Transferindo mapas do Google Maps para o Garmin

Forum de Mapas para Garmin
Avatar do usuário
rafamage
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 10
Registrado em: 07 Jul 2010, 00:00

Re: Transferindo mapas do Google Maps para o Garmin

Mensagem por rafamage »

Valeu Carlos_EXL e acleite!
Obrigado pelo bizu.
Abraços
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Transferindo mapas do Google Maps para o Garmin

Mensagem por Angelone »

rafamage escreveu:..Segui todos os passos e consegui enviar para o gps (1390t). Apareceu em favoritos o nome da cidade de destino, porém ao fazer a rota ele fez diferente do que havia sido feita no google maps. Voces sabem o motivo? Grato.
O primeiro ponto é que o seu modelo nao suporta rotas, nao sei se já mencionaram anteriormente, mas vc só conseguira enviar POIS (pontos de interesse) e/ou 2 ptos de rota. Independente disso, e aproveitando a deixa, gostaria de deixar constatado o fato, q já havia alertado em posts anteriores: GOOGLE MAPS NÃO TRANSFERE ROTAS PARA GPS algum, Garmin ou xing ling, ponto! O que ele transfere, desde q obedecendo o link indicado pelo JoelSobrinho, são pontos de interesse e, no máximo, 2 (dois) pontos de rota: Origem e Destino (esses, tambem Pois). Por isso quando passamos essa falsa rota para o gps ele vai calcular a seu critério, segundo o roteamento e banco de dados do mapa instalado e segundo as opçoes configuradas no gps pelo usuário (mais curta, mais rápida, ..). Assim de nada adianta escolhermos uma rota no Google Maps, altera-la ou fixa-la com varios "pontos de rota" no computador, pois só serão passados para o gps os pontos de origem e destino, e será muiiiiita coincidencia se a rota determinada no google maps ficar igual a escolhida pelo gps. Os motivos dessa limitaçao seguramente devem estar mais no campo do interesse comercial entre ambas companhias do que no técnico, pois a Garmin teria uma grande vantagem em poder se utilizar do facilimo roteamento, base de mapas e milhoes de acessos do Google Maps, mas pelo jeito nao esta querendo ou podendo pagar o preço pedido, rss... Mas, já podendo passar POIs ajuda muito: sequenciando (por ex, numericamente) aqueles pontos que nos interessam e enviando para o gps, poderemos ou construir uma rota manualmente (nos gps q suportam) arranjando esses pontos ou naveganr de POI a POI (viável em qq modelo de gps), o q pode ser util em viagens, mas nem tanto em trajetos curtos de cidades.
Para qualquer tipo de trajeto (curto ou longo) a unica soluçao on line disponível até o momento, q eu saiba, é a da Mapquest, que usa o o banco de mapas da OSM (Open Street Maps), ainda um pouco limitada em termos de Brasil (mas decente para gdes cidades). Para quem se interessar, pode conferir no tutorial http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=210&t=5756 pois com essa ferramenta on line é possivel fixar uma rota e passa-la para o gps sem que seja alterada, com o mesmo roteamento fácil do google maps. Outra forma é utilizando o Mapsource ou Basecamp da Garmin, mais trabalhoso, mas basta seguir a mesma lógica básica q é fixar pontos chaves de rota no caminho para forçar o gps a segui-la sem "imposição" de outra. . Obviamente o gps tem q suportar o recurso de armazenar rotas..
Editado pela última vez por Angelone em 09 Ago 2012, 11:47, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Carlos_EXL
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 8
Registrado em: 04 Jul 2012, 16:26

Re: Transferindo mapas do Google Maps para o Garmin

Mensagem por Carlos_EXL »

Oi, Angelone, como vai?

Obridado pela informação!

De qq forma, eu nunca estive em busca de "transferência de rotas p/ o aparelho GPS" e sim dos POIs de localização mesmo (que você denomina de waypoints) cujas coordenadas geográficas obtidas via GoogleMaps é que provavelmente são transferidas para os aparelhos.

