Garmin Nuvi 1490T carregar mapa do Brasil

Forum de Mapas para Garmin
Avatar do usuário
ks500
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 4
Registrado em: 30 Jul 2009, 00:00

Garmin Nuvi 1490T carregar mapa do Brasil

Mensagem por ks500 »

Desculpa se estiver postando no tópico errado... adquiri recentemente um Garmin 1490t nos EUA e estou com dificuldades de por o mapa Brasil eu tenho aqui o arquivo gmapsupp 2011.40 desbloqueado que uso em outro dois garmin que tenho. Mas no 1490 não vai.. já pus na memória interna dentro da pasta garmin e nada, na raiz e no cartão Tb nada... alguém poderia me dar uma luz???
Obrigado
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Garmin Nuvi 1490T carregar mapa do Brasil

Mensagem por Thundercel »

Prezado ks500,
em Nuvi 1XXX / 2XXX e 3XXX - Carregamento Mapas é explicado como carregar mapas no seu modelo de GPS.

Ele reconhece o mapa se instalado dentro da pasta MAP criada na raiz da memoria interna ou raiz do SD Card.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Rodrigo Raymundo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 20
Registrado em: 13 Jun 2011, 22:53

Re: Garmin Nuvi 1490T carregar mapa do Brasil

Mensagem por Rodrigo Raymundo »

Bom dia Thundercel.
Possuo um aparelho Garmin 285w e acabei de comprar um outro aparelho Garmin no modelo 1490T, e a dúvida é o seguinte:
No 285w a visualização do mapa, quando há uma distancia longa do proximo ponto de mudança de direnção, se afasta mostrando uma imagem ampla do mapa, sendo que ao ir se aproximando do ponto de mudança de direção a imagem obviamente vai se aproximando mostrando detalhes do percurso para realizar a manobra. Já no modelo 1490T a imagem do mapa permanece aproximada, independentemente da distancia do ponto de mudança de direção, sem mostrar uma imagem ampla do mapa quando se está distante do ponto de mudança de direção do trajeto a ser percorrido. Ja tentei configurar o aparelho, no entanto, não encontrei forma de faze-lo realizar esta operação. Tem algum modo de realizar configurações neste sentido.
Espero que tenha me fazido entender. Desde já agradeço pela atenção
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Garmin Nuvi 1490T carregar mapa do Brasil

Mensagem por Thundercel »

Se fez entender sim e confesso que não sei onde habilitar e desabilitar isso. Acredito que não tenha como.
Deveria ser no modo Mapa.
Ferram. / definições / mapa
Adquiri recentemente um 1490T e ele deve chegar hoje. Com ele na mão poderei ver as diferenças para os outros modelos de nuvi que disponho.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Rodrigo Raymundo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 20
Registrado em: 13 Jun 2011, 22:53

Re: Garmin Nuvi 1490T carregar mapa do Brasil

Mensagem por Rodrigo Raymundo »

Então, engraçado que no modelo 285w o modo de configuração de mapa é o mesmo do 1490T, deixei a configuração da mesma maneira nos dois aparelho e no mesmo trajeto a visualização do mapa no 285w se torna ampla e no 1490T permanece estática não proporcionando a mesma visualização. Espero que não seja defeito do aparelho pois ele é bem legal, fico no aguardo de sua análise em seu aparelho para elucidação desta dúvida.
Avatar do usuário
Quinca
Moderador
Moderador
Mensagens: 670
Registrado em: 01 Jun 2010, 00:00

Re: Garmin Nuvi 1490T carregar mapa do Brasil

Mensagem por Quinca »

Rodrigo, Boa Tarde.

Eu tenho um Nuvi 1490T, e ele se comporta exatamente como você descreveu o 285. Quando a próxima manobra está longe, a imagem se afasta, retornando aos detalhes quando se aproxima do ponto de conversão. Claro que você pode, a qualquer momento, alterar isso utilizando-se dos botões de zoom que ficam quase transparentes na direita superior do mapa.

Mas se você está dizendo que o seu Nuvi 1490T não está fazendo isso, não será apenas uma questão de atualização via WebUpdater? Porque me lembro que essa peculiaridade só "apareceu" no meu de uns tempos para cá. Antes não tinha... e eu já tenho ele há mais de ano.

Abs.
Rodrigo Raymundo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 20
Registrado em: 13 Jun 2011, 22:53

Re: Garmin Nuvi 1490T carregar mapa do Brasil

Mensagem por Rodrigo Raymundo »

Boa tarde Quinca.

Fiz a Atualização de Software e a versão atual é a 5.40. A versão do mapa que utilizo em um cartão de memória é o CN South America NT 2012.20.

Como adquiri aparelho a poucos dias, estava olhando a memória interna e fiz uma limpa naquela unidade, apagando as explicaçoes de ajuda e vozes em outros idiomas. "Fiz render" a memória e estava pensando em colocar o arquivo do mapa (.img) na pasta Garmin, da mesma forma que está no meu aparelho 285w.

