GPS Garmin 2555 busca por endereço

Forum de Mapas para Garmin
pianogospel
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 10
Registrado em: 25 Mai 2011, 13:31

GPS Garmin 2555 busca por endereço

Mensagem por pianogospel »

Bom dia, estou com um problema recorrente no meu GPS Garmin e não estou conseguindo solucionar, espero que alguém possa me ajudar:

Tenho um GPS Garmin 2555, uso um memoy card e já testei dois mapas: tracksource e autoguias, ambos apresentam o mesmo problema.

O problema é: moro em Ribeirão Preto e o GPS encontra o sinal do satélite facilmente e mostra corretamente no mapa minha localização atual, mas, quando coloco um endereço o GPS busca esse endereço na capital, e em Ribeirão Preto ele não acha o endereço, ele sequer mostra Ribeirão Preto na lista de locais que ele encontrou. No entanto, o endereço existe, o nome foi escrito da forma que consta no GPS mas ele não está buscando na cidade onde estou. Sei que o endereço existe pois já fiz o teste de buscar um endereço conhecido e o GPS não achar, fui até o endereço e o GPS estava mostrando o endereço que eu busquei e que ele não encontrou em Ribeirão Preto, só achou em São Paulo.

Espero que alguem possa ajudar.

Marcos
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: GPS Garmin 2555 busca por endereço

Mensagem por Thundercel »

Prezado Marcos,
separamos sua postagem e abrimos um novo topico para ela.

Quando o GPS se localiza ele automaticamente seleciona o estado onde o aparelho se encontra. Sem obter sinal satelite ele seleciona o estado onde foi desligado.

Se o utilizador deseja buscar um endereço fora do estado onde se encontra deverá esse, quando da seleção, indicar para o sistema em que país, estado e município se encontra, caso contrario o sistema irá fazer a busca pelo endereço no municipio selecionado e se esse for diferente de onde se deseja o endereço é natural que o sistema não encontre aquele endereço.

Para que o sistema encontre um endereço é necessário que a grafia daquele endereço seja exatamente igual a inserida no mapa empregado.

De um exemplo de um endereço não encontrado informando o mapa habilitado para navegação no gps.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
pianogospel
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 10
Registrado em: 25 Mai 2011, 13:31

Re: GPS Garmin 2555 busca por endereço

Mensagem por pianogospel »

Já testei isso em dois mapas: tracksource e autovias. Nos dois casos o GPS já estava ligado e já tinha encontrado os satélites e nos dois casos eu estava na mesma cidade, Ribeirão Preto.

Um exemplo de endereço: Av Independência 1765. Eu escrevi das seguintes formas: Av e Avenida, e o nome independência eu escrevi com e sem acento, ou seja, testei de quatro formas e ele não encontrou de forma alguma.

Fui até o endereço e quando cheguei o endereço que ele mostrava era Avenida Independência, 1765, que foi uma das formas que eu utilizei para buscar.

Grato

Marcos
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: GPS Garmin 2555 busca por endereço

Mensagem por Thundercel »

Marcos,
acabei de simular busca pela endereço Avenida Independência, 1765, em meu gps garmin e não observei o problema reportado por voce.

Primeiro empreguei o mapa TRC BRASIL 13.10 e como estou no Rio de Janeiro, na tela inicial da busca modifiquei o estado para São Paulo e a Cidade para Ribeirão Preto.
11551.jpg
Depois habilitei o mapa do Brasil autoguia 3.26 e com ele também não encontrei problema.

Como voce está encontrando problemas na busca por esse endereço sou levado a concluir que o carregamento do mapa em seu gps não se deu de acordo.

Como carregou os mapas do Brasil em seu aparelho?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
pianogospel
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 10
Registrado em: 25 Mai 2011, 13:31

Re: GPS Garmin 2555 busca por endereço

Mensagem por pianogospel »

Eu copiei o arquivo do mapa para uma pasta que o aparelho criou dentro do memory card (o boot do aparelho é pelo memory card), desliguei o aparelho, retirei e coloquei o memory card e religuei o aparelho, ai o aparelho já estava com o mapa selecionado (só coloco 1 por vez) e foi isso...

