RENAULT MEDIA NAV

elizeu!!!
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Mai 2012, 12:11

Re: RENAULT MEDIA NAV

Mensagem por elizeu!!! »

Alguem sabe indentificar, se a media nav hw 1.6.3, tem suporte para camera de ré??
Esta com firmware 4.0.3, Ja tentei o disbloqueio via menavrus e trava o mapa mais nao acontece nada quando ligo os pinos da camera.

segue foto da placa inteira
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por elizeu!!! em 22 Mai 2015, 18:45, em um total de 1 vez.
titolivio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 16 Mai 2015, 17:41

Re: RENAULT MEDIA NAV

Mensagem por titolivio »

Boa tarde pessoal. Fui atualizar o mapa do meu Media Nav e fiz besteira. Comecei certo, peguei o conteúdo do Media e passei pro pen driver, depois diso coloquei no PC e entrei no programa Media Nav Toolbox cliquei em mais e acredito que tenho removido o mapa do Brasil, porque quando clico novamento no mais o mapa do brasil nao aparece mais verde como os outros. Alguém sabe o que devo fazer? Só consigo ver o mapa do Brasil no catalogo para comprar agora.
Spycker
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 13 Mar 2015, 10:40

Re: RENAULT MEDIA NAV

Mensagem por Spycker »

Galera, depois de muito ler sobre a instalação do Medi@Skin me senti na segurança de fazer isso no meu carro, fiz todo o tutorial descrito na pg. 01 e 59 deste Post, porém quando eu espeto o pendrive no USB do medianav a primeira mensagem que surge é mais ou menos assim... "software instalado: 4.0.3. novo software: medi@skin403, deseja prosseguir na instalação?" Aí me deu medo, parei e resolvi pedir ajuda de vcs se isso é uma mensagem normal da instalação. Até pq será que trocando para medi@skin o sistema padrão de fábrica não vai mudar, o que pode me tirar a garantia do veículo... até pq até onde eu sei o medi@skin para funciona só precisa estar com o pendrive espetado, então ai mora o perigo, se trocar o software será que não pode só funcionar o medi@skin. Por favor, me ajudem!
Avatar do usuário
neodarkman
Usuario 300
Usuario 300
Mensagens: 385
Registrado em: 29 Jun 2014, 10:08

Re: RENAULT MEDIA NAV

Mensagem por neodarkman »

Spycker escreveu:Galera, depois de muito ler sobre a instalação do Medi@Skin me senti na segurança de fazer isso no meu carro, fiz todo o tutorial descrito na pg. 01 e 59 deste Post, porém quando eu espeto o pendrive no USB do medianav a primeira mensagem que surge é mais ou menos assim... "software instalado: 4.0.3. novo software: medi@skin403, deseja prosseguir na instalação?" Aí me deu medo, parei e resolvi pedir ajuda de vcs se isso é uma mensagem normal da instalação. Até pq será que trocando para medi@skin o sistema padrão de fábrica não vai mudar, o que pode me tirar a garantia do veículo... até pq até onde eu sei o medi@skin para funciona só precisa estar com o pendrive espetado, então ai mora o perigo, se trocar o software será que não pode só funcionar o medi@skin. Por favor, me ajudem!
Olá...
tu tem que apagar o upgrade.lgu que está na raiz do pendrive após a instalação.
Avatar do usuário
neodarkman
Usuario 300
Usuario 300
Mensagens: 385
Registrado em: 29 Jun 2014, 10:08

Re: RENAULT MEDIA NAV - DUSTER -

Mensagem por neodarkman »

Valéria escreveu:
soak78 escreveu:Estou com um problema do botão aceitar do gsp estar desabilitado.

E li que usando restorefat32 podia resolver.

mas ja procurei aqui no topico e não encontrei.

alguem pode me dar informação de onde achar e usar?


