Dúvidas para atualização Nüvi 255W

Forum de Mapas para Garmin
Responder
cleberht
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Jan 2013, 22:59

Dúvidas para atualização Nüvi 255W

Mensagem por cleberht »

Amigos,

sou leigo no assunto e mesmo após ter lido sobre atualização de meus mapas, me surgiram algumas dúvidas.

-Tenho instalado no computador o Mapsource e o TRC-Brasil 12.12 2012-12-09

No Mapsource selecionei algumas regiões do Sul do Brasil compondo 6 mapas para os quais nomeei como Mapas do Sul - 2013.

No Sd de meu GPS possuo um arquivo WMPinfo.xml e uma pasta Garmin a qual possui gmapsupp.img (não tenho idéia que mapa deve ser).

Criei uma pasta MAP no Sd conforme orientação do Thundercel. Ao tentar transferir os mapas selecionados no Mapsource para o Sd me aparece uma menssagem "Vc está prestes a apagar dados do mapa que foram pré-programados pela Garmin. Se seu GPS utiliza cartões de dados removiveis,recomendaos que vc NÂO continue, já que os dados pré-programados serõ perdidos permanentemente...", bem com esse aviso parei o processo e resolvi consulta-los para nã acabar fazendo besteira.

Aproveitando o tópico, dentro da memória de meu GPS na pasta Garmin/ poi existem 2 pastas 006D135900.gpi e poi.gpi. Conforme o Thundercel explicou no vídeo dos alertas , não deve haver nenhum arquivo na pasta poi, ou seja ela deve estar vazia para que depois eu insira os arquivos de alertas baixados para atualização? Gostaria de confirmar este procedimento, mesmo já tendo feito back-up dos arquivos.

Muito obrigado e aguardo um retorno para que eu possa continuar a atualização de meu GPS. :)
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Dúvidas para atualização Nüvi 255W

Mensagem por Thundercel »

No Sd de meu GPS possuo um arquivo WMPinfo.xml e uma pasta Garmin a qual possui gmapsupp.img (não tenho idéia que mapa deve ser).
Não sei do que se trata esse arquivo WMPinfo.xml e até onde sei ele não tem efeito no cartão. Retire esse arquivo do cartão e faça um teste.
Para saber que mapa estão no arquivo gmapsupp.img na pasta garmin do cartão ligue o gps sem o cartão e por ele navegue por: Ferram / definições / mapas/ inf mapa
Veja os mapas que estão na memoria interna.
refaça o procedimento ams com o cartão inserido no gps. O mapa que for acrescentado ali na lista é o que está no cartã, no arquvo gmapsupp.img
Criei uma pasta MAP no Sd conforme orientação do Thundercel.
Oriento pasta MAP para modelos acima de 1XXX que não é os eu caso. Os modelos abaixo de 1XXX não reconhecem a pasta MAP. Neles o mapa eve ser carregado no cartão dentro da pasta Garmin e em arquivo de nome gmapsupp.img
Ao tentar transferir os mapas selecionados no Mapsource para o Sd me aparece uma menssagem "Vc está prestes a apagar dados do mapa que foram pré-programados pela Garmin. Se seu GPS utiliza cartões de dados removiveis,recomendaos que vc NÂO continue, já que os dados pré-programados serõ perdidos permanentemente...", bem com esse aviso parei o processo e resolvi consulta-los para nã acabar fazendo besteira.
Isso porque na pasta Garmin do cartão tem um mapa em arquivo gmapsupp.img. Ao transferir outro mapa para o carão o mapsource o faz em arquivo de mesmo nome que está no cartão. O novo mapa ira apagar o que lá está.
Aproveitando o tópico, dentro da memória de meu GPS na pasta Garmin/ poi existem 2 pastas 006D135900.gpi e poi.gpi. Conforme o Thundercel explicou no vídeo dos alertas , não deve haver nenhum arquivo na pasta poi, ou seja ela deve estar vazia para que depois eu insira os arquivos de alertas baixados para atualização? Gostaria de confirmar este procedimento, mesmo já tendo feito back-up dos arquivos.
O arquivo 006D135900.gpi geralmente vem de fabrica e é atualizado quando se recebe sinal navegando nos USA. Pode exclui-lo porque se navegar por lá o sistema o recriará atualizado.
O arquivo poi.gpi alguem carregou-o aí.
Para saber do que se trata pelo GPS navegue: Para Onde / Extras (segunda pagina) / POIS personalizados.
Em Pois personalizdos tera a informação do que se trata esse arquivo POI.gpi
Se for de pontos de alerta do Brasil recomendo ao atualziar os alertas utilizar os pontos proveniente de uma unica fonte.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
cleberht
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Jan 2013, 22:59