Deixei de fazer algo?

Grato

Marcos
Avatar do usuário
seggia
Moderador
Moderador
Mensagens: 902
Registrado em: 16 Nov 2009, 23:00

Re: GPS Garmin 2555 busca por endereço

Mensagem por seggia »

Marcos
Saudações
Estive aqui acompanhando sua dúvida e realmente o Márcio esta com absoluta razão. Testei nos meus 2 gps nuvi com os mapas citados e encontrei o endereço sem problemas.
Acho muito estranho esta afirmativa de boot pelo cartão. Desconheço tal opção. Sugiro fornecer mais informações . Qdo pesquisa os mapas, quais são as opções que visualiza? Os mapas visualizados estão todos no gps? No cartão? Ou aonde?
No cartão é preciso criar a pasta map na raiz do mesmo e ai colocar os mapas . Lembre-se que tem que ter nomes diferentes e extensão img.
Se não estão colocados desta forma não vai funcionar. Selecione apenas um de cada vez.
Aguardamos suas informações para prosseguir com a ajuda.
Seggia
Moderador Global
Garmin Nuvi 3490, 765, 2589
pianogospel
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 10
Registrado em: 25 Mai 2011, 13:31

Re: GPS Garmin 2555 busca por endereço

Mensagem por pianogospel »

Eu falei que dou boot pelo cartão porque na memória principal do GPS existe o mapa dos Estados Unidos e eu uso o memory card com o mapa do Brasil. As pastas que estão no cartão são as mesmas da memória principal do GPS, só que eu preferi usar o cartão para não alterar a memória principal.

Para o GPS reconhecer os mapas do MC, até onde eu sei, basta você copiar o arquivo img para a pasta correta, desligar o gps, retirar e colocar o cartão e reiniciar o GPS. Com isso, escolho na opção "maps" o mapa que eu quero, que no caso é o tracksource ou o autoguias, mas só coloco um de cada vez no cartão.

Quando eu pesquiso nos mapas eu procuro, quase sempre, por endereço: coloco o numero, o nome da via (rua, avenida) e é isso. Eu só faço a busca depois que o gps acha os satélites, pois com isso, supostamente, ele vai encontrar o endereço na cidade onde eu estou.

Grato

Marcos
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: GPS Garmin 2555 busca por endereço

Mensagem por Thundercel »

Marcos,
o garmin só reconhece no cartão arquivos de mapa e arquivos de alerta.

Não sei quem fez e tampouco quem lhe orientou a colocar pasta no cartão iguais as da memoria interna. O garmin não dá boot pelo cartão.

Para o seu modelo de garmin, crie uma pasta de nome MAP no cartão e dentro dela coloque os arquivos de mapa em formato IMG e nomeados com seu proprio nome e versão.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
pianogospel
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 10
Registrado em: 25 Mai 2011, 13:31

Re: GPS Garmin 2555 busca por endereço

Mensagem por pianogospel »

Marcio, acho que não me expressei bem: quando eu falo que dou boot pelo cartão quero dizer apenas que o mapa utilizado é o do cartão, o sistema operacional fica na memória principal pois o garmin não permite que ele rode no cartão.

No entanto, eu coloco o mapa no formato img dentro da pasta map no cartão.
Os pontos de interesse também estão no cartão.

Depois que eu coloco o mapa no memory card eu apenas escolho ele na opção "maps" no menu.

Marcos
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: GPS Garmin 2555 busca por endereço

Mensagem por Thundercel »

Até onde sei um mapa perde a funcionalidade de busca por endereço quando é carregado no gps/cartão pelo mapsource onde foi instalado pelo gmaptool de um arquivo IMG.

