Problema com a instalação de mapas

Forum de Mapas para Garmin
Avatar do usuário
almor2907
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 37
Registrado em: 31 Jul 2011, 23:16

Problema com a instalação de mapas

Mensagem por almor2907 »

Boa noite! Esse é meu primeiro post no forum, acabei de me registrar e caso eu cometa algum erro na colocação do mesmo, desde já peço desculpas. Também sou novato na utilização de GPSs.

Adquiri recentemente um GPS Garmin Nuvi 1300. O mesmo está funcionando muito bem. Instalei o mapa do Brasil da Tracksource, radares, todos os Pois, etc. Tudo funcionando redondo.

Fiz também o upgrade do City Navigator North America NT 2012.10, Lower 49 States - Map+P, Apr 11
Código: AXXUPHPE
Código de desbloqueio: UZDVYJ8P7HVALM44RMQJJDHZ9
Data do Desbloqueio: July 27, 2011
Também funcionando corretamente. Aparece na memória do GPS

Meu problema está no seguinte. Nesse mesmo dia comprei por US 9,99 no site da Garmin (o GPS está registrado no mesmo) o mapa.
cityXplorer™ South America - Rio de Janeiro, Brazil
Código de desbloqueio: F8J8NWASETMRSP3ZDGGZGNJLR
Data do Desbloqueio: July 28, 2011


Bem instalei o mesmo através do site e quando desconectei o GPS do computador aparece a mensagem: "não foi possível desbloquear o mapa" e o mesmo nem aparece na memória do GPS.
Verifiquei que ele foi instalado corretamente na pasta map do GPS. Bem, apaguei os mapas e instalei no cartão de memória, também foi instalado corretamente, criou a pasta map no cartão, etc. No cartão está já está instalado o mapa do Brasil do tracksource na pasta garmin. Também não funcionou, dá o mesmo erro quando ligo o GPS.

Apagando esse mapas (os arquivos instalados) a mensagem de erro desaparece e o funcionamento dele é normal. O problema é só com esse tal de cityXplorer mesmo. Acho que joguei dinheiro fora adquirindo essse mapa. Ainda bem que não foi caro.

Os arquivos que são instalados são:
RiodeJaneiro_2012_20.gma (Arquivo GMA)
RiodeJaneiro_2012_20 (Arquivo de Imagem do Disco)
RiodeJaneiro_2012_20 (Arquivo UNL)

Já pesquisei pela internet inteira, em sites nacionais e internacionais, tentei algumas sugestões, mas nada deu certo.

Escrevi para a Garmin e recebi o seguinte email como resposta:

Thank you for contacting Garmin International.

I'll be more than happy to assist you.

There are several reasons you may receive the message "Can't Unlock Maps" on your nuvi or zumo device. Please answer the following questions:

Can you press OK and get to the Where To/View map screen?
Did you load maps to the unit using the MapSource or MapInstall program?
Did you load maps to an SD data card?

If the answer to any of the above questions is yes, please follow the steps below to clear the "Can't Unlock Maps" message:

Remove SD card from unit, if applicable.
Plug the unit into your computer with a compatible USB cable.
Open MyComputer/Computer icon. (Mac users skip this step.)
Right-Click on the Garmin drive and select Open. (Mac users can locate the Garmin drive mounted on the Desktop.)
Open the Garmin folder.1
Locate a file named gmapsupp.img
Right-Click and delete file named gmapsupp.img
Empty the Recycle Bin on your PC or the Trash on your Mac
Safely disconnect your unit from your computer to see if the "Can't Unlock Maps" message is gone.

1On nuvi 1300, open the Map folder instead.

If the gmapsupp.img file does not appear in the Garmin folder, or if the answer to all three questions at the beginning of this article is "no," please create an unlock file for the device by following the steps outlined in the following article: [Link externo oculto para visitantes]}

Please reply with any other questions.

With Best Regards,
Ariel Ro.


