Garmin 1300 não acha endereços no Rio

Forum de Mapas para Garmin
Responder
alexmelo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 18 Jun 2011, 19:25

Garmin 1300 não acha endereços no Rio

Mensagem por alexmelo »

Prezados amigos,
Já vi tópicos parecidos. Mas este caso que enfrento está de dando dor de cabeça. O meu Garmin 1300 foi comprado no Brasil, com mapa gmapprom.img Brasil em .System.
A versão ali é 2013.10. Instalei a versão South America 2013.40 no SD na pasta Map com o Mapsource, todo o Brasil, 36 mapas. O aparelho reconhece os dois. Habilito somente o 2013.40 no cartão. Usando este mais novo, dirijo pelas ruas do Rio e o aparelho reconhece as ruas corretamente. Acha POIs como gasolina, restaurante, etc. e cria rota para elas com voz e tudo. Mas se eu quero ir para um endereço qualquer (Para Onde? Cidade, Rua, Número) ao colocar cidade "Ri" ele já me dá as opções "Riachão, RJ" e "Riachão das QQ.Coisa,BA". Se forço e digito "Rio de Janeiro", a seguir um endereço qualquer, a mensagem é que não existe (ou não encontrou). Tentei colocar a cidade de Natal, e também não acha.
Se volto e desabilito o 2013.40 e habilito o 2013.10 (em .System), os endereços são achados.
Ou seja, reconhece que estou dirigindo no Rio, mostra as ruas certas, só não acha endereços no Rio.
Será qe é porque eu mantive o gmapprom.img em .System? (mas eu só habilito um de cada vez). Ou seria problema no Mapsource?
Voltei ao Mapsource e verifiquei que marquei todos os mapas cobrindo o Brasil - não ficou um só de fora.

Instalei o Tracksource 13.04 no SD e está funcionando, até eu achar ajuda para saber por que o CN 2013.40 não acha endereços no Rio, se o GPS reconhece que estou no Rio (Natal, por exemplo; deve haver outras que não vai achar), já que, apesar dos méritos do Tracksource (que nunca usei) preferiria usar o City Navigator, mas, de qualquer modo, o problema é intrigante.
Abraço e obrigado.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Garmin 1300 não acha endereços no Rio

Mensagem por Thundercel »

Independente de poder gerar problema, não entendo o motivo o leva a manter dois mapas de mesmo provedor no aparelho, mas de versões diferentes. O de versão 2013.10 já está muito desatualizado e não tem sentido mante-lo no aparelho.

Retirado do aparelho esse mapa antigo, deixe o gps se localizar e refaça o procedimento de busca por endereço, porém certificando-se antes de ter selecionado na tela inicial da busca, o Brasil como País e a cidade a qual deseja efetuar a busca.

se continuar o problema sugiro que refaça o propcedimento de compilação do mapa.

Por fim lembro que se esta empregando um mapa CNSA (não oficial) compilado do arquivo IMG, pelo gmaptool, para ser visualizado no mapsource se tem mesmo problemas de busca de endereço porque ele perde essa função.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Re: Garmin 1300 não acha endereços no Rio

Mensagem por acleite »

Tem um img do 2013.40 rodando pela net que está dando este problema mesmo.
O oficial não dá. Então, é problema com o img com certeza.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
alexmelo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 18 Jun 2011, 19:25

Re: Garmin 1300 não acha endereços no Rio

Mensagem por alexmelo »