Re: Dúvidas para atualização Nüvi 255W

Mensagem por cleberht »

Bom Dia Thundercel,
obrigado pelo pronto retorno.

1- Fiz a remoção do cartão para verificar quais os mapas que estão nele dentro da pasta Garmin. São eles:
* TRC-Brasil 10.05
* CN Brazil NT 2011.10
* Autoguiagps V2.22.2010
Se eu fizer a transfrencia de dados do Mapsource para cartão esses 3 mapas serão apagados, correto? Como eu poderia fazer para eu manter o mapa CN Brazil NT 2011.10 sem apagá-lo?

2- Como comentado anteriormente eu selecionei alguns mapas noTRC-Brasil 12.12 da região sul para fazer a transferencia para o GPS. Qual o procedimento devo executar para que futuramente eu possa acrescentar novos mapas (ex.países do cone sul) no cartão sem que eu perca esta última atualização do TRC-Brasil 12.12?

3- Fiz o procedimento para verificar o que havia no arquivo poi.gpi e nele estão os radares, lombadas e demais avisos de alertas. Posso deletá-lo e e mais o arquivo 006D135900.gpi e inserir os de atualização que baixei do site?

4- Na memoria do GPS existem os demais mapas: Conosur, TRR, mapas argentinos, Venezuela, Colombia e CN North America. Posso mante-los na memoria e somentos os desabilito no GPS ou eu posso deletar eles? Não sei em que arquivo eles possam estar.

5-Aproveitando o tópico, consegui este site [Link externo oculto para visitantes] onde há vária trilhas, sendo o meu interesse em bike e 4x4 baixei um arquivo mas a extensão está como .gpx. Saberia me explicar como utilizar no GPS?

Obrigado
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Dúvidas para atualização Nüvi 255W

Mensagem por Thundercel »

