Garmin Nuvi 50 mapa

Forum de Mapas para Garmin
Responder
Fraight
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Mar 2013, 19:35

Garmin Nuvi 50 mapa

Mensagem por Fraight »

Olá a todos,

Meu nome é Pedro, e recentemente adquiri um Garmin Nuvi 50 nos EUA, como já dito aqui no forum, ele veio com o mapa americano ocupando cerca de 1,5gb do espaço interno de 2gb que possui o GPS.
Apos ler varios tópicos sobre como colocar os mapas no sistema de arquivos dos GPS Garmin, e pesquisar sobre qual o mapa mais indicado para mim.(Moro em Belo Horizonte), decidi colocar o mapa da TrackSource no meu Nuvi 50, já que parece ser um mapa muito bem recomendado, principalmente para utilizar em minha cidade. Bem, o que ocorreu foi o seguinte:

1º-) Após baixar de todas as fontes possiveis indicadas aqui no forum,o arquivo para colocação no CARTAO SD , os arquivos de imagem, quando eu executados acusam: ARQUIVO CORROMPIDO.
Como eu baixei de cerca de 8 locais(alguns repetidos), desconfiei que talvez o arquivo não estivesse realmente corrompido(já que muitos dos usuarios do forum que baixaram das mesmas fontes instalaram o mapa sem problemas), e talvez o windows não estivesse conseguindo ler esse tipo de arquivo.

Tentei utilizando varios tutoriais aqui do forum, colocar o mapa na minha pasta .system do Garmin.

Tentei colocar diretamente na pasta system, sem alterar o nome original gmapsupp. Tentei criar a pasta Map, e a pasta Poi e colocando na Map o Arquivo. Mas nenhuma das tentativas obtive sucesso.

Por ultimo, peguei um cartao micro sd de 1 gb que ficava em um celular velho que tinha aqui em casa, e ao inves de colocar os arquivos do mapa diretamente no GPS coloquei no cartao sd. Utilizando o sistema de pasta e arquivos com a pasta MAP E POI.
Desta vez funcionou, e o GPS reconheceu o mapa.

Bem dito isso minha duvida é:

Tem algum jeito de colocar o arquivo gmapsupp que eu baixei do site da TRACKSOURCE, diretamente na memoria do gps? ( digo isso porque na descrição do arquivo para cartao sd, no site da TRACKSOURCE diz assim:"Para cópia direta na memória do GPS Garmin ou no cartão SD". E dpois de inumeras tentativas eu nao consegui fazer a copia direta para memoria do GPS Garmin.)

Ps: Acredito que aos colegas que tentaram executar o arquivo de imagem do mapa da TRACKSOURCE e obtiveram resultados indicando que o arquivo estava corrompido, é muito util saber que mesmo que ao dar o duplo clique para tentar executar o arquivo no sistema operacional, e receber a mensagem de CORROMPIDO, o arquivo mesmo assim funciona, e provavelmente deve ser algum erro de incapacidade leitura do sistema operacional.

Bem, me desculpem se falei alguma bobagem, e caso tenha dito algo errado por favor me corrijam.

Um abraço
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Garmin Nuvi 50 mapa

Mensagem por Thundercel »

Prezado Fraight,
subdividimos o topico onde postou sua duvida para que ela seja tratada separadamente do anuncio de lançamento do mapa Tracksource.