Grato

Olá! Também procuro pelo "restorefat32". Estava com este mesmo problema e ao tentar atualizar meu media nav solicitou o código de autenticação. Acontece que o código fornecido pelo fabricante não desbloqueia. Já tentei reset desligando os cabos da bateria e não adiantou. Quero tentar pelo "restorefat32", você conseguiu encontrar??Pode me ajudar? Obrigada!! Se mais alguém também puder ajudar eu agradeço!!
Neste post http://gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=3 ... 867#p50867 tem os links.
Acabei de verificar, ainda estão ativos.
Avatar do usuário
neodarkman
Usuario 300
Usuario 300
Mensagens: 385
Registrado em: 29 Jun 2014, 10:08

Re: RENAULT MEDIA NAV

Mensagem por neodarkman »

elizeu!!! escreveu:Alguem sabe indentificar, se a media nav hw 1.6.3, tem suporte para camera de ré??
Esta com firmware 4.0.3, Ja tentei o disbloqueio via menavrus e trava o mapa mais nao acontece nada quando ligo os pinos da camera.

segue foto da placa inteira
Em termos de hardware todos os medianav tem suporte...
resta saber se a nível de software funciona...
só testando. veja o post: http://gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=3 ... 867#p50867 e tente.
Roberto_falk
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Mai 2015, 22:04

Re: RENAULT MEDIA NAV

Mensagem por Roberto_falk »

Depois de 3 dias, finalmente li todas as 90 páginas do forum.
Através do menu oculto, consegui ativar a câmera de ré, por algum motivo apenas com o Menavrus a câmera não ativa. Vi que outros também tiveram o mesmo problema.

Gostaria de saber se vocês também tem o problema das músicas pularem, ao executar pelo bluetooth (via streaming), conforme comentado pelo luiz_figueiredo na página 6? Pra mim esse problema é muito irritante. Sabem se a versão 4.0.5, que conforme comentado modifica coisas no WIndowsCE, resolve esse problema? Ou ainda, se esse problema ocorre no medianav 1.2 (segundo falado, é o mesmo hardware, então provavelmente ocorre, mas não custa perguntar).
luiz_figueiredo escreveu:Ola,

Comprei um Stepway com Media Nav e estou enfrentando problemas na execução de musicas utilizando bluetooth. Durante a execução da música ocorrem diversas interrupções, idênticas ao que ocorria nos CDs automotivos quando passávamos em algum buraco.

Inicialmente achei que fosse o aparelho no caso um Ipod Touch, mas o mesmo sintoma ocorreu com o meu celular Blackberry. Também validei o bluetooth destes aparelhos em outro veículo da própria Renault que possui o radio tradicional com bluetooth, onde neste não tive nenhum problema.

Pesquisei na internet e encontrei em alguns fóruns internacionais problema semelhante, onde aparece que é um problema de overload do processador.

Por favor, alguém de vocês possui este mesmo problema?
Sabem se o Firmware Menavrus resolve este problema?

Obrigado,
Luiz
Obrigado a todos pelo empenho, hoje quando a câmera de ré finalmente funcionou foi a gloria 8). Se resolvesse o problema do streaming de música pelo bluetooth, para mim ficaria 100%.

Abraço,
Roberto Falk
raphaelnet
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 06 Jul 2012, 16:37

Re: RENAULT MEDIA NAV

Mensagem por raphaelnet »

So Pra Constar, Testei Na Versão 4.0.5 E Funcionou Perfeitamente.
Roberto_falk
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Mai 2015, 22:04

Re: RENAULT MEDIA NAV

Mensagem por Roberto_falk »

Ola raphaelnet, o que funcionou perfeitamente? O streaming via bluetooth? :)
Avatar do usuário
marcelo_sr1
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 21
Registrado em: 13 Fev 2014, 09:08