São justamente os bancos de dados nativos/internos dos aparelhos referente a tais "waypoints" (localizados por palavras-chave, como nome de resort, nome de pousada, nome de restaurante etc.) que tenho achado bastante limitados, em especial no meu 3460LT (conforme já conversamos em outro forum...), a despeito de se tratar de um aparelho recente e bastante caro pra nós no Brasil. Em contratapartida, não conheço nenhum "serviço online" que consiga superar o GoogleMaps nesse quesito (esquecendo as rotas que o Google sugere) - o tal "MapQuest" é bastante semelhante, mas muitos "waypoints brasileiros" que procurei não consegui encontrar embora com facilidade os tenha encontrado no serviço do GoogleMaps (provavelmente porque muitos estabelecimentos comerciais "se cadastram" no banco de dados da Google que funciona em consonância com o sistema de mapas).

Depois de transferido o waypoint p/ o aparelho cada GPS que trace sua rota da forma como foi configurado pelo usuário e de acordo com seu "sistema interno de navegação", como você mesmo mencionou.

Trata-se, apenas, de lançarmos mão de serviços gratuitos disponíveis na Internet p/ complementarmos as lacunas existentes nos sistemas dos nossos aparelhos de GPS (seja de que marca forem e independentemente do custo de cada um)...

O tal "Guia QuatroRodas" que vinha há anos atrás "embutido" em alguns aparelhos (como no meu antigo Mio S555 de 2009, por exemplo) era bastante completo em termos de waypoints, o que não tem se repetido em "versões mais recentes", como a que vem no tal "AutoGuia QuatroRodas p/ Garmins" e nem nos "bancos de dados nativos dos Garmins". O que falta para os usuários brasileiros, portanto, na minha modesta opinião, são sistemas decentes contendo informações de POIs de localização... Por sorte existe o GoogleMaps que, pelo link da versão "não brasileira" ([Link externo oculto para visitantes]) permite a transferência de waypoints pros aparelhos de diversas marcas e modelos.
Abraços,
Carlos_EXL
Angelone escreveu:
rafamage escreveu:..Segui todos os passos e consegui enviar para o gps (1390t). Apareceu em favoritos o nome da cidade de destino, porém ao fazer a rota ele fez diferente do que havia sido feita no google maps. Voces sabem o motivo? Grato.
O primeiro ponto é que o seu modelo nao suporta rotas, nao sei se já mencionaram anteriormente, mas vc só conseguira enviar waypoints. Independente disso, e aproveitando a deixa, gostaria de deixar constatado o fato, q já havia alertado em posts anteriores: GOOGLE MAPS NÃO TRANSFERE ROTAS PARA GPS algum, Garmin ou xing ling, ponto! O que ele transfere, desde q obedecendo o link indicado pelo JoelSobrinho, são pontos de interesse e, no máximo, 2 (dois) pontos de rota: Origem e Destino (esses, tambem waypoints). Por isso quando passamos essa falsa rota para o gps ele vai calcular a seu critério, segundo o roteamento e banco de dados do mapa instalado e segundo as opçoes configuradas no gps pelo usuário (mais curta, mais rápida, ..). Assim de nada adianta escolhermos uma rota no Google Maps, altera-la ou fixa-la com varios "pontos de rota" (waypoints) no computador, pois só serão passados para o gps os pontos de origem e destino, e será muiiiiita coincidencia se a rota determinada no google maps ficar igual a escolhida pelo gps. Os motivos dessa limitaçao seguramente devem estar mais no campo do interesse comercial entre ambas companhias do que no técnico, pois a Garmin teria uma grande vantagem em poder se utilizar do facilimo roteamento, base de mapas e milhoes de acessos do Google Maps, mas pelo jeito nao esta querendo ou podendo pagar o preço pedido, rss... Mas, já podendo passar waypoints ajuda muito: sequenciando (por ex, numericamente) aqueles pontos que nos interessam e enviando para o gps, poderemos ou construir uma rota manualmente (nos gps q suportam) arranjando esses pontos ou navegando de waypoint a waypoint (viável em qq modelo de gps), o q pode ser util em viagens, mas nem tanto em trajetos curtos de cidades.
Para qualquer tipo de trajeto (curto ou longo) a unica soluçao on line disponível até o momento, q eu saiba, é a da Mapquest, que usa o o banco de mapas da OSM (Open Street Maps), ainda um pouco limitada em termos de Brasil (mas decente para gdes cidades). Para quem se interessar, pode conferir no tutorial http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=210&t=5756 pois com essa ferramenta on line é possivel fixar uma rota e passa-la para o gps sem que seja alterada, com o mesmo roteamento fácil do google maps. Outra forma é utilizando o Mapsource ou Basecamp da Garmin, q dá um pouco mais de trabalho, mas com a mesma lógica básica q é fixar pontos chaves de rota no caminho, forçando o gps a segui-la na "marra", sem alternativas. Obviamente o gps tem q suportar o recurso de armazenar rotas..
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Transferindo mapas do Google Maps para o Garmin

