Nuvi 205 carregar mapas

Forum de Mapas para Garmin
Responder
Avatar do usuário
msfmmartins
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 16 Jul 2010, 00:00

Nuvi 205 carregar mapas

Mensagem por msfmmartins »

Bom dia a todos!!
Queria uma ajuda dos experts do forum. Ja procurei em quase todo forum, e não consigui achar a resposta. Não sei se vou conseguir me expressar bem, mas vamos la:
Tenho um 205 da Garmin, instalei os 3 mapas no cartão sd (City Navigator Brazil 2011.20,TRC Brasil 10.07, AutoGuia 2.25); li em varios foruns q em certas regiões, um mapa é melhor q o outro.

Sei que existe dentro da programação do gps, um caminho q faz a marcação de cada mapa, sendo ele: Ferramenta-->Definições-->Mapa-->Inf. Mapa. Só que consigo visualizar nesse caminho somente o mapa CN Brazil NT 20011.10 [1] ALL.

OBS:Dentro do cartao sd possui os arquivos: GMAPSUPP.IMG, GMAPSUPP.GMA, GMAPSUPP.UNL, gmapsupp1.img (CNBRNT_2011.20, com 196.200KB), gmapsupp2.img (TRC Brasil 10.07 com 222.820KB) e gmapsupp3.img (AutoGuia 2.25 com 171.956 KB).
Na memoria interna possui: gmapbmap.img, gmapbmap.sum, gmaptz.img, gmaptz.sum, GUPDATE.GCD, alem dos outros, q acho q não interessa para essa duvida.
Os arquivos gmapbmap1 2 3 foram nomeados devido as dicas do forum.

Os arquivos q estão na memoria interna: gmapbmap.img, gmapbmap.sum, gmaptz.img, gmaptz.sum, GUPDATE.GCD, alem dos outros, sao originais, ja vieram na memoria do aparelho quando comprei. Os arquivos GMAPSUPP.IMG, GMAPSUPP.GMA, GMAPSUPP.UNL no cartão sd, encontram-se na mesma condição acima tambem.
Alem disso, tenho um backup de todos os arquivos no meu pc.

Sera q ta faltando algum arquivo para visualizar os outros tres?
Sera q tem algum arquivo demais?
sera q tenho q reinstalar os arquivos ?
O q eu estou fazendo de errado para não aparecer os tres mapas no caminho acima citado?
Desde ja agradeço, e parabenizo a iniciativa da criaçõa do forum.

Att, Marcelo Martins
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Mensagem por acleite »

Oi Marcelo,
Sugiro que você use o pacote de mapas que é apenas um arquivo. (gmapsupp.img) e contém os 3 mapas.
Os firmwares mais novos não aceitam gmapsupp1, 2 e 3. Principalmente no cartão. Aliás, no cartão acho que nem antes ele aceitava...
Se não quiser baixar o pacote, você pode criar um com os mapas que já tem aí.
Para isso use o programa gmaptool.
Veja como proceder AQUI
Um abraço
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Marcelo,

complementando o dito pelo acleite.

No cartão as séries nuvi de 2XX a 8XX só aceitam arquivo de mapa de nome gmapsupp.img. Os de série 1XXX aceitam mapa com qualquer nome, mas na extensão IMG.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
msfmmartins
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 16 Jul 2010, 00:00

Mensagem por msfmmartins »

Agradeço Thundercel e acleite pela ajuda q vcs deram. E ja estou usando o mapa feito pelo programa gmaptool unindo os tres q citei acima.
Sou do Rio de Janeiro e utilizo muito o mapa em todo estado (estradas, cidadezinhas, alem da capital). Vcs me recomendariam a união de mais mapas, ou a retirada de algum?

Desculpe minha insistencia e ignorancia. E no caso de ter os mapas no GPS, separados, como por exemplo , o video postado no Youtube por GilvamCarvalho, segue o link:
[Link externo oculto para visitantes].
Não existe nenhuma maneira mesmo de colacar mais de 1 mapa no meu 205? Isso é questão de sistema do fabricante? Caso negativo, poderia me explicar se não for demais. Pode colocar o link do forum q terei o maior prazer em ler.

Agradeço outra vez a ajuda, paciencia e iniciativa de vcs. E peço desculpas qq chateação.
Att, Marcelo
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Marcelo,

também sou do RJ e desenvolvedor de mapas para TrackSource.
Aficcionado por essa tecnologia disponho de 4 GPS nuvi ficando uma loucura em meu parabrisa porém de grande utilidade no teste que faço dos mapas para Garmin. Com eles posso testar simultaneamente os 3 mapas e ainda me dar o luxo de em um deles ter o mapa mais atualizado TrackSource para o estado do Rio de Janeiro que não é o TRC BRASIL e sim o TRC RJ.

Como você já deve saber cada mapa se apresenta melhor em determinada região, mas para o RJ lhe afirmo que o TrackSource é o melhor, por enquanto. O inconveniente dele é que ainda não contempla numeração de porta, mas que por meio de comandos podemos anular essa deficiência.