Re: RENAULT MEDIA NAV

Mensagem por marcelo_sr1 »

tadferreira escreveu:
TUTORIAL

Destravamento Central MediaNav LG Renault/ Dacia


Este tutorial foi criado para unificar todas as informações que se sabe sobre esta Central Multimédia Fabricada pela LG e fornecida com os Automóveis Renault/ Dacia.
O MediaNav é uma central multimédia que sai de fábrica sem nada. Não reproduz vídeos, a atualização do Gps embutido é bem cara.
Não sendo inviável ao proprietário do veículo permanecer com ela é um adendo ao carro CARO e quase inútil.
Pois a mesma é fornecida com diversos tipos de bloqueios e neste tutorial explicaremos como retira estes bloqueios em 3 partes.
Lembrando que antes de qualquer procedimento é necessário que o MediaNav esteja com a versão Original 4.0.3
Mas lembrando que o GPSinfo não compactua com Pirataria e por este motivo não disponibilizaremos nenhum mapa que tenha copyright.
Todos os passos aqui foram testados mas o GPSinfo e seus usuários não se responsabilizam por qualquer dano que decorra ao realizar o procedimento de destravamento.
Recomendados que leiam mais de uma vez este tutorial antes de realizar o mesmo.

Resumindo o que se sabe sobre o MediaNav e câmera de ré:

1 - Processador MIPS
2 - Sistema Operacional WindowsCE 6.0
3 - Em alguns modelos de Logan/Sandero/Duster ele vem travado quando à câmera de ré.
4 - Versões 1.0 e 1.2 (marketing da Renault quanto à câmera de ré) em nível de hardware são iguais.
5 - Pinos da câmera de ré no conector do MediaNav:
pino 10 - entrada de vídeo
pino 22 - terra (negativo)
pino 3 - habilita a função via +12VDC (vindos da luz de ré ou pino 40 UCH)

[Link externo oculto para visitantes]


Destravar entrada da câmera de ré

Mesmo quando se coloca +12VDC no pino 3 a entrada da câmera não aciona, pois a Renault desabilitou via software a entrada. Daí pode-se conseguir destravar:

1- Via clip na concessionária Renault (algumas se recusam a fazê-lo ou cobram um valor absurdo);
2- Utilizando o firmware Menavrus (instalação temporária);


Antes de realizar qualquer procedimento é necessário que o MediaNav esteja com a versão Original 4.0.3


1° Parte

Atualizar a Central para a versão 4.0.3

1- Baixe o Firmware4.0.3 [Link externo oculto para visitantes]

2- Copie o Firmware(upgrade.lgu) num pendrive vazio (pelo menos 4Gb)

3- No carro com a chave de contato desligada (totalmente) espete o pendrive com o Firmware4.0.3 no MediaNav.
Então ligue a chave (apenas no 1º estágio, não precisa ligar o motor do carro).
Deixe a chave ligada até terminar o processo de "instalação" o Firmware leva dois passos, a central ira reiniciar mas não faça nada.

4- Finalizado a instalação do Firmware4.0.3, desligue o carro.

5- Retire o pendrive;


2° Parte

Destravando Câmera de Ré usando o Menavrus

1- Baixe o Menavrus [Link externo oculto para visitantes]

2- Copie o Menavrus num pendrive vazio (pelo menos 4Gb)

3- No carro com a chave de contato desligada (totalmente) espete o pendrive com o Menavrus no MediaNav.
Então ligue a chave (apenas no 1º estágio, não precisa ligar o motor do carro).
Deixe a chave ligada até terminar o processo de "instalação" o Menavrus leva dois passos.

4- Finalizado a instalação do Menavrus, desligue o carro.

5- Retire o pendrive;

6- Apague o conteúdo do pendrive (onde estava o Menavrus);

7- Descompacte o arquivo do leonardoHB (GPS.zip) no pendrive[Link externo oculto para visitantes];

8- Conecte ao MediaNav e proceda como no Menavrus(passo2,3,4) assim irá desinstalar o Menavrus e reinstalar a atualização 4.0.3.
O Menavrus habilita a entrada da câmera e mesmo desinstalado, essa entrada continua habilitada.

9- Pronto. MediaNav sem Menavrus mas com a câmera de ré habilitada.