Mensagem por Angelone »

Caro Carlos,
Atente para o título do tópico: "Transferindo mapas do Google Maps para o Garmin", ele explicita naturalmente o porque do assunto que tratei no post. POIs geográficos, como ponto de interesse (origem e destino), são indissociáveis do tema. POIs como pontos de rota ou caminho, mesmo nao tendo tanto "interesse", igualmente sao associados a transferencia de rota quando queremos que ela seja a mesma planejada no computador. Nao comparei Google Maps e Mapquest qto a qualidade de POIs disponíveis, simplesmente porque nao interessa ao tema do tópico.
Quanto aos "bancos de dados nativos/internos dos aparelhos referente a tais "waypoints" serem limitados considerando seu aparelho caro, é bom esclarecer que os POIs podem vir incorporados ao banco de dados dos mapas ou acrescentados a vontade pelo usuário. Assim, podemos comprar um gps sem mapa algum e ele continuará com suas qualidades e defeitos inerentes. Quantidade de POIs, roteamento, precisão dos mapas, vai depender do que voce instalar. Como a maioria já vem com mapa, em geral desatualizado, a qualidade do conteudo de dados vai depender do usuário querer e saber atualizar, pois o que nao falta sao sites para baixar pontos de interesse, entre eles o Google Maps.. Os "brinquedos" técnológicos, apesar das facilidades, exigem cada vez mais conhecimentos do usuário, que é obrigado a se informar, pesquisar.. ou contratar alguem para isso.
O mapa que vem com o maior banco de dados de POIs incorporados, e que tem o conteúdo do Guia 4 Rodas, é o Autoguia que diz ter mais de 50.000 pontos de interesse (hoteis, restaurantes, postos, etc..). Para quem prioriza tais informaçoes esse é o mapa, custa apenas 88 reais com atualizaçao por 1 ano, uma pechincha (o City Navigator South America custa 99 dólares e o CN Brasil 49, sem direito a atualizaçao). Tudo isso supondo q se use mapas nao piratas. Obviamente que quem usa piratas nao tem do que e para quem reclamar, já que conseguiu tudo de graça, e muito menos ainda reclamar do aparelho que nao tem nada a ver com peixe, rss.... Por outro lado, tem disponível na net o conjunto de POIs da 4 rodas, pesquise por 4rodas.gpi, que, em teoria, deve funcionar com todos os mapas. Se é suficiente, melhor ou pior do que o Google Maps, convido voce a testar e abrir um tópico a respeito. Com o Autoguia oficial e atualizado (mapa e POIs) é impossível qualquer garmin atual nao ser melhor que os antigos MIOs em termos de pontos de interesse, e também em hardware e software...
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Johriel
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Abr 2013, 12:54

Re: Transferindo mapas do Google Maps para o Garmin

Mensagem por Johriel »

