Etrex 30 20 10 Reparar botão

Forum do Software de Navegação Garmin
Responder
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Etrex 30 20 10 Reparar botão

Mensagem por Angelone »

Uma fraqueza tipica dos Etrex, e também de muitos outros modelos de gps outdoor da Garmin, são os botões de acionamento. Como se pode ver nas fotos eles são compostos de um pino de borracha semi rígida que é colada em uma membrana de borracha que envolve a lateral do aparelho. Essa membrana é incorporada ao "case" frontal do aparelho e nao tem como troca-la (somente a tampa frontal, caso consiga). Quando resseca, devido ao uso e fragilidade do material, o pino de borracha se descola da membrana de borracha, que se degrada ou rasga, podendo danificar o acionador na placa do gps, como mostrado em uma das fotos.
O problema pode acontecer inesperadamente, por exemplo, no meio de uma trilha na mata, como ocorreu comigo: o pino interno de borracha simplesmente se soltou, apesar da membrana externa de borracha estar intacta. Estava sozinho na mata e fora da trilha, então, por necessidade, tive que rasgar a borracha e acionar o botão interno da placa mãe com um pequeno galho. A consequencia foi que danifiquei também o micro botão de acionamento da placa :( mas pelo menos encontrei o caminho que procurava (aí me dei conta da importância de um backup). Esse botão fisico também é delicado nos Etrex e se desmonta com facilidade quando o pino de borracha é pressionado fora de posiçao. Para troca-lo é necessário um cuidadoso trabalho em estação de solda, pois a parte interna do botão tem uma fina membrana plástica que derrete facilmente com o calor. Para conseguir o botão só através de alguma sucata de placa de etrex 10, 20 ou 30, pois a Garmin nao vende separadamente, infelizmente. Se mandar reparar na Garmin eles simplesmente vão trocar a placa inteira a um custo proibitivo.
No caso dos botões de borracha da carcaça, oficialmente nao tem reparo segundo a Garmin, simplesmente ela será trocada por outra carcaça frontal (front case).
O objetivo desse tópico é mostrar que é possível reparar o botão/case em muitos casos, e também prevenir esse problema aplicando um selante flexível e resistente para preencher as laterais entre o pino de borracha e o case. Dessa forma o pino de borracha ficará firmemente preso ao conjunto resolvendo o risco de ruptura da membrana de borracha e de danificar o botão da placa mãe, além do que aumenta o nivel de impermeabilização do gps. Para proteger os botões desses modelos, existe também uma membrana de borracha que envolve toda a lateral encobrindo os botões, que ajudará na preservação dos mesmo. Procure no eBay ou, se tiver sorte, no Mercado Livre.
O selante que tenho usado é o ORBI, no caso o ORBIBLACK (tem outras cores), da Orbi Quimica, um selante neutro preto, resistente a altas temperaturas, normalmente utilizado para substituir juntas de diversos tipos, é encontrada em auto-peças de automóveis. O fabricante indica 24 horas para secagem completa, mas espero pelo menos uns 3 dias. Depois de aplicado não faça nenhum movimento no botão até a secagem completa, fica perfeito, super aderente e mantém a flexibilidade. Aplique tendo o cuidado de preencher todo o espaço lateral onde fica o pino de borracha, eliminando eventuais bolhas internas de ar. Passados uns 15 minutos da secagem superficial, limpe os excessos laterais para melhorar o acabamento.
Para abrir os Etrex é necessário uma chave Torque numero 7 e outra Philips pequena para soltar a placa.
Essa solução é ideal para todos os modelos com o mesmo tipo de arquitetura, caso dos Oregons (2xx, 4xx, 5xx, 6xx, 7xx).

