problema de leitura mapa garmin 255

Forum de Mapas para Garmin
Responder
Marceloamveiga
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Nov 2011, 03:03

problema de leitura mapa garmin 255

Mensagem por Marceloamveiga »

Caros Amigos,

Peço ajuda de quem possa me dar uma luz, sobre um problema que estou tendo para usar um mapa mais atual no meu garmin 255. Atualmente tenho na memória interna do meu garmin made in USA o mapa CN North America NT 2011.31 e gostaria de rodar um mais atual que já esta baixado e desbloqueado, o CN North America NT 2012.20 no meu cartão sd, porém ele não lê. Meu primo tem um garmin 1490 que tem um combo de três mapas do Brasil e ainda o CN North America NT2012.20, que no GPS dele lê normalmente mas para nossa surpresa no meu Garmin 255 ele não lê mapa algum, somente um mapa original BRASIL NT 2011.30. Lembro ainda que renomeamos o mapa para gmapsupp.img e não lê nada, ele ainda botou uma pasta de POI no cartão que também não aparece os dados de radares, somente aparece o ícone no GPS, mas encontra-se vazio. Caso alguém possa me ajudar favor entrar em contato pelo forum ou pelo e-mail odontomarceloveiga@hotmail.com

Marcelo Veiga
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: problema de leitura mapa garmin 255

Mensagem por Thundercel »

Marcelo,
esse mapa CNNA desatualizado que esta na memoria interna do seu nuvi 255 se encontra em arquivo gmapprom, dentro da pasta Garmin.

Se o mapa atual não estiver desbloqueado ele não vai rodar, mesmo que renomeie o arquivo dele para gmapprom e o insira na memoria interna do GPS. No cartão o sistema não reconhece esse nome de arquivo e por isso, se for colocado no cartão, deve ser renomeado para gmapsupp e colocado dentro da pasta Garmin ( Sd Card:\Garmin\gmapsupp.img ).

Se o CNNA do seu primo estiver bloqueado ele só pode ser lido pelo GPS dele e não em outro GPS.

A pasta POI no cartão deve ser criada para o 255 dentro da pasta Garmin ( SD Card:\Garmin\Poi\ ). Se não colocar dessa forma os arquivos de alerta em formato GPI não serão reconhecidos pelo sistema.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Marceloamveiga
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Nov 2011, 03:03

Re: problema de leitura mapa garmin 255

Mensagem por Marceloamveiga »

Caro Thundercel,

Obrigado pela informação, nós tinhamos criado o nome do Sd como Garmin e colocado o mapa gmappsup.img solto no cartão, desta forma o GPS 1490 leu normalmente mas o GPS 255 não, e após a sua ajuda criamos uma pasta Garmin e inserimos o mapa dentro dela bem como uma subpasta POI, assim o GPS leu normalmente tanto o mapa quanto o POI.
É importante deixar claro aos colegas do forum que apesar de se tratar de 2 GPS Garmins as vezes a configuração de leitura de mapas é diferente, e espero que outras pessoas através desta minha dúvida esclarescida sirva para solucionar düvidas quanto a leitura de mapas nos GPS Garmin 255.

Obrigado!
MarceloVeiga
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: problema de leitura mapa garmin 255

Mensagem por Thundercel »

Marcelo,
o reconhecimento de arquivos de mapa no garmin variam de modelos inferiores a 1XXX e nesses e superiores a esses.

Os modelos superiores a 1XXX, no caso o 1490, tem vantagem porque eles aceitam varios mapas erm arquivos diferentes carregados no Sd Card. Eles aceitam o mapa nomeado no arquivo com o nome dele mesmo. Ex. CNSA_2012.30.img
Já os modelos abaixo de 1XXX, só aceitam no cartão arquivo de mapa nomeado gmapsupp.img. Por essa razão que aqueles utilizadores que tem esse modelo se valem do "combo" citado por voce e que a maioria denomina "pacotão". Na verdade esse "combo" são mapas unidos pelo programa gmaptool em um unico arquivo gmapsupp.

Os modelos acima de 1XXX reconhecem o arquivo de mapa se carregado no cartão dentro da pasta Map ou pasta Garmin, tanto faz.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.