Exportar IMG para o MapSource

Forum de Mapas para Garmin
Avatar do usuário
bagemed
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 24 Ago 2010, 00:00

Mensagem por bagemed »

Olá pessoal!

Fiz todos os passos citados porem quando vou abrir o Instal aparece uma janela de DOS pedindo para dar enter.
Após dar enter aparece a mensagem: C:\Program Files\cGPSmapper não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes
File missing: mapset.img, aborting install

Alguem saberia me ajudar?
Muito obrigado!
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

bagemed,
no gmaptoll deve você indicar onde está o exe do cgpamapper.
Isso se encontra selecionando a aba "options"
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
bagemed
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 24 Ago 2010, 00:00

Mensagem por bagemed »

Muito obrigado Thundercel...agora deu certo!!!!
Avatar do usuário
maxperdigao
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 12 Nov 2010, 23:00

Mensagem por maxperdigao »

No meu caso é uma mapa dos EUA, Canadá e México da Garmin. Pelo que entendi o procedimento vale pra qualquer mapa.

Fiz tudo conforme foi explicado, inclusive encontrei os valores corretos para FID e PID. Roda tudo corretamente sem pedir senha ou dar erro algum. Mas quando abro o MapSource não encontro o arquivo com o mapa que deveria ter sido criado...

Um detalhe que pode ser importante: "- Se tudo correr bem, vai aparecer uma tela em DOS pedindo para você teclar ENTER e depois informando que foi concluído". Quando essa tela é aberta, ela fica preta e depois de um tempo some sozinha, não pede para dar enter. Na sequencia ele cvolta para o GmapTool mas sem dar nenhuma mensagem de errro.

Qual a extensão do arquivo que o MapSource deve encontrar?

Obrigado!
roger_sorocaba escreveu:Olá Marcio,

Ficou feliz se eu puder ajudar (e a todos que contribuem) para retribuir o quanto eu já aprendi com a ajuda de vocês.

Eu segui este mesmo procedimento que você passou. Vou tentar detalhar um pouco mais:

** The only tools you need are GMapTool and cgpsmapper.exe
- Baixei estes 2 programas de links do forum Noeman GPS (se precisar, passo por aqui os links);
- Instalei os 2 e usei o "remédio" que vem compactado junto;

*** 1. Run the GMapTool.exe
*** 2. Hit "Add Files" and add the "gmapprom.img" file
- Executei o GMapTool e clicando no botão "Add Files", selecionei o arquivo .img;

*** 2.5. Under the "options" tab tell it the location of cgpsmapper.exe
- Após selecionar o arquivo .img, a aba "options" fica habilitada para clicar;
- Na última linha da pagina, informe a pasta onde o programa "cGPSMapper" foi instalado (use o botão "..." para facilitar);

*** 3. Click on "Split" at the top.
- Na sequencia, clique na Aba "Split";

*** 4. Select the directory where you want to save it
- Na primeira linha, informe o local onde você quer salvar os mapas para serem importados pelo MapSource;

*** 5. Make sure that "Create" is set to "files for mapsource"
- No listbox "create", logo abaixo da linha onde os mapas serão salvos, selecione "files to Mapsource";

*** 6. Make sure there is a tick in "compile map preview"
- Deixe marcado o checkbox "compile map preview";

*** 7. Mapset name is "xxxxxxxxxx map"
- No campo "MapSet name", escreva um nome para o mapa (eu usei "Autoguia_2_15");

*** 8. Tick "set mapset FID"
- Deixe marcado o checkbox "set mapset FID";

*** 9. FID is xx and PID is x
- Eu "chutei" os números e coloquei FID = 22 e PID = 2;

*** 10. Click on "split all".
- Clicar no botão "Split all";

*** 11. Wait until it is done, should take a couple of minutes.
- Se tudo correr bem, vai aparecer uma tela em DOS pedindo para você teclar ENTER e depois informando que foi concluído;
- Se caso aparecer uma tela pedindo para você o usuário e chave ou algo parecido, é por que o "remédio" do cGPSMapper" não foi bem executado. No meu caso aconteceu isto, refiz a instalação do "remédio" e funcionou.

*** 12. Close GmapTool.exe
*** 13. Open the directory from step 4.
*** 13.5 (added) Copy all the file just created in the directory you want to use like map folder (for example C:/garmi/mapname)
*** 14. In that folder Locate install.bat and run it.
- Aí é só finalizar o programa GmapTools, entrar na pasta onde os arquivos foram salvos e executar o arquivo "Install.Bat" para que os mapas apareceram no MapSource quando você abri-lo;
- Existe também o arquivo "unistall.bat" que retira o mapa do MapSource (usei e funcionou);

Considerações finais: Não sei se errei em algo, mas o pesquisa de endereços fica desabilitada. Fora este "problema" aparentemente o mapa fica igual aos outros, inclusive é possível localizar lugares próximos (POI´s).