Essas soluções também não deram resultado.

Será que alguém aqui do fórum sabe como resolver esse problema?
Desculpe pelo post longo, mas queria fazer a pergunta o mais completa possível.

Ficarei imensamente agradecido de alguém puder me ajudar, :D

Abraços,

Achilles
Achilles
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Problema com a instalação de mapas

Mensagem por Thundercel »

Particularmente não me simpatizo com o mapa CityXplorer porque ele tem uma area de abrangência. Geralmente compreende uma só cidade.

É um mapa local, se vc estiver usando o CityXplorer Rio de Janeiro e sair desta cidade e não tiver outro mapa, vai ficar na mão.

Prefiro utilizar o CityNavigator que em sendo de mesma verão é igual ao CityXplorer com a diferença que no CityXplorer temos informações adicionais para o modo pedestre. Ele fornece horarios de onibus, rotas a serem seguidas a pé, etc. Só isso.

Se adquiriu o mapa e está acusando mapabloqueado isso se deve a que o sistema não está reconhecendo a chave de desbloqueio dele.

Inseriu voce a chave em arquivo de mesmo nome do mapa, mas em formato UNL?
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
almor2907
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 37
Registrado em: 31 Jul 2011, 23:16

Re: Problema com a instalação de mapas

Mensagem por almor2907 »

Olá Thundercel,

Primeiramente muito obrigado pela resposta.

Como expliquei sou novato nessa história de GPS e estou utilizando como mapa principal o TRC-Brasil - Tracksource. Já veio instalado no GPS o mapa CN Brazil NT 2011.20. Esse é o CityNavigator a que você se referiu?

O CityXplorer me pareceu interessante justamente por isso, se algum dia eu precisar ir a algum lugar que não conheça e sem carro, me pareceu atraente ele me guiar indicando que ônibus, metro utilizar, em que estações saltar, etc. Supondo é claro, que funcione tão bem assim.

O CityNavigator é equivalente ao TRC-Brasil? Partindo do princípio que usarei o GPS na maior parte do tempo de carro mesmo, qual o melhor mapa a ser usado?

Você me pergunta: "Inseriu voce a chave em arquivo de mesmo nome do mapa, mas em formato UNL?"

Como eu disse, quando instalo o mapa através do site da Garmin no cartão SD, é criada a pasta Map no cartão e três arquivos são instalados:
RiodeJaneiro_2012_20.gma (Arquivo GMA)
RiodeJaneiro_2012_20 (Arquivo de Imagem do Disco)
RiodeJaneiro_2012_20 (Arquivo UNL)

Sendo assim o arquivo UNL é instalado, mas eu não inseri o mesmo. Já o abri e verifiquei que a chave do produto está lá, mesmo assim continua bloqueado.

Você acha melhor deixar para lá a instalação desse mapa e dar o dinheiro como perdido?
Alguma outra sugestão?

Mais uma vez obrigado.

Abraços,

Achilles
Achilles
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Problema com a instalação de mapas

Mensagem por Thundercel »

O City Navigator Brasil é equivalente ao TRC Brasil, entretanto esses mapas estão nas versões 2012.20 e 11.07. O seu City de versão 2011.20 está bastante desatualizado.

A chave de desbloqueio do mapa (arquivo UNL) é vinculada ao ID do aparelho ou do SD card. Se ela foi adquirida para o aparelho não funcionara estando o mapa no SD card e vice-versa.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
almor2907
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 37
Registrado em: 31 Jul 2011, 23:16

Re: Problema com a instalação de mapas

Mensagem por almor2907 »

Marcio,

Mais uma vez obrigado. Já atualizei a versão do TRC Brasil que é o que estou usando. Acho que não conseguirei atualizar o CityNavigator já que o mesmo veio instalado no GPS.

Acho que não conseguirei desbloquear esse CityXplorer então, né?
Você sabe me dizer onde acho o ID do SD card?