Agradeço ao Thundercel e ao acleite pelas informações. Acho que o mapa que obtive (para Mapsource) estava defeituoso. Deletei e instalei um outro (gamapsupp.img) simplesmente copiado para dentro do cartão (Map) sem qualquer uso do Mapsource.
Aliás, quero acrescentar que, antes disto tudo, já para me livrar das atualizações periódicas sempre penosas, difíceis - a Garmin complicou muito o sistema de updates -tem Webupdate, Mapinstall, Mapsouce, myDashboard, tudo funcionando cheio de bugs, tentei comprar na Garmin o "Brazil 2013.40 - Lifetime" e só tive dissabores: meu Garmin 1300 foi comprado no Brasil e é registrado; o Garmin Express não funciona - já instalado pede para instalar de novo (não reconhece que já foi instalado no computador); achei inúmeras queixas do Garmin Express via Google - ou não funciona ou trava no meio do download; alguns conseguem outros não; alguns aconselham usar o myDashboard, outros aconselham usar o Webupdate, uma balbúrdia de incompetência; fiz 3 tentativas de compra, preenchendo todos os dados, endereço, cartão, etc.; ao clicar "finalizar a compra" veio a mensagem de que "lamentamos, mas no momento não é possível realizar a compra, tente mais tarde"; parou tudo, mas meu cartão de crédito foi debitado 3 vezes no valor de US$ 69,98 cada uma (US$ 69,98 x 3). Muito estranho haver a mensagem de "lamentamos... " e assim mesmo debitar do cartão... Houve 2 estornos mas ainda não houve o terceiro estorno. Por enquanto, estou no prejuízo. Parti para uma IMG (sem Mapsource) e o Tracksource (também funcionando). Obtive o telefone do suporte Garmin em SP: é piada pura - 2 dias seguidos, tentei mais de 10 ou 15 vezes, só dá mensagem gravada dizendo que "todos os nossos atendentes estão ocupados". Ou seja, não há atendente. Tentei muito e paguei todas as ligações para SP, pois a secretária eletrônica lá da Garmin atende. Essa gente não sabe fidelizar clientes... Ou acham mesmo que somos tupiniquins. Incompetência junto com ignorância. Mandei email para o suporte Garmin (já que não atendem o telefone) e a resposta veio curta e grossa: "não havendo download, o estorno se dará entre 2 a 7 dias" - Taí, sem nome de ninguém no email, sem telefone, só esta frase grosseira, sem introdução, desculpas, nada. Diferente de outras firmas que dizem, pelo menos, "Obrigado pelo seu interesse em nossos produtos. Lamentamos o ocorrido, mas.... etc., etc.", seguindo-as algumas instruções ou informações de como resolver o problema. A resposta da Garmin foi de alguém que nem percebeu, ou nem deu bola, que queria pagar pelo produto deles...
Nunca mais vou comprar mapa da Garmin. Usarei o Tracksource ou outros.
Abraço,
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Garmin 1300 não acha endereços no Rio

Mensagem por Thundercel »

Compreendo seu desabafo a até me alinho a ele.

Por hora e enquanto não for totalmente descontinuado só emprego o webupdater que até agora, nesses inumeros anos que o empreguei, ainda não me causou problemas.

A Garmin Brasil, apesar de levar o nome de Garmin, é um representante sem as minimas condições de representar a Garmin no Brasil, mas fazer o que né?

Isso é BRASILlllllllllll !!!!
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
MartinsBraga
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 7
Registrado em: 14 Fev 2013, 09:47

Re: Garmin 1300 não acha endereços no Rio

Mensagem por MartinsBraga »

Amigos, estou com um problema parecido. Estive em Brasília e ao digitar endereços das cidades do DF, como por exemplo, Taguatinga, o GPS não encontra a cidade. Se mesmo assim coloco a cidade, não reconhece o endereço. Navegando somente com a opção de seguir o mapa ele mostra o mapa e identifica os radares. Não entendi o porque de não encontrar um determinado endereço. O mapa está atualizado e também os pontos de radares. O que será que fiz de errado? Por favor me ajude, pois necessito voltar a Brasília novamente.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Garmin 1300 não acha endereços no Rio

Mensagem por Thundercel »

Martins Braga,
de mais informações como:
1 - que mapa esta habilitado para navegar com o GPS?
2 - como efetuou o carregamento desse mapa no gps?
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
MartinsBraga
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 7
Registrado em: 14 Fev 2013, 09:47

Re: Garmin 1300 não acha endereços no Rio

Mensagem por MartinsBraga »

Márcio, estou utilizando o TRC-Brasil 13.01. Devo ter feito a atualização utilizando o Tracksource. Atualizo os radares através do gpsinfo. Grato pela atenção.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Garmin 1300 não acha endereços no Rio

Mensagem por Thundercel »

MartinsBraga,
o TRC BRASIL já está na versão 13.07 e sendo assim recomendo atualizar o seu, entretanto não é isso que o esta impedindo encontrar endereços de cidades especificas.

