Atualizar Garmin 1490t

Forum de Mapas para Garmin
João Paulo B Pilon
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 11 Dez 2011, 20:14

Atualizar Garmin 1490t

Mensagem por João Paulo B Pilon »

Boa Tarde,

Ganhei recentemente um gps garmin 1490 que veio sem o SD do EUA e estou tentando atualiza-lo. É a primeira vez q tenho GPS e estou tendo dificuldades de carregar o mapa do Brasil. Aqui vao algumas duvidas,
Há alguma possibilidade de carregar mapas gratuitamente?!
Existem diferentes mapas compativeis com o aparelho ou tem q ser algum especifico?!
Ao conectar o gps no pc, abriu o arquivo (F:) e nao achei as pasta MAP e nem .system que olhei em outro topico, preciso criar alguma pasta?!
Ao baixar o arquivo, em qual pasta devo colocar esse arquivo?!
Avatar do usuário
lufesc
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 30
Registrado em: 05 Jun 2010, 00:00

Re: Atualizar Garmin 1490t

Mensagem por lufesc »

João Paulo B Pilon escreveu:Boa Tarde,

Ganhei recentemente um gps garmin 1490 que veio sem o SD do EUA e estou tentando atualiza-lo. É a primeira vez q tenho GPS e estou tendo dificuldades de carregar o mapa do Brasil. Aqui vao algumas duvidas,
Há alguma possibilidade de carregar mapas gratuitamente?!
Existem diferentes mapas compativeis com o aparelho ou tem q ser algum especifico?!
Ao conectar o gps no pc, abriu o arquivo (F:) e nao achei as pasta MAP e nem .system que olhei em outro topico, preciso criar alguma pasta?!
Ao baixar o arquivo, em qual pasta devo colocar esse arquivo?!
Você tem que baixar o mapa gratuito em [Link externo oculto para visitantes] e salvar em um micro SD-Card, em razão de que a memória interna do seu GPS não deverá suportar os dois mapas (EUA e Brasil), isto é, Mapas do Brasil e EUA provávelmente terá memória insuficiente. Vou passar umas dicas como você deverá proceder para colocar esses mapas:

1- Deixe o mapa dos EUA na memória interna do seu GPS, caso você queira usar este mapa nos EUA.
2- Baixe o mapa do Brasil no site indicado acima e salve em seu PC;
3- Renomei o arquivo de mapa "gmapsupp.img" para "gmapprom.img"
4- Introduza o Micro SD-Card - tem que ter no minimo 2gb de capacidade - em seu GPS na abertura do lado esquerdo do seu aparelho;
5- Conecte o GPS no seu PC, vá em meu computador e verifique se apareceu o drive do Sd-Card;
6- Vá no drive do Sd-Card e abra uma pasta com nome "Map" em seguida copie o arquivo de mapa do Brasil que você baixou para essa pasta, após este procedimento desconecte o seu GPS do PC;
7- No menu do seu GPS vá em - Ferramentas - Definições - Sistema - Mapas - Info, desmarque a opção do mapa dos EUA, e marque o mapa do Brasil, assim evitará conflitos de mapas.
8- Pronto, você terá o mapa do Brasil inicializado através do Micro SD-Card.

Obs. Veja bem, no seu caso o GPS Garmin 1490T deve ser da serie 1T..; 2T.. ou 3T... os arquivos de Mapas sao armazenados na memória, na pasta (.System), cujos arquivos são: gmapprom.img e os demais mapas gmapprom1.img, gmapprom2.img e assim sucessivamente. E, no cartão SD são armazenados na pasta ( Map ).
Esta pasta (.System) é oculta, para visualizar a pasta você tem que habilitar no Windows a visualização de arquivos ocultos.
Editado pela última vez por lufesc em 12 Dez 2011, 17:56, em um total de 2 vezes.
João Paulo B Pilon
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 11 Dez 2011, 20:14

Re: Atualizar Garmin 1490t

Mensagem por João Paulo B Pilon »

Olá Lufesc,

Primeiramente obrigado pelo passo-a-passo, era disso que eu estava precisando. heheh

Sobre o seu comentário eu nao tenho o SD card, a abertura que vc comentou esta aberta e sem nada dentro. Onde eu consigo comprar o SD card?!