2.B
Testando a câmera de ré. - Lembrando de sempre verificar a conexão dos cabos juntos aos conectores antes de testar.
1 - Para facilitar a instalação da câmera eu utilizei um cabinho de áudio de cdrom para ligar no conector original do MediaNav: pinos 10 e 22:
[Link externo oculto para visitantes]

2 - Muita Atenção com essa ligação, o conector não ajuda muito e ele tem que chegar até o final
para que haja contato quando for plugado no MediaNav.

3 - Ligue um plug também no pino 3 do conector do MediaNav, certifique-se que chegue até o final do conector.

4 - Ligue a câmera de ré nos pinos 10 e 22; sendo que o pino 10 no pino central do conector da câmera e o 22 no terra da mesma.

5 - Ligue o MediaNav;

6 - Ligue o pino 3 em 12VDC, se tudo ocorreu bem com os passos anteriores, na tela do MediaNav aparecerá a tela:
[Link externo oculto para visitantes]

7 - Pronto. Câmera de ré habilitada.

8 - Se não aparecer a tela, revise os passos "Destravar usando o Menavrus".


Após este passos acima o MediaNav estará com a Câmera de Ré destravada porém Video estará travados ainda e o Navegador engessado também.
Para isso recomendados que utilizem o MediaSkin como será informado na próxima parte do Tutorial.


3° Parte

Desbloqueando vídeos e destravando Navegador

Caso não tenha instalado a câmera de ré e quer simplesmente desbloquear os vídeos verifique se está com a versão 4.0.3, caso não atualize seu media nav.

Bom podemos usar um workaround e acrescentar algumas funções:

- gps com mais facilidade de atualização;
- player de vídeo
- navegador das pastas etc.
- nova interface de acesso;

Mas temos que ter em mente que: o MediaNav embora use o windowsCE 6.0 como sistema operacional, o seu processador é de arquitetura MIPS o que limita em muito o acréscimo de novos programas e funcionalidades. Isso sem contar que a memória flash interna é limitada também.

Daí surgiu o Medi@Skin que nada mais é que o WolfNCU (muito conhecido dos sites/forums de gps dedicados (PDAs)).

O WolfNCU é apenas uma interface gráfica (menu) para que seja possível executar outros programas em gps.

O Medi@Skin em particular, foi concebido para o MediaNav. Daí a versão do WolfNCU que vem nele já foi compilada para rodar sob processador MIPS, o mesmo ocorre com as versões do iGO, CorePlayer e TotalCommander que vem no pacote.

No site original do Medi@Skin temos duas versões uma completa (que vem com os mapas no iGO, mas os mapas só cobrem parte da Europa) e outra sem os mapas lite (daí tem que procurar os mapas na net). E ainda temos as subversões que dependem da versão do software do MediaNav é 4.0.3.

Para nós brasileiros a melhor é a versão lite (sem os mapas) e a subversão, bom, vai de acordo com a versão do MediNav de cada um.

Uma vez baixado o arquivo, adquira os mapas para iGO a versão mais recente é a

Nokia HERE 2014.rar.

Baixou os mapas...

Agora descompacte o Medi@Skin e copie os mapas descompactados para a pasta:

mediaskin/Igo8/content/MAP/

Nessa pasta coloque os arquivos:

Brazil.fbl (tem +/- 141MiB)
Brazil.fda (tem +/- 179,5KiB)
Brazil.ph (tem +/- 20,2MiB)
Brazil.poi (tem+/- 26,3 MiB)
Brazil_base_ext.poi (tem +/- 39,1MiB)

Se quer habilitar os radares, vá em [Link externo oculto para visitantes] e importe o arquivo de radares para o iGO. Você vai "pegar" um arquivo chamado:

maparadar.txt

Copie esse arquivo para: mediaskin/Igo8/content/SPEEDCAM/

e não se esqueça de habilitar isso no iGO (sendo executado).

Pronto.

