Garmin Map 78 e mapas da Marinha do Brasil

Forum de Mapas para Garmin
Responder
Paulo Cesar
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 08 Abr 2012, 17:14

Garmin Map 78 e mapas da Marinha do Brasil

Mensagem por Paulo Cesar »

Por tudo que li na net, o melhor custo benefício para quem precisa de cartas nauticas é a utilização dos mapas da Marinha Brasileira.
Podem baixados gratuitamente de [Link externo oculto para visitantes].
Embora o formato .kap seja internacional, o Garmin Map 78 não os lê. Utilizando o software G-Raster, converte-se o arquivo .kap em .kmz e pronto, meio caminho andado.
O grande problema (peço ajuda para quem puder me ensinar) é fazer o Garmin enxergar isso num SD. Como quebra-galho para uma pescaria, gravei a carta nautica no formato .kmz na memória interna do GPS (não recomendável), na pasta Garmin/CustonMaps e, no GPS, fiz a seguinte seleção: em Mapas, menu> Configurar mapa> Selecionar mapa> Ativado - Mapas Personalizados, enter e quit. Ampliando o mapa com o cursor sobre a área de cobertura, a carta .kmz irá aparecer. Somente um quebra-galho mesmo, o aparelho não lê mais do que um mapa nessa pasta.
Minhas dúvidas:
1) Como fazer o Map 78 enxergar mapas .kmz na memória SD?
2) Como fazer o Map 78 enxergar todos os mapas .kmz que eu coloco lá, e não apenas um?
3) Este formato .kmz é o correto? Ampliando a carta na tela, o mapa se apresenta muito bem definido e preciso, parece perfeito.
jpgon

Re: Garmin Map 78 e mapas da Marinha do Brasil

Mensagem por jpgon »

Paulo Cear,
boa noite.
Não conheço este equipamento, mas vou verificar, e depois posto por aqui as informações que conseguir.
abs
jpgon

Re: Garmin Map 78 e mapas da Marinha do Brasil

Mensagem por jpgon »

Paulo Cesar, bom dia.
Algumas informações que consegui:
Os GPS da Garmin (Oregon, Colorado, Dakota, GPSmap 62, 78, Edge) podem mostrar mapas não vetoriais, em formato de imagem raster.
Dois formatos são aceitos:
o kmz, baseado no Google Earth e que está documentado aqui:
[Link externo oculto para visitantes] ... custommaps
e aqui:
[Link externo oculto para visitantes]

E um outro formato "fechado" BirdsEye JNX que está documentado aqui:
[Link externo oculto para visitantes]

Estas são as principais diferenças entre os dois formatos:

............................................JNX...........................KMZ
number of levels of detail...........up to 5......................only one
nubmer of tiles.........................up to 50000 per level....max. 100 per gps
subjective rendering speed.........high...........................low
locking to a device...................yes............................no
source of images ....................BirdsEye service only....any raster map

O formato JNX está bloqueado a um GPSe e é impossivel criar imagens JNX de mapas raster de acesso livre (como por exemplo os mapas do [Link externo oculto para visitantes] - ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas/topograficos/

Sucede que agora se pode converter qualquer mapa raster com o formato Oziexplorer para o formato JNX.

É pois possivel ter no GPS os mapas do Brasil do IBGE

O processo está ainda em desenvolvimento e tem dois passos:
1 - Criar mapas JNX a partir de mapas Oziexplorer / OpenSource / etc
2 - Usar um firmware alterado nos Colorado, Dakota, Oregon

Mais informações aqui:
[Link externo oculto para visitantes]
jpgon

Re: Garmin Map 78 e mapas da Marinha do Brasil

Mensagem por jpgon »

Paulo Cesar,
mais informações sobre imagens raster para o GPSmap78, que poderão ser estudadas, e possivelmente aplicadas.
[Link externo oculto para visitantes]

Neste link voce poderá estudar tambem a situação das imagens de mapas vetoriais:
[Link externo oculto para visitantes]
Paulo Cesar
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 08 Abr 2012, 17:14

Re: Garmin Map 78 e mapas da Marinha do Brasil

Mensagem por Paulo Cesar »

jpgon escreveu:Paulo Cesar,
mais informações sobre imagens raster para o GPSmap78, que poderão ser estudadas, e possivelmente aplicadas.
[Link externo oculto para visitantes]

Neste link voce poderá estudar tambem a situação das imagens de mapas vetoriais:
[Link externo oculto para visitantes]
Boa tarde Julio,

Obrigado pelas suas informações, acredito que auxiliará a muitos outros que, como eu, se encontra inconformado por ter um aparelho de mil reais tão limitado.
Eu já estou conseguindo usar o meu para o propósito para o qual foi comprado, mas a minha curiosidade permanece acesa e estarei estudando o assunto visando encontrar meios de tornar o aparelho mais versatil.

Novamente agradeço a gentileza de sua atenção.

Paulo Cesar
Danielt
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Abr 2012, 11:42

Re: Garmin Map 78 e mapas da Marinha do Brasil

Mensagem por Danielt »

Para utilizar mapas no gpsmap 78 da Garmin você deve transformar as cartas da marinha que estão no formato .kap para .kmz para isso você deve ter um programa que leia os dois formatos.
O processo não é tão simples, mas já fiz para algumas cartas da costa sudeste e de Ilhabela, caso tenha interesse posso passar os arquivos em kmz.
Outro problema é que existe uma limitação de 100 imagens jpg, ou seja não da pra carregar muitas cartas ao mesmo tempo.
Estou tentando resolver esse problema e se conseguir passo as informações.


abraço
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.