Garmin - nuvi 1490 LMT carregar mapa

Forum de Mapas para Garmin
Responder
Avatar do usuário
temporal
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Fev 2012, 18:38

Garmin - nuvi 1490 LMT carregar mapa

Mensagem por temporal »

Olá

Sou novata com Garmin, tenho um nuvi 1490LMT e, li todas as dicas deste tópico e mais algumas porém, tenho as seguintes dúvidas:

1) Onde instalo os POIs que baixei aqui do forum?

2) Criei o diretório Map no meu cartão SD mas, o GPS não enxerga o mapa. Melhor copiar para a memória?

3) Onde consigo baixar vozes em português? O site mencionado neste tópico está bloqueado pela justiça americana.

Grata :D

Paula Temporal
Paula Temporal
Garmin Nuvi 1490MLT
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Garmin - Dúvidas e Dicas para Iniciantes

Mensagem por Thundercel »

1) Onde instalo os POIs que baixei aqui do forum?
Crie uma pasta de nome Poi na raiz do sd card ou da memoria interna do GPS e dentro dela carregue os arquivos de alertas baixados aqui do site.
2) Criei o diretório Map no meu cartão SD mas, o GPS não enxerga o mapa. Melhor copiar para a memória?
Nomeie o arquivo com o nome do mapa existente nele.
3) Onde consigo baixar vozes em português? O site mencionado neste tópico está bloqueado pela justiça americana.
Em principio seu GPS deve ter vindo com as vozes em portugues. Verifique isso navegando por ele por Ferram. / Definições / Idioma. Em idioma tem voce as seleções de vozes e texto nos idomas que desejar.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Re: Garmin - Dúvidas e Dicas para Iniciantes

Mensagem por acleite »

Complementando...
Nomeie o arquivo com o nome do mapa existente nele.
Por exemplo, se for o Tracksource, renomeie para, TRC1202.img (assumindo que seja versão o Tracksource 12.02) e coloque na pasta Map que criou na raiz do SD.
Se for City Navigator BR 2012.30, pode dar o nome CNBR201230.img
Se for Autoguia 3.04, renomeie para Autoguai304.img
E assim por diante...


Quanto as vozes, como já disse o Thundercel, devem estar no gps já, em todo caso, use o programa WebUpdater da própria Garmin [Link externo oculto para visitantes] para atualizar seu gps.
Ele atualiza inclusive as vozes.
Só certifique-se antes de estar com a bateria carregada.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Avatar do usuário
temporal
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Fev 2012, 18:38

Re: Garmin - Dúvidas e Dicas para Iniciantes

Mensagem por temporal »

Olá Marcio e Alexandre

Obrigada pela atenção e orientação mas, alguma coisa continua errada no meu nuvi - ou comigo tentando acertar o nuvi... :wink: :wink: :wink:

Eu comprei o mapa diretamenta do site da Garmin, baixei no SD Card, foi criado automaticamente o diretório MAP e, nada do bicho reconhecer o mapa do Brasil.

Aí, tentei fazer algumas coisas que li aqui no site:

1) Fiz um backup e exclui o mapa original dos EUA da memória

2) Renomeei o mapa do Brasil para gmapprom.img no diretório MAP do SD Card

3) Liguei o nuvi e nada

4) Então, movi o arquivo gmapprom.img para o diretório SYSTEM na memória do nuvi, onde estava o mapa original

5) Liguei o nuvi e, nada!

Alguma idéia, uma luz, de como posso resolver o problema?

Quanto ao lance das vozes, eu comprei o meu através da Amazon semana passada, enquanto estava em um treinamento em Chicago. Não veio com as vozes em portugues. Tentarei baixar do site.

Agradeço imensamente a ajuda e paciência de vocês.

Abraços

Paula
Paula Temporal
Garmin Nuvi 1490MLT
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Garmin - Dúvidas e Dicas para Iniciantes

Mensagem por Thundercel »

Eu comprei o mapa diretamenta do site da Garmin, baixei no SD Card, foi criado automaticamente o diretório MAP e, nada do bicho reconhecer o mapa do Brasil.
Se adquiriu o mapa no site da garmin observe que junto ao arquivo de mapa acompanha um arquivo de extensão UNL ou GMA. Esse arquivo desloqueia o mapa para uso.
1) Fiz um backup e exclui o mapa original dos EUA da memória
Perfeito procedimento já que não deve utilizar esse mapa normalmente.
2) Renomeei o mapa do Brasil para gmapprom.img no diretório MAP do SD Card
deveria ter renomeado para cnbr2012.40.img, entretanto se for mapa oficial só funciona se com ele estiver junto arquivo UNL ou GMA contendo o serial de desbloqueio do mapa.
4) Então, movi o arquivo gmapprom.img para o diretório SYSTEM na memória do nuvi, onde estava o mapa original
o mapa original só funciona no seu aparelho porque nele existe o serial de desbloqueio para o seu aparelho.
Se renomear o mapa adquirido para outro nome, no caso gmapprom.img, não vai ser reconhecido porque não tem o serial do aparelho.
Alguma idéia, uma luz, de como posso resolver o problema?
Deduzo que adquiriu no site da garmin o mapa city navigator Brasil 2012.40. É isso?
Se sim, qual arquivo baixou no site após ter adquirido? Que nome de arquivo e quantos arquivos.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
temporal
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Fev 2012, 18:38

Re: Garmin - nuvi 1490 LMT carregar mapa

Mensagem por temporal »

Ola Marcio

Obrigada pelo rápido retorno. Já descobri o que houve:

Renomeei o arquivo que baixei da Garmin sem guardar um backup dele e, não haviam arquivos com as extensões UNL e GMA com o arquivo que baixei.

Estou refazendo o download para ver o que acontece e, como habilitei o Windows para exibir hidden files, vamos ver se dessa vez localizo os arquivos que preciso.

Assim que refizer os procedimentos mas, da forma correta, postarei o resultado.

Obrigada mesmo. Sem vc estaria frita.

Abraços
Paula Temporal
Garmin Nuvi 1490MLT
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Re: Garmin - nuvi 1490 LMT carregar mapa

Mensagem por acleite »

Oi Paula,
Se preciso for, me add no MSN que te ajudo online. Assim fica mais fácil...
Apesar que pelas explicações do mestre Thundercel, já deve resolver seu problema.
Se ainda assim não resolver, me chame lá que te ajudo.
Abraços e um ótimo final de semana!
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.