Agora copie tudo que tiver na pasta onde descompactou o Medi@Skin num pendrive vazio (com pelo menos 4GiB). O pendrive ficará assim (na raiz):

[Link externo oculto para visitantes]


Observe que há duas pastas Video e mp3, nessas pastas eu coloco os videos que desejo reproduzir e as músicas que desejo ouvir. O tamanho do pendrive (acredito que o máximo aceito pelo MediaNav é de 32GiB, não tenho certeza) vai depender do que colocar nessas pastas.

Proceda a instalação do Medi@Skin agora espetando o pendrive no MediaNav com o carro desligado. Ligue a chave (não precisa ligar o motor), aguarde.. os dois passos da instalação. Quando terminar apague o arquivo (usando o pc)

upgrade.lgu

do pendrive, não precisamos mais dele.

Pronto. Espete o pendrive no MediaNav e ligue.
Aparecerá um botão vermelho. Perto do relógio. Se tu botar o dedo em cima desse botão (sem tirar) poderá arrastá-lo para onde quiser na tela.
[Link externo oculto para visitantes]

Mas se apenas clicar em cima:
[Link externo oculto para visitantes]
Aparece uma nova tela de menu.

Observe que há um outro iGO: iGO_Bidru isso é uma versão customizada do iGO muito usada no leste europeu.... a que nos estamos acostumados é o iGO "normal".
Você pode apagar essa pasta e editar a tela principal para tirar o ícone do Bidru. Para isso aconselho ir no site original do WolfNCU:

[Link externo oculto para visitantes]

Putz tá em russo???? Não se desepere, a sua esquerda tem um menu para selecionar o idioma:

[Link externo oculto para visitantes]

Escolha português e leia esse tutorial. Ele te ensina a configurar tudo no WolfNCU e personalizar.
Minha personalização:

[Link externo oculto para visitantes]

Acrescentei o Navitel e o 7Ways.... ainda não os consegui fazer funcionar...

Bom, o IGO pode não funcionar de primeira... pois ele não sabe ONDE está o gps (hardware) tu terá que configurar isso.Basta clicar no botão:

[Link externo oculto para visitantes]

ir na aba:

[Link externo oculto para visitantes]

Clique em FIND GPS...

E pronto.

Videos são vistos no Coreplayer:

[Link externo oculto para visitantes]

.

Links:

Medi@Skin lite: [Link externo oculto para visitantes]

Considerações:
1 - lembre-se a arquitetura é MIPS, logo programas feitos para gps dedicado não rodarão no MediaNav pois a maioria (99% eu acho) dos gps dedicados (xing-ling ou não) usam a arquitetura ARM e essas duas arquitetura não são compatíveis entre si.

2 - programas para MIPS (sob windowsCE) são extremamente difíceis de se achar na net.

3 - não adianta copiar os mapas para a pasta de mapas do navegador original do medianav. Embora o mesmo seja uma versão do iGO feita sob medida para a Renault, os mapas baixados na net são crackeados... daí o navegador original não os reconhece.

4 - há uns probleminhas em relação ao áudio... às vezes o Medi@Skin não reproduz áudio algum... daí clicando-se no mute e soltando o áudio aparece. Isso quando não se tem que tocar uma música via usb pelo tocador original do Medianav, e depois sair e voltar para o Medi@Skin.... daí o áudio no coreplayer/iGO aparece... ISSO não é defeito do Medi@Skin em si, é problema de implementação do MediaNav.

5 - com relação ao formato dos vídeos.... eu não tive problema algum (ainda).... todos os que baixei na net, rodaram principalmente se codificados em XVID/DIVX. Rodei algums mp4 (x264/AAC) numa boa... o coreplayer é que é chato para usar... (ah se tivesse o vlc para MIPS...)

6 - O site original do Medi@Skin é francês e é um "saco" ir lá tem que se cadastrar, espera aprovação...etc... então um outro lugar com muita informação também é esse site aqui (já citado em posts anteriores):

[Link externo oculto para visitantes]

está em espanhol, mas é possível entender muita coisa.