Seguem fotos auto-explicativas:

Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Quando a borracha externa foi bem danificada, o resultado estético nao é bom, mas o aparelho fica plenamente utilizavel:

Imagem



Imagem


Imagem
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Re: Etrex 30 20 10 Reparar botão

Mensagem por soares.fabio »

Muito boa a dica Angelone, vlw por compartilhar. O meu já já iniciei os procedimentos de envio para a Garmin, mas se o preço for incompatível, ou mesmo que faça lá, certeza que farei esse reforço nele, pois me parece extremamente necessário.
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Re: Etrex 30 20 10 Reparar botão

Mensagem por soares.fabio »

Angelone, quais as suas impressões do GPS Garmin Etrex Touch 35? Ele tem a mesma deficiência nos botões?
Dependendo do valor do orçamento da garmin para o conserto do meu oregon 650, talvez seja mais viável adquirir um etrex touch 35.
Abraço,
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Etrex 30 20 10 Reparar botão

Mensagem por Angelone »

Fábio, eu ainda nao tive contato pessoal com o Etrex Touch 35, mas com certeza ele é inferior a série Oregon 600/650 em vários aspectos.
Diria, com quase certeza absoluta, que ele também tem a fragilidade dos botões, que esta presente em TODOS os garmin outdoors que manuseei, incluindo os Oregons da série antiga, de 200 a 550. Então, qualquer um desses necessitaria do reforço extra que sugeri, foi o que fiz com o meu Oregon 600 (q usei só uma vez) e os Etrex 30 q tenho e tive.
Por sinal, comprei um Garmin Epix (relogio gps) para servir de backup para um dos meus gps outdoor (Oregon ou Etrex). Por esse motivo devo vender um dos dois, mas acho mais provável o Oregon 600 que esta novo, pois o Etrex esta com o case bem feio.
Enfim, se realmente nao compensar o conserto do seu Oregon 650 e voce pensar em outro, considere o 600 (igual ao 650, mas sem camera).. podemos conversar, inclusive na possibilidade de pegar o seu no estado que esta, como parte de pagto.
abs
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
soares.fabio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Jun 2014, 14:43

Re: Etrex 30 20 10 Reparar botão

Mensagem por soares.fabio »

Boa tarde Angelone!
Compreendo, no caso, eu pensei no etrex como um backup, e não compensando o conserto na pela garmin, eu pretendo dar um jeito de consertar o oregon 650, mesmo ficando esteticamente feio, minha intenção é ficar com os dois. Estava realmente pensando também no oregon 600, pois o preço dele é praticamente o mesmo do etrex touch 35. Qual a memoria do seu oregon 600? pois vi duas informações sobre ele, 1,5GB e 4GB, fiquei na dúvida.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Etrex 30 20 10 Reparar botão

Mensagem por Angelone »

soares.fabio escreveu:Boa tarde Angelone!
Compreendo, no caso, eu pensei no etrex como um backup, e não compensando o conserto na pela garmin, eu pretendo dar um jeito de consertar o oregon 650, mesmo ficando esteticamente feio, minha intenção é ficar com os dois. Estava realmente pensando também no oregon 600, pois o preço dele é praticamente o mesmo do etrex touch 35. Qual a memoria do seu oregon 600? pois vi duas informações sobre ele, 1,5GB e 4GB, fiquei na dúvida.
Nem tinha me dado conta, mas o Oregon 600 tem somente, exatos, 1.919.992.176 bytes (= 1,78 GB), realmente menos q os 4 GB do Touch 35 e Etrex 30x. Comparando com o Touch 35, o oregon 600 tem tela de 3" contra 2,6" e maior resoluçao, 240x400 pixels versus 160x240 do Touch 35, quase o dobro. O processamento é consideravelmente mais rápido nos Oregons, arrasta mapas sem lags, calcula rota melhor, mais fácil para digitar/editar waypoints, etc.. Os Etrex de botão são muito bons, mas bem lentos. Se o Touch tiver o mesmo processador, nao recomendo.. A memória interna é usada basicamente para o sistema operacional, nao é recomendada para armazenar mapas, POIs (pontos de interesse) e dados pessoais, pois se algum desses arquivos é corrompido o gps fica inacessivel, nem USB consegue acessajá -lo.. Um cartão de memoria de bom tamanho, rapido e confiáve, usado como memória externa, l é muito mais seguro..
Como disse antes, ainda nao decidi qual vou vender e deixar de backup. Na realidade comprei um Garmin Epix e um Fenix 3, ambos servem para treinamento (corrida, nataçao, bike, etc..) e navegaçao, mas o Epix suporta mapas, é touch, etc.., um gps completo. Vou experimentar e decidir o que fazer..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
tiagorcortes
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Ago 2017, 15:11