Obrigado,

João Paulo Pilon
Avatar do usuário
lufesc
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 30
Registrado em: 05 Jun 2010, 00:00

Re: Atualizar Garmin 1490t

Mensagem por lufesc »

João Paulo B Pilon escreveu:Olá Lufesc,

Primeiramente obrigado pelo passo-a-passo, era disso que eu estava precisando. heheh

Sobre o seu comentário eu nao tenho o SD card, a abertura que vc comentou esta aberta e sem nada dentro. Onde eu consigo comprar o SD card?!

Obrigado,

João Paulo Pilon
Olá.
Em qualquer loja de informática você encontrará o Micro Sd Card.
João Paulo B Pilon
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 11 Dez 2011, 20:14

Re: Atualizar Garmin 1490t

Mensagem por João Paulo B Pilon »

Olá,

Fiz o passo-a-passo acima e deu tudo certo até calcular uma rota, o gps ate acha as cidades brasileiras e ruas... porem informa q nao foi possivel calcular a rota.
Ao selecionar o mapa do brasil no gps esta TRC-Brasil 11.11!! esse mapa esta certo?!
Renomei o mapa conforme instrução acima, criei a pasta map no dispositivo do SD card e o coloquei dentro da pasta. Não sei o q está acontecendo de errado!! Eu nao tenho e nao instalei o Mapsource, sera q foi esse o problema?!

Att,

João Paulo
Avatar do usuário
lufesc
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 30
Registrado em: 05 Jun 2010, 00:00

Re: Atualizar Garmin 1490t

Mensagem por lufesc »

João Paulo B Pilon escreveu:Olá,

Fiz o passo-a-passo acima e deu tudo certo até calcular uma rota, o gps informa q nao foi possivel carregar a rota.
Ao selecionar o mapa do brasil no gps esta TRC-Brasil 11.11!! esse mapa esta certo?!
Renomei o mapa conforme instrução acima, criei a pasta map no dispositivo do SD card e o coloquei dentro da pasta. Não sei o q está acontecendo de errado!! Eu nao tenho e nao instalei o Mapsource, sera q foi esse o problema?!

Att,

João Paulo
Olá.
1 - O Mapa está correto, é a versão 11.11.
2 - O Mapsource não tem qualquer vinculo obrigatório com o mapa para você navegar com o equipamento.
3 - Ligue o GPS, vá para uma área externa e espere uns 5 ou 10 minutos para ele localizar os satelites, (essa demora só na primeira vez, ou seja, quando ele foi ligado pela ultima vez foi nos EUA, então ele está configurado para os satelites visiveis de lá) depois que ele localizar os satelites, vá em Para Onde - Endereço - Pais - Estado - Cidade - Endereço. A partir dai ele calculará o seu destino conforme o mapa que está armazenado no seu GPS.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Atualizar Garmin 1490t

Mensagem por Thundercel »

João Paulo B Pilon escreveu:porem informa q nao foi possivel calcular a rota
Isso ocorre quando existe alguma descontinuidade de via no mapa que impede o calculo de rota até o destino.
Troque de mapa que o problema não deve ocorrer.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
ftrocio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 28 Abr 2012, 10:59

Re: Atualizar Garmin 1490t

Mensagem por ftrocio »

Boa tarde amigos.

Segui as instruções e me foi muito útil.

Obrigado a todos

Fernando Rocio
Avatar do usuário
lufesc
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 30
Registrado em: 05 Jun 2010, 00:00

Re: Atualizar Garmin 1490t

Mensagem por lufesc »

ftrocio escreveu:Boa tarde amigos.

Segui as instruções e me foi muito útil.

Obrigado a todos

Fernando Rocio
Olá Fernando.