Caso precisarem de maiores informações, é só comentarem....
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Prezado maxperdigao,
o processo cria uma pasta contendo varios arquivos IMG e 2 arquivos BAT.
Os arquivos BAT que são importantes. UM é install e o outro é uninstall.
Após o processo comentado aqui deve você ir na pasta, clicar no Install.bat, aparece a janela do DOS, nela responda sim e deixei completar a instalação do mapa.
Só apos isso poderá abrir o mapa no MapSource.
Fez isso?
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
maxperdigao
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 12 Nov 2010, 23:00

Mensagem por maxperdigao »

Oi Márcio, fiz sim. Já tentei várias vezes. Desistalei usando o uninstall e repeti o procedimento. O que não tentei ainda foi desistalar tudo, inclusive o MapSource e recomeçar do zero. Só acho estranho porque ao contrário do que o pessoal reporta, o meu não dá erro ou pede senha em nenhum momento do procedimento.

Outro detalhe, no processo de criação/conversão do mapa, dei o nome US_CA_MX , mas não encontro nenhum arquivo com esse nome. Deveria ter um?

Abraço e obrigado.
Thundercel escreveu:Prezado maxperdigao,
o processo cria uma pasta contendo varios arquivos IMG e 2 arquivos BAT.
Os arquivos BAT que são importantes. UM é install e o outro é uninstall.
Após o processo comentado aqui deve você ir na pasta, clicar no Install.bat, aparece a janela do DOS, nela responda sim e deixei completar a instalação do mapa.
Só apos isso poderá abrir o mapa no MapSource.
Fez isso?
Garmin - GPSmap 62s
[Link externo oculto para visitantes]
Avatar do usuário
maxperdigao
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 12 Nov 2010, 23:00

Mensagem por maxperdigao »

Na base da fuçação encontrei o problema, pelo menos espero ter encontrado :D

No MapSource, menu: Exibir > Ir para o produto > "selecionar o mapa convertido". Feito isso, no meu apareceu um quadro amarelo, fazendo zoom ou usando as opções de busca, os detalhes começam aparecer. Isso pode ser uma pré-configuração dessa versão do MapSource. Agora que tá funcionando, daqui a pouco aparecerão novas dúvidas...rsrs

Abs a todos e espero que isso ajude mais alguém! :D
Garmin - GPSmap 62s
[Link externo oculto para visitantes]
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

maxperdigao,

cada desenvolvedor de mapa configura quando da compilação que detalhes do mapa devem aparecer a partir de determinado nivel de zoom.

Cada mapa tem uma configuração.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
okinaua
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 07 Mai 2009, 00:00

Re: Exportar IMG para o MapSource

Mensagem por okinaua »

tentei com 2 mapas, informei o PID e FID com descrito no Info do GMap Tool, instalei e ate ai tudo bem, quando vou no mapsource e seleciono o mapa ele esta completamente em branco. oque será que eu to errando??
jpgon

Re: Exportar IMG para o MapSource

Mensagem por jpgon »

okinaua,
bom dia..

Qual o seu dispositivo GPS Garmin???
Atualmente não é necessário o uso do Mapsource, dependendo do equipamento.
O BaseCamp é o programa atual disponibilizado gratuitamente pela Garmin.
E os novos dispositivos tem configuração para receberem os mapas .img (compilados e prontos para uso).
Abs
S
Avatar do usuário
okinaua
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 07 Mai 2009, 00:00

Re: Exportar IMG para o MapSource

Mensagem por okinaua »

Ola jpgon. Eu consigo inserir os img unlock normalmente em meus dispositivos. Eu estava seguindo o tutorial para tentar adicionar o img ao mapsource mesmo. Apenas para vizualizar meus pontos e rotas sobre o mapa. Mais vou instalar os mapas para mapsource mesmo. Mais fácil. De qualquer forma te agradeço a atenção.
Com esse negocio de cada mapa ter um tipo de compilação vai ficar dificil .
jpgon

Re: Exportar IMG para o MapSource

Mensagem por jpgon »

okinaua,
Boa noite.

Não me lembro de ter consigo visualizar mapa com extensão .img no Mapsource.
Faço estas visualizações utilizando o BaseCamp, atualmente na versão 4.2.3, disponibilizada em out 2013.
O Mapsource foi descontinuado pela Garmin desde outubro de 2010 na versão 6.16.3.
Instale o BaseCamp em seu computador.
Depois ligue seu dispositivo GPS via caso USB ao seu computador.
Acione o BaseCamp e ele reconhecerá o GPS e os mapas .img instalados nele.
Verifique.
abs
Avatar do usuário
okinaua
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 07 Mai 2009, 00:00

Re: Exportar IMG para o MapSource

Mensagem por okinaua »

OK, fazendo isso agora!
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.