Boa tarde!
Ótima essas dicas, uma pena não servir para Naviextras.
Outras dicas dessas são muito úteis.
Grato.
Atenciosamente,
Johriel Ribeiro Bento.
Grato.
Atenciosamente,

Johriel Ribeiro Bento.
Marcelo_Pizzol
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Mar 2013, 17:39

Re: Transferindo mapas do Google Maps para o Garmin

Mensagem por Marcelo_Pizzol »

Fiz o teste, transferiu o arquivo para o gps garmin, mas realmente não utiliza a rota estipulada no google mapa e sim uma rota encontrada pelo gps, na verdade pra minha aplicação só serviu pra identificar o ponto de destino.
Vamos continuar neste tópico e encontrar uma opção pra nossa necessidade,,,, quem puder nos ajudar, por favor,,,,,
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Transferindo mapas do Google Maps para o Garmin

Mensagem por Angelone »

Atualmente existem alguns aplicativos on e off line que converter as rotas armazenadas no my maps (Meus Lugares0 do Google Maps no padrão Garmin. Farei alguns testes em breve e assim que resolver algumas questões, e se tudo der certo, farei um tutorial.. Realmente é muito mais fácil e prático planejar rotas no Google Maps do que no Basecamp. Entretanto, funcionando bem, e igualmente fácil e prático, é o sistema do Mapquest mencionado em posts anteriores. Pena que o mapa que ele utiliza (Open Street Map) para o Brasil seja algo limitado (mas as grandes cidades estão razoáveis).
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Marcelo_Pizzol
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Mar 2013, 17:39

Re: Transferindo mapas do Google Maps para o Garmin

Mensagem por Marcelo_Pizzol »

Angelone, me desculpe a ignorância no assunto, mas se tenho os pontos de uma rota onde percorri e gravei, esses pontos ainda necessitam de uma mapa completo para que possa ser utilizado? Serão eles, os pontos gravados, que formarão o mapa da minha rota? Imagino que sim, mas ainda tenho minhas dúvidas de como utilizá-los.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Transferindo mapas do Google Maps para o Garmin

Mensagem por Angelone »

Sim, serão os pontos de rota assim que voce ordena-los na sequencia desejada e deixa-los prontos para navegar e para isso é necessário um mapa rodoviário roteável, senão a rota (caminho pretendido a ser navegado) será um conjunto de linhas retas ligando esses pontos. Planejar a ordem desses pontos e sua sequencia, pode ser feita no próprio gps, caso os pontos estejam gravados nele, ou através de programas como o Basecamp e Mapsource, ambos da Garmin. No forum tem muito material sobre o Basecamp. Leia com atençao os posts anteriores desse tópico que vc encontrará as informaçoes necessárias, inclusive se o seu modelo de gps permite importar rotas. Mesmo que nao possa, voce pode navegar para os seus pontos de caminho já gravados (deixe-los, de preferencia, gravados em Favoritos ou Salvo, dependendo do modelo). Aprender os conceitos e manipular o aparelho e lidar com os programas nao se aprende na hora, exige paciencia..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Transferindo mapas do Google Maps para o Garmin

Mensagem por Angelone »

