erros de digitação por conta do display pequeno.

Autor
MARCELO AYRES
Responder