No seu lugar eu revisaria o processo de carregamento do mapa na pasta MAP do cartão.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
pianogospel
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 10
Registrado em: 25 Mai 2011, 13:31

Re: GPS Garmin 2555 busca por endereço

Mensagem por pianogospel »

Marcião, concordo que você entende muito de gps, no entanto eu não entendo m$#@% nenhuma rsrs e grande parte do que você falou eu não entendi nada.

O que você quis dizer com carregamento do mapa no cartão pelo mapsource? Eu copio o mapa (ex. tracksource vxx.img) no cartão na pasta map com "control c" e "control v"... outra coisa, eu nunca usei esse gmaptool e nem sei para o que ele serve.

O que você exatamente quer dizer com "revisar o processo de carregamento" do mapa?

Obrigado

Marcos
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: GPS Garmin 2555 busca por endereço

Mensagem por Thundercel »

Marcos,
faça o seguinte...

Primeiro certifique-se que não existe outro mapa na memoria interna do GPS que não seja o americano. Para isso ligue o gps sem o sd card e navegue até a função de seleçãod e mapa. Ali só deve aparecer o mapa americano.

Feito isso...

1 - baixe o arquivo do mapa em http://turma66.com.br/tracksource/gmapsupp_v1310.zip

2 - descompacte em seu PC esse arquivo gmapsupp_v1310.zip baixado e terá um arquivo gmapsupp.img

3 - renomeie esse arquivo gmapsupp.img para TRC1310.img

4 - formate o sd card deixando ele limpo.

5 - crie uma pasta de nome MAP no sd card

6 - carregue o arquivo TRC1310.img dentro dessa pasta.

7 - coloque o sd card no gps e inicie o aparelho

8 - no aparelho navegue até a opção de mapas e selecione somente o TRC BRASIL

9 - faça a busca pelo endereço.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
pianogospel
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 10
Registrado em: 25 Mai 2011, 13:31

Re: GPS Garmin 2555 busca por endereço

Mensagem por pianogospel »

Marcião, uma última pergunta (se Deus quiser), estou baixando o arquivo que você colocou o link e estava pensando o seguinte: para o interior de SP (Ribeirão Preto) qual o melhor mapa? o Track source ou o Autovias? Ouvi dizer que para a capital o tracksource é imbatível, mas ele é bom para cidades do interior?

Obrigado

Marcos
pianogospel
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 10
Registrado em: 25 Mai 2011, 13:31

Re: GPS Garmin 2555 busca por endereço

Mensagem por pianogospel »

Marcião, infelizmente a pergunta acima não foi minha última mensagem para você: fiz exatamente o que você falou na sua mensagem e na mesma ordem. No GPS só tem um mapa (CN Nort America NT). Baixei o arquivo, formatei o cartão, criei a pasta MAP e copiei o arquivo renomeado da forma que você falou. Reiniciei o GPS e selecionei o mapa. Cliquei em "para onde" (no lado direito, canto superior, está escrito "pesquisando próximo ribeirão preto sp"), cliquei "endereço", numero "1765", inserir rua "Avenida Independência", ai ele abre uma tela com uma ampulheta mexendo e no mesmo canto em que estava escrito "pesquisando próximo ribeirão preto sp" aparece escrito "pesquisando em são paulo", os resultados que ele me mostrou são TODOS em Piracicaba, tem base?

Se você tiver alguma outra idéia será bem vinda.

Grato por tudo

Marcos
pianogospel
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 10
Registrado em: 25 Mai 2011, 13:31

Re: GPS Garmin 2555 busca por endereço

Mensagem por pianogospel »

Só mais uma coisa que eu esqueci de mencionar, se eu clico no quadradinho onde está escrito "pesquisando em são paulo" aparece escrito "inserir estado ou cidade", se eu coloco ribeirão preto ele vai para uma tela de erro que mostra "ribeirão preto" não foi encontrado. Eu coloquei ribeirão preto com e sem acento, o resultado foi o mesmo. Se eu coloco São Paulo ai ele aceita normalmente.

Marcos
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.