O seu 205 tem memória interna de 2 GB e ele comporta tranquilamente mapas se você ainda não retirou dele o mapa que veio com o aparelho que é o CNNA ( City Navigator North América). Esse mapa ocupa aproximadamente 1,2 GB da memoria interna e na grande maioria das vezes encontra-se desatualizado o que nos induz a retira-lo do aparelho.
Esse mapa esta no arquivo gmapprom.img

Retirando o mapa americano da memoria interna poderá você colocar no lugar dele o mapa do Brasil Cnbr 2011.20 em arquivo nomeado gmapprom.img

Ainda terá espaço suficiente para colocar outro mapa na memoria interna que podera ser o TRC BRASIL 10.07 ou AutoGuia 2.25. Esse novo mapa deve ser nomeado gmapsupp.IMG

Já no cartão, dentro da pasta Garmin nele, pode colocar o que sobrou (TRC ou AutoGuia) em arquivo gmapsupp.img

[]s
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
acleite
Administrador
Administrador
Mensagens: 1424
Registrado em: 04 Dez 2009, 23:00

Mensagem por acleite »

Como bem disse o Thundercel, você pode colocar mais mapas de acordo com o que ele explicou.
Porém, eu não aconselho a ficar mexendo com a memória interna toda hora para ficar atualizando mapas.
Nào me canso de falar isso pois já vi vários nüvis travados por conta de mapas corrompidos na memória interna. E quando ele trava você perde o acesso aos arquivos não tendo como apagar os mesmos da memória interna. No cartão é só retirar o mesmo e colocar num leitor de cartões que o PC lê numa boa.
Os meus 3 mapas só uso no cartão (num pacote), bem como os POIs de viagem ou alertas.
O aviso ta dado, agora você decide o que achar melhor.
Um abraço!
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Avatar do usuário
msfmmartins
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 16 Jul 2010, 00:00

Mensagem por msfmmartins »

Agradeço novamente a Thundercel e acleite pela ajuda q vcs deram.
Att, Marcelo Martins
mauricioalan32
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 13 Out 2011, 08:28

Re: Nuvi 205 carregar mapas

Mensagem por mauricioalan32 »

Pessoal, como faço para remover o mapa city navigator north america no meu nuvi 205w? pretendo usar somente o city brazil e o trc...

abss
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Nuvi 205 carregar mapas

Mensagem por Thundercel »

mauricioalan32,
se ninguem retirou, na memoria interna do GPS, dentro da pasta Garmin, tem o arquivo de nome gmapprom.img. É nesse arquivo que se encontra o mapa americano.
Se tiver também o arquivo gmapprom.sum pode retirar junto com o anterior.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
mauricioalan32
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 13 Out 2011, 08:28

Re: Nuvi 205 carregar mapas

Mensagem por mauricioalan32 »

Brigadao Marcio!

Um forte abraço!
Avatar do usuário
fdruck
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Mar 2010, 00:00

Re: Nuvi 205 carregar mapas

Mensagem por fdruck »

Olá amigos. Eu vou aos USA no próximo fevereiro e baixei um mapa de lá atualizado, pelo menos até agora, GARMIN USA NT 2012.10 e após a descompactação, o mapa resultante foi um gmapsupp.img.

Fiquei com algumas duvidas sobre a instalação no meu nuvi 205

1. Já tenho o mapa Brasil na memória do aparelho com esse mesmo nome. Eu resolvi trocar o nome para gmapprom.img, tirar o arquivo de mesmo nome que veio originalmente instalado e copiá-lo para a memória interna. Essa operação está correta?

2. Li numa das respostas que dá para fazer um pacote de mapas. Não entendi bem...todos eles com o mesmo nome, no caso gmapsupp.img? Se isso é possível, como fazer?

3. Se eu instalar o mapa USA 2012.10 gmapsupp.img no cartão de memória não vao dar conflito com o instalado no aparelho?

Abraços

Fernando
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Nuvi 205 carregar mapas

Mensagem por Thundercel »

fdruck,
essa versão de mapa para os USA já foi ultrapassada pela versão City Navigator® North America NT 2012.20
1. Já tenho o mapa Brasil na memória do aparelho com esse mesmo nome. Eu resolvi trocar o nome para gmapprom.img, tirar o arquivo de mesmo nome que veio originalmente instalado e copiá-lo para a memória interna. Essa operação está correta?
O arquivo de mesmo nome que veio originalmente instalado na memoria interna é o mapa dos USA ou da Europa, dependendo de onde foi fabricado o aparelho. Pode tranquilamente substituir o que lá está pelo contendo o mapa atualizado.
2. Li numa das respostas que dá para fazer um pacote de mapas. Não entendi bem...todos eles com o mesmo nome, no caso gmapsupp.img? Se isso é possível, como fazer?
Sim é possível empregando-se o programa gmaptool descrito em GMapTool v059a - Unindo arquivos .IMG (gmasupp.img)
3. Se eu instalar o mapa USA 2012.10 gmapsupp.img no cartão de memória não vao dar conflito com o instalado no aparelho?
Sim e por isso é recomendado se ter instalado no cartão ou na memoria interna o mapa de um país em uma unica versão e em um só lugar.
Agora pode ter voce no cartão um mapa em arquivo gmapsupp.img e na memoria interna mapa diferente (outro provedor) em mesmo nome dede arquivo gmapsupp.img. Essa situação não dá conflito.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
fdruck
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Mar 2010, 00:00

Re: Nuvi 205 carregar mapas

Mensagem por fdruck »

Muito obrigado pela atenção. Abraços
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.