Espero que funcione, depois que a gente acostuma com o comportamento do GPS é chato de mudar, não que isso deprecie o aparelho, pois como ja disse ele é bem legal.

Alias, será que ja existe provedor de informações de trafego via digital para recepção na antena FM ?
Avatar do usuário
Quinca
Moderador
Moderador
Mensagens: 670
Registrado em: 01 Jun 2010, 00:00

Re: Garmin Nuvi 1490T carregar mapa do Brasil

Mensagem por Quinca »

Rodrigo,

Quanto ao alojamento do arquivo de mapa, o ideal é deixá-lo no cartão. Evite, de toda forma, ficar intervindo na memória interna do aparelho, para preservá-la de possíveis "acidentes".

Optando por deixar o arquivo de mapa no cartão, deixe-o com a nomenclatura "gmapsupp.img" dentro de uma pasta GARMIN a ser criada na raiz do cartão, ou na pasta MAP (igualmente a ser criada), aí com qualquer nome - desde que a extensão do arquivo seja obrigatóriamente ".img".

Optando (não recomendável) por deixar na memória interna, aloje o arquivo na pasta MAP a ser criada (se já não existir) na raíz. Não na pasta GARMIN.

Quanto ao "Traffic", já existem algumas cidades onde ele funciona, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Estão na fila Curitiba, Salvador, Porto Alegre pelo que andei lendo. Mas tem um detalhe: Mesmo que o Nuvi 1490T seja compatível e tenha o cabo c/antena (GTM25)apropriado, por enquanto ele não funcionará no Brasil. Aqui, diferentemente dos EUA, o serviço "Traffic" não é "assinado", propiciando a quem assina a inserção de códigos que habilitem a recepção. No Brasil o serviço por enquanto é grátis, MAS apenas para alguns modelos específicos que a Garmin comercializa aqui. E o Nuvi 1490T não é um deles.

Abs.
Rodrigo Raymundo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 20
Registrado em: 13 Jun 2011, 22:53

Re: Garmin Nuvi 1490T carregar mapa do Brasil

Mensagem por Rodrigo Raymundo »

Quinca,

Obrigado pela dica a respeito do alojamento do mapa na memória interna, ja ia fazer besteira aqui.

Espero que o comportamento do aparelho, quanto a aproximação e a visão mais ampla do mapa, mude como ocorreu com o seu GPS.

Quanto a recepção de trafego pela antena FM, é mais um recurso que o Brasil ainda não pode usufruir. Mesmo fenômeno, acredito eu, pelo que andei lendo aqui no site, acontece com o "lane assist". Mas paciencia, da mesma forma que os limites de velocidade de determinadas ruas e rodovias, hoje, aparecem no visor, estes recursos um dia aqui chegarão.

Estou muito satisfeito em poder tirar minhas dúvidas aqui com vocês.

Abraço.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Garmin Nuvi 1490T carregar mapa do Brasil

Mensagem por Thundercel »

Rodrigo,
o FM Traffic para Garmin já está funcionando em SP, RJ e BH.

Comprei mais o 1490T por causa disso. Resido no RJ e quero testar.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Rodrigo Raymundo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 20
Registrado em: 13 Jun 2011, 22:53

Re: Garmin Nuvi 1490T carregar mapa do Brasil

Mensagem por Rodrigo Raymundo »

Thudercel

Qual é o procedimento para ativar o FM Traffic no Garmin 140T ?

Você tem alguma previsão ou infomação a respeito do sistema "lane assist" sobre sua implantação aqui no Brasil?

Muito obrigado, abraço.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Garmin Nuvi 1490T carregar mapa do Brasil

Mensagem por Thundercel »

Rodrigo,
infelizmente o serviço é assinado e não podemos aqui divulgar como utiliza-lo.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Rodrigo Raymundo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 20
Registrado em: 13 Jun 2011, 22:53

Re: Garmin Nuvi 1490T carregar mapa do Brasil

Mensagem por Rodrigo Raymundo »

Thundercel

Onde se adquire esta assinatura? Provavelmente é um serviço cobrado para se adquirir a chave de acesso.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Garmin Nuvi 1490T carregar mapa do Brasil

Mensagem por Thundercel »

Não tenho certeza, mas pelo que ouvi eles estão vinculando a assinatura a compra de aparelho a preço exorbitante.
Não compre!
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Re: Garmin Nuvi 1490T carregar mapa do Brasil

Mensagem por acleite »

No Brasil, ao contrário de outros países, a Garmin NÃO vende assinatura do FM Traffic.
Ela já vem inserida de fábrica e somente em dois modelos vendidos por aqui. (1300LT e 1410LT, ambos vem com o cabo GTM26)
Isso significa que mesmo que se tenha outro modelo compatível com a função FM e este tenha o cabo receptor de FM Traffic (GTM), NÃO vai funcionar por aqui.
A menos que se consiga esta assinatura e se coloque a mesma no receptor. (o GTM, que pode ser 25, 26 ou o 35)
Ou então que a Garmin comece a vender assinaturas por aqui.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.