Re: Etrex 30 20 10 Reparar botão

Mensagem por tiagorcortes »

Angelone,

gostaria apenas de agradecer o seu post! Fiz exatamente como vc orientou e meu etrex 20 voltou a funcionar perfeitamente. Eu tinha entrado em contato com a Garmin no Brasil e só para eles fazerem o orçamento já cobrariam valor de 150 reais. Para trocar a carcaça da frente eles estimaram em 350 reais o conserto. Gastei apenas 7,40 reais no selante de silicone orbiblack e resolvi o problema! Ótimo tutorial! Recomendo a todos! Aliás, recomendo que fortaleçam preventivamente os botões antes que ele fure!

Valeu!!!
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Etrex 30 20 10 Reparar botão

Mensagem por Angelone »

A assistencia oficial da Garmin do Brasil é pura exploração, lamentável! Bom saber que o tutorial tem sido utilizado.. Lembrando é que válido para praticamente todos os gps outdoor da Garmin, todos tem as mesmas fraquezas internas nos botões, então vale a pena reforça-los antes que se rompam..
Existe a venda um kit com borracha lateral para os Etrex que deve melhorar bem a aparencia dos mais degradados e proteger também os conservados. Pretendo comprar uma na primeira oportunidade. Pelo valor dificilmente será taxado. Basta ter paciencia e esperar mais de 30 dias para a entrega.. Tem outros kits com protetor de tela mais a borracha, basta procurar..
[Link externo oculto para visitantes]
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
heberthribeiro
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 08 Dez 2017, 03:37

Re: Etrex 30 20 10 Reparar botão

Mensagem por heberthribeiro »

Excelente dica.
O meu perdeu a tecla do zoom inferior. Vou tentar utilizar uma tecla inteiriça feita com Durepox, moldando através de uma pressão contra um saco plástico contra o buraco da tecla (o plástico foi para não grudar dentro do GPS).
luciano.queiroz
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Out 2019, 07:38

Re: Etrex 30 20 10 Reparar botão

Mensagem por luciano.queiroz »

Valeu Angelone.. Conversamos no Mundo Fotografico e você me indicou essa postagem aqui.

Estava com receio porque havia perdido a parte interna do botão, que aciona a placa. Mas por sorte ao fazer uma limpeza no carro achei o botãozinho antes de passar o aspirador de pó.

Enfim, fiz o mesmo procedimento e resolvi o problema do meu Oregon 600 !! Valeu por compartilhar a informação!!

tem as fotos aí: [Link externo oculto para visitantes]
ds3k
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 09 Dez 2020, 21:33

Re: Etrex 30 20 10 Reparar botão

Mensagem por ds3k »

Amigos, não encontrei o OrbiBlack.
Comprei o Adesivo à base de silicone 12B-20 PRETO ThreeBond / Alta performance, cura rápida, não coorosivo
FLANGES,VEDAÇÃO DE ÁGUA E ÓLEO.

Este produto também pode ser usado para o mesmo fim?
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Etrex 30 20 10 Reparar botão

Mensagem por Angelone »

Olá, a princípio pode sim! Apenas faça um teste preliminar com qq outro objeto e verifique se mantem a flexibilidade depois de curado. Provavelmente deve manter e tudo indica q resolve tambem..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.