Faça um bom proveito do novo brinquedinho.

Estamos aqui prontos para ajudá-lo no que for possível.

Um abraço.
Marco Passamani
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 28
Registrado em: 18 Mar 2014, 10:06

Re: Atualizar Garmin 1490t

Mensagem por Marco Passamani »

Boa tarde. Primeiramente, peço desculpas por reviver um post antigo, mas tentei atualizar o mapa, conforme descrito neste post, mas quando clico em localizar endereço aparece uma mensagem dizendo: nenhum mapa de dados disponível. Entrando em ferramentas>configurações>mapa>informações, aparece somente o mapa americano. Antes de postar aqui, tentei encontrar a solução por 2 horas, tentando várias coisas, mas nada funciona. Já criei a pasta map no SD, na raiz, dentro da pasta garmin do sd, praticamente tudo já tentei, e nada de resolver. O que eu estaria fazendo de errado?
Avatar do usuário
magnumsoft
Administrador
Administrador
Mensagens: 3255
Registrado em: 14 Jun 2010, 00:00

Re: Atualizar Garmin 1490t

Mensagem por magnumsoft »

Faça um teste:

Crie uma pasta de nome Map na raiz do SD Card.
Copie para dentro desta pasta o mapa que você quer instalar.
Renomeie este mapa para gmapsupp.img e teste... caso continue não funcionando apague o .img e deixe apenas: gmapsupp
Magnum Som e GPS. Piracicaba SP.
(19) 3434-7534
magnumsom@hotmail.com
Marco Passamani
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 28
Registrado em: 18 Mar 2014, 10:06

Re: Atualizar Garmin 1490t

Mensagem por Marco Passamani »

magnumsoft escreveu:Faça um teste:

Crie uma pasta de nome Map na raiz do SD Card.
Copie para dentro desta pasta o mapa que você quer instalar.
Renomeie este mapa para gmapsupp.img e teste... caso continue não funcionando apague o .img e deixe apenas: gmapsupp
Infelizmente não deu certo. O mais estranho é que salvei até mesmo por cima do mapa antigo, mantendo o mesmo nome e nem assim funcionou. Será que baixei o mapa errado? Fiz o download deste: gmapsupp_typ_v1402 no site [Link externo oculto para visitantes], na opção cartão SD.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Atualizar Garmin 1490t

Mensagem por Thundercel »

Prezado Marco,
existem reportes de alguns usuários de que estão perdendo a busca por endereço quando empregando o mapa TRC do Tracksource.

A administração técnica do Tracksource reportou que identificou erro quando da compilação e que corrigirão para a nova versão.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Marco Passamani
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 28
Registrado em: 18 Mar 2014, 10:06

Re: Atualizar Garmin 1490t

Mensagem por Marco Passamani »

Thundercel escreveu:Prezado Marco,
existem reportes de alguns usuários de que estão perdendo a busca por endereço quando empregando o mapa TRC do Tracksource.

A administração técnica do Tracksource reportou que identificou erro quando da compilação e que corrigirão para a nova versão.
Mas não seria o caso de, mesmo com este problema, o referido mapa não teria de aparecer na lista dos mapas instalados?
Avatar do usuário
magnumsoft
Administrador
Administrador
Mensagens: 3255
Registrado em: 14 Jun 2010, 00:00

Re: Atualizar Garmin 1490t

Mensagem por magnumsoft »

Acabei de baixar o mapa: Cartão SD pelo Torrent - versão 14.02 e tamanho - 351.12
E está funcionando perfeitamente.
O arquivo baixado tem o nome: gmapsupp_v1402
Depois de descompactado será criado um arquivo de imagem com o nome: gmapsupp de tamanho 456.080 KB

Formate seu SD Card.
Crie uma pasta de nome: Map
Copie para dentro desta pasta o arquivo descompactado que indiquei acima.
Magnum Som e GPS. Piracicaba SP.
(19) 3434-7534
magnumsom@hotmail.com
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.