A Garmin vem atualizando o firmware dos aparelhos e pode ocorrer de alguma nova atualização impedir procedimentos feitos anteriormente, mas vamos comentar o que sabemos até agora baseados em experiencia adquirida anteriormente.
Meu nome é Pedro, e recentemente adquiri um Garmin Nuvi 50 nos EUA, como já dito aqui no forum, ele veio com o mapa americano ocupando cerca de 1,5gb do espaço interno de 2gb que possui o GPS.
O arquivo desse mapa tem nome de gmapprom.img e se encontra na pasta .system da memoria interna do gps.
Se não deseja ir em breve aos USA pode retirar esse arquivo da memoria interna liberando espaço nela.
ecidi colocar o mapa da TrackSource no meu Nuvi 50, já que parece ser um mapa muito bem recomendado, principalmente para utilizar em minha cidade.
Por enquanto o TRC Brasil é o mapa mais recomendado para ser empregado em Belo Horizonte - MG.
1º-) Após baixar de todas as fontes possiveis indicadas aqui no forum,o arquivo para colocação no CARTAO SD , os arquivos de imagem, quando eu executados acusam: ARQUIVO CORROMPIDO.
Como eu baixei de cerca de 8 locais(alguns repetidos), desconfiei que talvez o arquivo não estivesse realmente corrompido(já que muitos dos usuarios do forum que baixaram das mesmas fontes instalaram o mapa sem problemas), e talvez o windows não estivesse conseguindo ler esse tipo de arquivo.
Não compreendi "quando executados". O arquivo de mapa está em formato IMG e não deve ser executado. Ele contem dados que devem ser lidos pelo sistema do gps.
Tentei utilizando varios tutoriais aqui do forum, colocar o mapa na minha pasta .system do Garmin.
Pela posibilidade de carregamento de arquivo corrompido na memoria interna e o consequente travamento do gps, não recomendamos o emprego dessa memoria para hospedagem do arquivo de mapa.
Se mesmo assim decidir carregar na memoria interna informamos que o arquivo baixado em formato zip deve primeiro ser descompactado no PC para posterior carregamento do arquivo gmapsupp.img na pasta .system do gps.
Tentei colocar diretamente na pasta system, sem alterar o nome original gmapsupp. Tentei criar a pasta Map, e a pasta Poi e colocando na Map o Arquivo. Mas nenhuma das tentativas obtive sucesso.
Lembramos que para inserção na pasta .system não se deve alterar o nome gmapsupp e tampouco a extensão img (gmapsupp.img).
A pasta Map na memoria interna deve ficar na raiz e não dentro da pasta .system. Se carregar na pasta map deve renomear o arquivo gmapsupp.img para trc.img
Por ultimo, peguei um cartao micro sd de 1 gb que ficava em um celular velho que tinha aqui em casa, e ao inves de colocar os arquivos do mapa diretamente no GPS coloquei no cartao sd. Utilizando o sistema de pasta e arquivos com a pasta MAP E POI.
Desta vez funcionou, e o GPS reconheceu o mapa.
Arquivos não porque o mapa se encontra em um unico arquivo.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Fraight
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Mar 2013, 19:35

Re: Garmin Nuvi 50 mapa

Mensagem por Fraight »

Ola Thudercel,

Primeiramente obrigado pela resposta rápida. Realmente eu não tinha tentado colocar o mapa na raiz do gps, eu sempre colocava na pasta system.
Grato pela atenção.

Pedro
Avatar do usuário
Quinca
Moderador
Moderador
Mensagens: 670
Registrado em: 01 Jun 2010, 00:00

Re: Garmin Nuvi 50 mapa

Mensagem por Quinca »

Fraight, desculpe eu me meter, mas é por uma causa nobre:
"...eu não tinha tentado colocar o mapa na raiz do gps,..."

Nem tente. O que vai na raiz da memória interna do GPS, é a pasta MAP, e dentro dela o arquivo representativo do mapa, devidamente renomeado do tradicional "gmapsupp.img" para um simpático "nome_de_sua_escolha.img"


Abs.
Fraight
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Mar 2013, 19:35

Re: Garmin Nuvi 50 mapa

Mensagem por Fraight »

Ola Quinca,

Obrigado pela dica, mas depois que o Thundercel falou que é mais indicado manter os mapas no cartao sd para não causar nenhum erro no GPS, vou manter os mapas nos cartoes mesmo.

De qualquer maneira, sou grato pela informação.
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.