7- quase me esqueço: para o Medi@Skin funcionar o pendrive tem que ficar espetado no MediaNav, caso contrário não funciona. Mas o MediaNav funciona normalmente, como se nunca tivesse "instalado" nada nele.

Bom acho que paro por aqui. Espero ter elucidado algumas coisinhas... se esqueci de algo, por favor não deixe de me alertar.
Obrigado a todos que me ajudaram nesse fórum e aos que compartilharam conhecimento em outros fóruns também.
O conhecimento só tem valor, quando compartilhado.

Créditos: neodarkman, Primexs, Leonardo HB e wrlara

Me tira uma pequena dúvida, como eu devo fazer para plugar a câmera de ré no Midia Nav, uma vez que o conector na parte traseira do Midia Nav recebe o Plug do carro eu devo soltar os cabos respectivos e conectar os cabos da Câmera no lugar destes e os cabos do plug que vem do carro ficam soltos ou eu devo simplesmente sem soltar os cabos do plug engata-los juntos sem removê-los???
Avatar do usuário
neodarkman
Usuario 300
Usuario 300
Mensagens: 385
Registrado em: 29 Jun 2014, 10:08

Re: RENAULT MEDIA NAV

Mensagem por neodarkman »

marcelo_sr1 escreveu:

Me tira uma pequena dúvida, como eu devo fazer para plugar a câmera de ré no Midia Nav, uma vez que o conector na parte traseira do Midia Nav recebe o Plug do carro eu devo soltar os cabos respectivos e conectar os cabos da Câmera no lugar destes e os cabos do plug que vem do carro ficam soltos ou eu devo simplesmente sem soltar os cabos do plug engata-los juntos sem removê-los???
Tutorial mais completo: http://gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=2 ... 795#p49234

Na verdade tu vai ter que adaptar os cabos no conector original do carro, conforme as fotos do tutorial mais completo.
Avatar do usuário
andreisaia
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 36
Registrado em: 24 Fev 2011, 00:00

Re: RENAULT MEDIA NAV

Mensagem por andreisaia »

Atualização mapa

Pessoal, recebi hoje um email informando que havia uma nova atualização de mapas para o Media Nav.
Para minha surpresa, fui fazer a atualização e ela fez tudo ok, sem pedir para pagar nada: o que não entendi, porque o meu suporte de 90 dias já tinha passado e eu já tinha feito uma atualização antes...

Será que está free pra todos?
é a T4.

Abraços
Avatar do usuário
mableitte
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Fev 2011, 23:00

Re: RENAULT MEDIA NAV

Mensagem por mableitte »

Olá Pessoal,

Fiz neste instante a atualização que alterou a versão do sistema do meu Media Nav para a versão 4.0.5.

Abraço.
elizeu!!!
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Mai 2012, 12:11

Re: RENAULT MEDIA NAV

Mensagem por elizeu!!! »

elizeu!!! escreveu:Alguem sabe indentificar, se a media nav hw 1.6.3, tem suporte para camera de ré??
Esta com firmware 4.0.3, Ja tentei o disbloqueio via menavrus e trava o mapa mais nao acontece nada quando ligo os pinos da camera.

segue links do novo menavrus 4.0.5.1 e realeses:
[Link externo oculto para visitantes]

segue links do fórum duster russo:
[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes]

segue foto da placa inteira
valde.jose
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 01 Abr 2014, 19:19

Re: RENAULT MEDIA NAV

Mensagem por valde.jose »

andreisaia escreveu:Atualização mapa

Pessoal, recebi hoje um email informando que havia uma nova atualização de mapas para o Media Nav.
Para minha surpresa, fui fazer a atualização e ela fez tudo ok, sem pedir para pagar nada: o que não entendi, porque o meu suporte de 90 dias já tinha passado e eu já tinha feito uma atualização antes...

Será que está free pra todos?
é a T4.

Abraços
Olá,

Eu também recebi o e-mail, mas para ter essa atualização preciso pagar US$ 99,00 ... acho que você deu sorte ...

ABraço,
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.