Cartão SD provocão lentidão no GPS Garmin Nuvi255

Forum de Mapas para Garmin
Responder
frenchman
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 19
Registrado em: 17 Mar 2013, 21:48

Cartão SD provocão lentidão no GPS Garmin Nuvi255

Mensagem por frenchman »

Olá a todos.

Eu tenho um garmin nuvi255 e coloquei o mapa da Europa Ocidental com quase 3 gigas num cartão de 8GB SD porque não há memória interna suficiente para os novos mapas. Por ser um mapa antigo, os novos ocupam mais memória que a memória do GPS.

O problema que eu tenho é que quando eu ando na estrada, as indicações aparecem atrasadas. Por exemplo tou a dar uma retonda, já acabei de dar a retonda mas o GPS está a começar a contornar.

Isto acontece depois de inserir o cartão SD, o GPS ficou mais lento mas quando retiro, com o mapa antigo na memória funciona impecavel.

É um problema do cartão SD ou o GPS fica mais lento ao colocar um cartão SD? Existe algum limite no tamanho do mapa para os GPS Garmin (no meu caso Nuvi255)? O que me aconselham a fazer?

Outra pergunta é saber se é possível colocar dois ou mais mapas no cartão SD porque só me consegue ler um com o nome de "gmapsupp".

Cumprimentos.

Obrigado.
Avatar do usuário
Quinca
Moderador
Moderador
Mensagens: 670
Registrado em: 01 Jun 2010, 00:00

Re: Cartão SD provocão lentidão no GPS Garmin Nuvi255

Mensagem por Quinca »

Olá!

Já considerou fazer uma "upgrade" no seu equipamento? Atualmente os novíssimos modelos Nuvi vêm com processadores bem mais rápidos. Bota mais rápido nisso...

Ou então, utilizar no seu GPS apenas a região da Europa que vais, de fato, utilizar.

Abs.
frenchman
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 19
Registrado em: 17 Mar 2013, 21:48

Re: Cartão SD provocão lentidão no GPS Garmin Nuvi255

Mensagem por frenchman »

Olá Quinca.
Nunca fiz não, como fazer o "upgrade"?
Vou hoje utilizar apenas o Garmin Western Europe NT 2013 que tem 2 gigas para ver se o problema vem mesmo do tamanho do outro mapa ou do cartão SD.
Cumprimentos.
Avatar do usuário
Quinca
Moderador
Moderador
Mensagens: 670
Registrado em: 01 Jun 2010, 00:00

Re: Cartão SD provocão lentidão no GPS Garmin Nuvi255

Mensagem por Quinca »

Frenchman, "upgrade", basicamente, consiste em "comprar novo equipamento"....

Confira em: [Link externo oculto para visitantes]

Abs
frenchman
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 19
Registrado em: 17 Mar 2013, 21:48

Re: Cartão SD provocão lentidão no GPS Garmin Nuvi255

Mensagem por frenchman »

lol mas isso seria muito fácil.
Eu basicamente faço esse "upgrade" apenas quando o equipamento não tem arranjo ou se estiver muito desactualizado (não é o caso).
Mas eu já troquei por um mapa de menor tamanho e já está à velocidade pretendida.
Obrigado pelos conselhos.
Cumprimentos.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Cartão SD provocão lentidão no GPS Garmin Nuvi255

Mensagem por Thundercel »

frenchman,
acredito que seu cartão seja SD HC. Esses tem leitura mais rápida.

Já testou com outro cartão?
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
frenchman
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 19
Registrado em: 17 Mar 2013, 21:48

Re: Cartão SD provocão lentidão no GPS Garmin Nuvi255

Mensagem por frenchman »

O meu cartão de Memória é Micro Sd KINGSTON 8GB.
Se eu trocar por um SD HC é mais rápido? Na loja havia um cartão de Memória MICRO SD EMTEC 8GBHC Class1.
Se calhar poderá ser por causa disso mas coloquei agora outro mapa através do Gmaptool com 1 giga em vez dos 3 que não são necessários para mim e está à velocidade pretendida.
Ainda vou tentar trocar de cartão.
Cumprimentos.
Avin1973
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 91
Registrado em: 23 Fev 2013, 20:03

Re: Cartão SD provocão lentidão no GPS Garmin Nuvi255

Mensagem por Avin1973 »

Acho que deveria ser de Classe 4 para cima.
jpgon

Re: Cartão SD provocão lentidão no GPS Garmin Nuvi255

Mensagem por jpgon »

frenchman,
Boa tarde.

Concordo com Avin1973.
Class4 ou class10 são mais rápidos, e dão respostas em menor tempo para o processador.
Estes processadores dos GPS Garmin são relativamente lentos quanto ao clock.
Faça alguns testes.

O meu é Sandisk e grava em 14 MB/s, sendo que a leitura é mais rápida.
Os class4 gravam em 4 ou 5 MB/s
Sandisk, Kingston, e outras marcas de qualidadade.
Cuidado com falsificações de cartões de memória. Existem no mercado muita falcatrua.
frenchman
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 19
Registrado em: 17 Mar 2013, 21:48

Re: Cartão SD provocão lentidão no GPS Garmin Nuvi255

Mensagem por frenchman »

sim o meu Micro Sd KINGSTON 8GB é class4
[Link externo oculto para visitantes]

o outro cartão de Memória MICRO SD EMTEC 8GBHC é Class10.
[Link externo oculto para visitantes]

se eu trocar o class4 da Kingston pelo class10 da EMTEC ficará mais rápido?
jpgon

Re: Cartão SD provocão lentidão no GPS Garmin Nuvi255

Mensagem por jpgon »

frenchman,
Boa tarde.

A lógica na informatica prova isso.
Se o seu HD é rápido, terá respostas mais rápidas, e menos sobrecarga sobre o processador.
Não lembrei de escrever que muitas vezes em hardware, o limitante tambem é o barramento (circuito por onde passarão os dados).
Os barramentos PCI tem uma velocidade, e atualmente já existem barramentos muito mais rápidos.
Não conheço intrinsicamente um barramento de GPS, e estas informações são guardadas a 7 chaves pela Garmin.
Somente técnicos esperientes, e que tenham equipamentos próprios para medir estas informações.
Como lhe informei anteriormente, os novos Garmin nüvi 3460 / 3560 / 3490 / 3590 e a nova geração 2013 utilizam processadores mais rápidos (algo próximo de 800 a 900 MHz), mas esta informação não é explicitada pela Garmin em lugar nenhum das caracteristicas e manuais fornecidos por ela.
frenchman
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 19
Registrado em: 17 Mar 2013, 21:48

Re: Cartão SD provocão lentidão no GPS Garmin Nuvi255

Mensagem por frenchman »

Tá bem vou trocar pelo class10 e logo vejo se era do cartão ou se é o modelo do meu GPS que não aceita um mapa com 3 gigas.
Cumprimentos.
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.