1- Fiz a remoção do cartão para verificar quais os mapas que estão nele dentro da pasta Garmin. São eles:
* TRC-Brasil 10.05
* CN Brazil NT 2011.10
* Autoguiagps V2.22.2010
Se eu fizer a transfrencia de dados do Mapsource para cartão esses 3 mapas serão apagados, correto? Como eu poderia fazer para eu manter o mapa CN Brazil NT 2011.10 sem apagá-lo?
Alguém carregou no seu cartão, na pasta garmin, a união de 3 mapas em arquivo gmapsupp.img
Se fizer a transferencia de dados do mapsource para o cartão esse arquivo gmapsupp.img será substituido pelo novo carregado pelo mapsource.
Para manter o mapa CN Brazil 2011.10 ( bastante desatualziado, pois estamos na versão 2013.30) teria de copiar esse arquivo gmapsupp.img para a memoria interna, dentro da pasta garmin. Ali teria os 3 mapas hoje contidos nele, mas poderia selecionar pelo GPS o que desejar empregar para navegação.
2- Como comentado anteriormente eu selecionei alguns mapas noTRC-Brasil 12.12 da região sul para fazer a transferencia para o GPS. Qual o procedimento devo executar para que futuramente eu possa acrescentar novos mapas (ex.países do cone sul) no cartão sem que eu perca esta última atualização do TRC-Brasil 12.12?
União de mapas em um unico arquivo gmapsupp como comentado em GMapTool v0.7.79 Windows - Unindo arquivos .IMG
3- Fiz o procedimento para verificar o que havia no arquivo poi.gpi e nele estão os radares, lombadas e demais avisos de alertas. Posso deletá-lo e e mais o arquivo 006D135900.gpi e inserir os de atualização que baixei do site?
Como citei deve voce decidir que fonte empregar para arquivos de alerta. Se decidir empregar os fornecidos aqui no site deve retirar da pasta POI os arquivos nela existentes para então ali carregar os baixados daqui do site.
4- Na memoria do GPS existem os demais mapas: Conosur, TRR, mapas argentinos, Venezuela, Colombia e CN North America. Posso mante-los na memoria e somentos os desabilito no GPS ou eu posso deletar eles? Não sei em que arquivo eles possam estar.
O mapa CN North America vem de fabrica na memoria interna, dentro da pasta garmin, em arquivo gmapprom.img. Pode retira-lo da memoria interna.
Os mapas onosur, TRR, mapas argentinos, Venezuela, Colombia devem ter sido inseridos na memoria interna, dentro da pasta Garmin, em arquivo gmapsupp.img. Ali deve ter sido empregado a união de mapas como citado anteriormente. Pode retirar esses arquivo porque é muito provavel que os mapas estejam desatualizados.
5-Aproveitando o tópico, consegui este site [Link externo oculto para visitantes] onde há vária trilhas, sendo o meu interesse em bike e 4x4 baixei um arquivo mas a extensão está como .gpx. Saberia me explicar como utilizar no GPS?
Esse é mais complicado de explicar em um topico, mas já lhe adianto que só conseguiria no seu modelo de gps (255W) visualizar na tela a linha azul dessas trilhas. Não conseguiria roteamento por elas.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
cleberht
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Jan 2013, 22:59

Re: Dúvidas para atualização Nüvi 255W

Mensagem por cleberht »

Thundercel,
1- Dentro da pasta Garmin na memoria do GPS existem os seguintes arquivos para mapas, creio eu:
gmapbmap.img / gmapbmap.sum
gmapprom.img / gmapprom.sum
gmapsupp.img
gmaptz.img / gmaptz.sum

2- Para o meu GPS é possivel utilizar tracklogs? Há algum tópico sobre isto?

Obrigado
Posso deletar todos estes arquivos? Inclusive com extensão .sum?
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Dúvidas para atualização Nüvi 255W

Mensagem por Thundercel »

Não!
Só pode deletar o gmapprom como citei anteriormente. O de extensão SUM dele pode deletar tambem.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
cleberht
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Jan 2013, 22:59

Re: Dúvidas para atualização Nüvi 255W

Mensagem por cleberht »

Thundercel,
Creio que eu tenha feito uma mancada, pois fiz atualização para meu cartão pelo mapsource somente utilizando o TRC-Brasil 12.12. O certo não seria baixar o pacote do TRC-Brasil 12.12, CN Brazil 2013 e mais o autoguiagps 2013 como eu tinha anteriormente?
Somente com o TRC-Brasil 12.12 não tenho o mapa das cidades?
Como consigo os demais mapas e o Gmaptool?

Me desculpe todos estes questionamentos, mas como coloquei no início do tópico sou leigo no assunto!
cleberht
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Jan 2013, 22:59

Re: Dúvidas para atualização Nüvi 255W

Mensagem por cleberht »

Consegui baixar da internet o GmaptoolSetup058.

1- Creio que eu tenha que conseguir o City Navegator 2013 e o Autoguiasgps 2013 com extensão .img
2- Posso copiar o gmapssup.img do cartão (gerado pelo TRC 12.12) para fazer o join com os outros arquivos?
3- Depois seria somente substituir o arquivo gmapsupp.img do cartão por este gmapsupp.img do Gmaptool?
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.