Incluir trilha GPX no mapa OSM / COCAR BR

Forum de Mapas para Garmin
Responder
Avatar do usuário
pvezu
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 85
Registrado em: 31 Jan 2009, 23:00

Incluir trilha GPX no mapa OSM / COCAR BR

Mensagem por pvezu »

Olá Thandercel !!
A dúvida é quanto a inserção de vias rurais nesse mapa OSM.
Tenho alguns tracks no formato *.gpx de estradas rurais. Consegui transferir esses tracks para o ponto de edição do OSM. Até aqui tudo bem, porém eu não consigo transformá-los no padrão do OSM.
Você tem informação sobre como fazer isso ?

Pvezu
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Incluir posto de combustivel mapa COCAR BR

Mensagem por Thundercel »

Pvezu,
não recomendo sem a devida experiência que se importe diretamente para o mapa OSM trilhas de GPS. Essas trilhas devem ser carregadas na base OSM e durante a edição do mapa servirem de referência juntamente com a imagem satélite do BING.

Para carregar trilha gps em formato GPX faça login no OSM e estando logado observe no MENU horizontal superior direito a função "ENVIAR TRILHA". Selecionada será levado a uma nova pagina onde nela, no MENU superior selecione ENVIAR UMA TRILHA. O que se segue é autoilucidativo.

Tendo carregado a trilha na base OSM aguarde uns poucos minutos e depois vá na parte de EDIÇÃO do mapa e habilite a opção GPSTRACES sinalizada na imagem abaixo onde para exemplo resgatei umas trilhas que enviei para a base OSM tempos atrás e depois desenhei a via rural tendo-as como referencia junto a imagem satelite do Bing.
Sem Título.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
pvezu
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 85
Registrado em: 31 Jan 2009, 23:00

Re: Incluir posto de combustivel mapa COCAR BR

Mensagem por pvezu »

Thandercel, muito obrigado pelas explicações.

Considerando que tenho conhecimento da veracidade desses dados (em gpx) e da importância, o meu propósito era aproveitar as trilhas em gpx e transformá-las diretamente para o padrão das estradas de terra do OSM.

Pelo que entendi eu NÃO conseguirei aproveitar diretamente as trilhas (estradas) que possuo em *.gpx. Essas trilhas servirão de orientação somente, ou seja, para que eu tenha as estradas rurais constando no mapa OSM eu terei que desenhá-las uma a uma seguindo o mapa de fundo Bing. Isso mesmo ?
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Incluir trilha GPX no mapa COCAR BR

Mensagem por Thundercel »

pvezu,
separei as mensagens que comentam sobre trilha e abri um novo topico porque estavam elas sendo tratadas no topico sobre posto de combustivel que não tem referencia com o assunto trilha.
Pelo que entendi eu NÃO conseguirei aproveitar diretamente as trilhas (estradas) que possuo em *.gpx. Essas trilhas servirão de orientação somente, ou seja, para que eu tenha as estradas rurais constando no mapa OSM eu terei que desenhá-las uma a uma seguindo o mapa de fundo Bing. Isso mesmo ?
Não disse que não pode aproveitar. Pode sim, mas empregando antes tecnicas de otimização dessas trilhas antes de importa-las para o mapa OSM se as vias percorridas nessas trilhas não constarem daquele mapa.

Compreenda que uma trilha gravada com o GPS de não precisão como os nossos sofre inumeras interferencias devido a propagação dos sinais eletromagnéticos. Por essa razão que devemos contar, se possivel, como uma imagem satelite da área onde está a trilha de forma que possamos ajustar a trilha retirando dela as imperfeições.

Uma trilha, deve ser gravada no GPS sem o modo lock_on_route ativado. A maioria sabe que esse modo mascara a trilha porque ele mantem o carrinho na via desenhada no mapa (se existir) se essa estiver desalinhada no mapa em até 50m lateralmente.

Uma trilha é formada pela união de segmentos de reta e sendo gravada em espaçamentos de 1 segundo existirão muitos nós de roteamento nessa trilha. O nó de roteamento corresponde ao ponto que liga dois segmentos de reta. O sistema processa todos os nóes de roteamento e na existência de nós desnecessários estaríamos sobrtecarregando o processador desnecessáriamente.

Observe as trilhas que tem e nelas identifique a quantidade de nós existentes, em especial em trechos de reta. Ali identificará inumeros nós que podem e devem ser subtraídos da trilha.

Em suma, mesmo conhecendo as técnicas para se importar no OSM uma trilha, não sou favoravel a essa prática sem antes tratar adequadamente as trilhas.

Por tudo isso que sou mais favoravel a se lançar a trilha na base OSM e no modo edição, tendo o mapa satelite de fundo com aquela trilha, desenhar-se a via no mapa.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
pvezu
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 85
Registrado em: 31 Jan 2009, 23:00

Re: Incluir trilha GPX no mapa OSM / COCAR BR

Mensagem por pvezu »

Thundercel.
Mais uma vez obrigado pela explanação e com certeza será útil para muitos usuários!
Na ânsia de ter os trajetos gpx inseridos no OSM, deixei de dizer o seguinte:
- Essas trilhas foram gravadas num Garmin 60CSx, com intervalo de 2''. Não usei o modo lock_on (mesmo porque acho que o 60 CSx não possui).
Posteriormente fiz um tratamento de otimização deixando somente os pontos necessários (reduzindo em muito a quantidade de pontos) para que o trajeto ficasse o mais próximo da realidade, tendo como fundo as imagens de satélites.
Enfim, o meu questionamento era quanto a possibilidade desses trajetos, já tratados, serem transformados automaticamente no padrão das estradas de terra do OSM (sem ter que desenhá-los novamente).
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Incluir trilha GPX no mapa OSM / COCAR BR

Mensagem por Thundercel »

Enfim, o meu questionamento era quanto a possibilidade desses trajetos, já tratados, serem transformados automaticamente no padrão das estradas de terra do OSM (sem ter que desenhá-los novamente).
Em porincipio sim, entretanto não posso lhe ajudar informando como importar no OSM porque não sei ainda como se faz.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.