Hoje testei um aplicativo on line do site [Link externo oculto para visitantes] que promete transferir rotas do google maps para gps Garmin e de outras marcas. Fiz várias tentativas de enviar uma rota mais complexa para o meu 3790, com vários pontos de rota para evitar o recalculo do gps, mas nem o gps, nem Basecamp ou Mapsource entenderam como UMA rota, mas sim como várias, ou melhor, como segmentos de rotas com pontos de rota separadamente. Passando direto do navegador o gps trava. Só consegui enviar (pelo Mapsource) depois de dar uma super limpada nessas sub-rotas e apagar os waypoints . Só nao testei com 2 pontos de rota (inicial e final), pois dessa forma nao teria muita utilidade já que o gps pode recalcula a rota de acordo com a sua configuraçao (é bem provável que com somente 2 pontos a rota seja transferida sem problemas). Quem quiser testar com outros modelos de gps talvez tenha sucesso (34xx, 35xx, 24x5 e 25x5), 14xx, 4x5, 7xx, 8xx. Os da série 2300, 2400 e 3700 tem a mesma família de firmware e, portanto, devem ter comportamento semelhante ao do 3790 descrito aqui.
Basicamente o esquema é o seguinte: traçar uma rota no google maps, de preferencia com vários pontos de rota forçando determinado caminho para evitar recalculo pelo gps. Em seguida salvar essa rota em "Meus Lugares" (é necessário uma conta no google, gmail, por exemplo). Em Meus Lugares selecionar a rota, que deve aparecer no mapa, e em seguida no icone de link na parte superior da coluna da esquerda. Na janela que se abre compiar o link completo da primeira linha e colar na pagina do takitwithme ([Link externo oculto para visitantes]). Agradeço se postarem o resultado
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
laraujo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 01 Out 2013, 09:17

Re: Transferindo mapas do Google Maps para o Garmin

Mensagem por laraujo »

joelsobrinho escreveu:Uma das coisas que sempre procuramos fazer eh um estudo de rota antes de uma viagem. Para fazer isto atraves do Roteamento do GPS Garmin eh bem desconfortavel. Assim uma grande parte dos usuarios utilizam o roteamento do Gmaps que eh excelente. Porém na hora de transferir os mapas para o GPS começam os problemas, pois aqui no Brasil este serviço não eh aceito.
Pois bem, ja que não podemos fazer isto no Brasil, façamos isto nos USA!!!! :lol:

1. Primeiro abra o gmap como de costume.
2. Teremos um endereço assim: "http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl", sem as aspas.
3. Observe as letras .br e hl=pt-BR.
4. Altere e deixe assim:"[Link externo oculto para visitantes]", sem as aspas.
5. Pronto, agora faça o roteamento que quizer. Atenção, ficará tudo em ingles.
6. No canto aparecerá uma imagem de uma corrente, ao lado daz impressora.
7. Click na corrente e ira abrir o link de envio. Click em SEND.
8. Vai aparecer uma tela onde esta escrito:Email, Car e GPS.
9. Click em GPS e escolha em Select one : Garmim
10. Conect o seu GPS na USB
11. Click SEND e tenha boa diversão.

Tenha certeza que tenha instalado o Garmin Communicator plugin.
Olá joelsobrinho.
Preciso de uma ajudinha. Sou novo no forum e estou aprendendo com o meu nuvi 3597LMT.
Eu fiz este procedimento e deu tudo certo. Consegui enviar a rota do gmaps para o gps. Mas agora estou com uma dúvida, não sei como usar este caminho. Onde este caminho está gravado no GPS? Como faço para usar direto em "Para onde?"?
Obrigado.

Lucas
Avatar do usuário
joelsobrinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 489
Registrado em: 21 Jan 2010, 23:00

Re: Transferindo mapas do Google Maps para o Garmin

Mensagem por joelsobrinho »

esta em routes ou rotas
laraujo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 01 Out 2013, 09:17

Re: Transferindo mapas do Google Maps para o Garmin

Mensagem por laraujo »

Rotas aonde?
Avatar do usuário
joelsobrinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 489
Registrado em: 21 Jan 2010, 23:00

Re: Transferindo mapas do Google Maps para o Garmin

Mensagem por joelsobrinho »

Laraujo
No GPS tem como vc fazer programação de rotas. Estas rotas ficam armazenadas em um "icone". Não posso falar exatamente qual porque não tenho este modelo.
Mas todos são basicamente iguais.
Localize este ícone e a rota estará lá.
chaser
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 26 Jun 2012, 22:28

Re: Transferindo mapas do Google Maps para o Garmin

Mensagem por chaser »

Pessoal, não sei é só impressão minha, mas a dica deixou de funcionar de repente. Alguém poderia me confirmar isso por favor?

Vlw.

Chen.
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.