Geralmente esse problema ocorre quando o utilizador deixa de na tela inicial da busca selecionar a cidade a qual deseja encontrar um determinado endereço.

Se voce ligar o GPS em Brasilia e não modificar na tela inicial de busca a cidade é natural que o sistema não encontre um endereço de Taguatinga tendo o sistema sido informado para buscar em Brasilia.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
MartinsBraga
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 7
Registrado em: 14 Fev 2013, 09:47

Re: Garmin 1300 não acha endereços no Rio

Mensagem por MartinsBraga »

Márcio, o que fiz nesta viagem foi assim: Liguei o gps cliquei em para Onde? - Endereço - mudei o estado/província para DF - "o gps pediu a cidade", digitei Taguatinga - o gps informou "nenhuma entrada encontrada". Ou seja, dentro do DF ele só reconhece Brasília. Quando dirijo com a opção mostrar mapa, ele mostra o mapa direitinho, com todas as ruas, semáforos etc. Então fui na opção Ferramentas - onde estou? e salvei o local, consegui voltar sem problemas, com o mapa detalhado do local. Fiz a atualização para o TRC-Brasil 13.06 e procurei os endereços novamente e não os encontrei. Porque será?
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Garmin 1300 não acha endereços no Rio

Mensagem por Thundercel »

Martins Braga,
pelo que pude rapidamente analisar aqui empregando o Mapsource, o desenvolvedor Tracksource não inseriu no mapa o ponto para Taguatinga e por essa razão na busca não está encontrando voce essa cidade.

Sugiro informar ao tracksource isso.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
MartinsBraga
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 7
Registrado em: 14 Fev 2013, 09:47

Re: Garmin 1300 não acha endereços no Rio

Mensagem por MartinsBraga »

Márcio, obrigado pela atenção. Irei entrar em contato com o Tracksource, e informar este problema. Mas, na realidade nenhuma das cidades satélites de Brasília é encontrada. O mapa delas existe, tanto que ao navegar com o gps ligado ele vai avisando dos radares e mostra o mapa. Mais uma informação: O que me deixa chateado com o Garmin é o fato de ficar avisando radares das vias contrárias. Quais gps mostram o sentido de navegação? Isto depende da marca do gps ou do programa de navegação? O TomTom, e os gps que utilizam o navegador IGO têm esta característica? Mais uma vez obrigado.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Garmin 1300 não acha endereços no Rio

Mensagem por Thundercel »

O mapa delas existe, tanto que ao navegar com o gps ligado ele vai avisando dos radares e mostra o mapa.
Mostrar o mapa significa que o mapa existe, mas avisar dos radares não significa. Lembro que o avisod e radares advem de carregamentod e arquivo de radar e não de carregamento do mapa. São coisas independentes.
O mapa por si só não tem pontos de radar para alerta.
O que me deixa chateado com o Garmin é o fato de ficar avisando radares das vias contrárias.
Essa é uma deficiencia Garmin que não permite ao utilizador configurar direcionamento de alerta.
Para minimizar essa deficiencia empregamos a tecnica dos 30m.
Essa tecnica advem de uma caracteristica garmin de só reconhecer alerta se o ponto estiver em até 30m lateralmente a via desenhada no mapa.
Existindo pista dupla com canteiro central de mais de 1 m, afastamos lateralmente o ponto em mais de 30m da pista que não deve ativar o alerta.
Veja o inicio de nosso video tutorial em http://gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=216&t=6080 que entenderá essa técnica.
Quais gps mostram o sentido de navegação? Isto depende da marca do gps ou do programa de navegação? O TomTom, e os gps que utilizam o navegador IGO têm esta característica? Mais uma vez obrigado.
Os navegadores iGO e Sygic reconhecem direcionamento. Os demais não.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.