Obrigado,

Achilles
Achilles
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Problema com a instalação de mapas

Mensagem por Thundercel »

marcelo123456,
no proprio GPS estando o SD Card nele identifica voce o ID do cartão.

Para isso mantenha pressionado o icone da bateria até entrar na tela de informações e verificação de sistema. Nessa tela vá clicando em Seguinte até chegar na tela de informação do cartão (data card test page). Nela verá o numero serial do cartão, o ID dele.

Me envia esse seu mapa em formato IMG que corrijo o problema para voce ( thundercel@gpsinfo.com.br )
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
almor2907
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 37
Registrado em: 31 Jul 2011, 23:16

Re: Problema com a instalação de mapas

Mensagem por almor2907 »

Olá,

Já enviei o arquivo a você.
Compactei para diminuí-lo, são 5,7 MB

Muito obrigado, espero que consiga solucionar o problema.

Abraços,

Achilles
Achilles
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Problema com a instalação de mapas

Mensagem por Thundercel »

Achilles,
já enviei de volta com as instruções.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
almor2907
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 37
Registrado em: 31 Jul 2011, 23:16

Re: Problema com a instalação de mapas

Mensagem por almor2907 »

Márcio,

Houve algum erro, pois eu não recebi nenhum email seu.
Se incomodaria de mandá-lo novamente?
Para não haver dúvidas meu email é almor67@uol.com.br

Muito obrigado,
Achilles
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Problema com a instalação de mapas

Mensagem por Thundercel »

Reencaminhado com outro email.

De qualquer forma verifique a caixa de spam.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
almor2907
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 37
Registrado em: 31 Jul 2011, 23:16

Re: Problema com a instalação de mapas

Mensagem por almor2907 »

Marcio,

Não tenho palavras para agradecer... :D
Acabei recebendo os dois emails, o primeiro veio atrasado.
Funcionou sem problemas.

Já vi que você é um mestre no assunto GPS.

Valeu!

Abraços,
Achilles
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
almor2907
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 37
Registrado em: 31 Jul 2011, 23:16

Re: Problema com a instalação de mapas

Mensagem por almor2907 »

Marcio,

Infelizmente o mapa não está funcionando como deveria. Pelo menos não aparecem informações de linhas de ônibus, metro, etc. Se eu traço uma rota no modo pedestre ele manda eu fazê-la a pé, como nos outros mapas.

Reparei uma coisa....acho que na tela em que eu escolho a opção automóvel, pedestre ou ciclista quando estou com o mapa cityXplorer ativo deveria aparecer dessa forma...

Imagem

O que eu quero dizer é que aparece a opção pedestre sem essa frase: "powered by cityXplorer"

Mais alguma sugestão?

Eu estava achando que finalmente ele funcionaria bem... :(

Abraços,
Achilles
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Problema com a instalação de mapas

Mensagem por Thundercel »

Prezado Achilles,
nunca experimentei o CityXplorer porque o que sei é que ele é igual ao City Navigator de mesma versão.

Se observar em Inf mapa no seu GPS verá que o CityXplorer está sendo reconhecido pelo seu GPS como tal. Para isso navegue por: Ferram / Definições / mapa / Inf mapa
Lá identificará o mapa city navigator south america / (1) cityxplorer - Rio de Janeiro
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
almor2907
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 37
Registrado em: 31 Jul 2011, 23:16

Re: Problema com a instalação de mapas

Mensagem por almor2907 »

Muito obrigado Marcio! :D

Abraços,
Achilles
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
joelsobrinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 489
Registrado em: 21 Jan 2010, 23:00

Re: Problema com a instalação de mapas

Mensagem por joelsobrinho »

Almor67,
Li todo o seu post a respeito do CityXplorer. Vc o tem usado? Estou curioso para saber se em modo pedestre ele trabalhka em 3D e se tb lista os pontos turístico da cidade em foco.
Agradeço as informações.
Joel
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.