Falha - Rota do Basecamp para Planej. viajem no 3597LM

Forum do Software de Navegação Garmin
Responder
DjalmaRusso
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 13
Registrado em: 08 Jul 2012, 10:44

Falha - Rota do Basecamp para Planej. viajem no 3597LM

Mensagem por DjalmaRusso »

Pessoal

Não consigo enviar rotas feitas no Basecamp para o 3597LM. Na verdade no software BaseCamp indica que a rota foi enviada, mas no GPS fica aquele sinal de processando ( um circulo rodando) e a rota não aparece. Quando crio uma Rota pelo GPS em APLICATIVOS/PLANEJ. VIAGEM ai a rota fica ativa.

Pesquisei aqui no Forum e não encontrei nada parecido para me ajudar.

Ja fiz o procedimento abaixo que vi aqui no forum, mas não deu certo.

"Obs: outra forma de resetar (método 2) é através da pagina oculta Diagnostic Page: apertando o canto superior da tela do Volume por 3 segundos aparece a página Diagnostic Page. Na sequencia clicar no primeiro item, "Clear all user data", mas esse método de reset tambem nao apaga os dados da memoria Não Volátil, onde ficam alguns dados que podem estar corrompidos quando o gps apresenta problemas.
Assim, para um Master reset completo (método 3) faça assim: a partir da página do Diagnostic Page, clicar em Developer Info/Nonvol Statistics e a partir do menu do canto superior esquerdo, clicar em Clear NonVol (limpar memória nao volátil). Dessa forma, de fato, o gps voltara para o padrão de configuraçao de fábrica.. "


Um detalhe importante que talvez esteja causando o problema, mas não sei resolver.

A memória interna do meu GPS esta bem cheia, devido as atualizações dos mapas ate então estarem sendo feita nessa memoria . Comprei uma memoria externa de 8GB classe10 mas não sei como colocar os mapas Garmim nela para desocupar a memoria interna.

Se alguém puder ajudar, ficaria muito grato.

Obrigado
DjalmaRusso
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 13
Registrado em: 08 Jul 2012, 10:44

Re: Falha - Rota do Basecamp para Planej. viajem no 3597LM

Mensagem por DjalmaRusso »

Pessoal

Consegui resolver parcialmente o problema da transferência da rota via Basecamp apenas desinstalando e reinstalando o Basecamp do meu PC. Agora a transferência ocorre normalmente, porem quando tento transferir algumas rotas Off-road criadas no Basecamp a mensagem "Não foi possível salvar a rota xxxxxx" aparece no GPS

Estou criando rotas Offroad a partir do Basecamp visando fazer uma expedição de jipe na Serra da Canastra MG, portanto, se alguém puder me ajudar quanto o motivo da mensagem citada, ficaria muito grato.

Estou editando as rotas no Basecamp com a ultima versão do mapa TrackSouce, inclusive é a mesma versão que esta instalada no cartão de memoria do GPS e selecionada em configuração/Mapas do GPS

Muito obrigado
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Falha - Rota do Basecamp para Planej. viajem no 3597LM

Mensagem por Angelone »

O ideal é evitar a transferencia de rotas off-road para o gps, pois mesmo ele estando configurado para rotas off-road tambem, assim como deve estar o Basecamp, ele sempre ira calcular o caminho entre 2 ou mais pontos, no caso, linha reta ligando os pontos, ou seja, para uma rota longa e tortuosa teria que ter uma quantidade enorme de pontos, que também tem limite no gps, creio q mil pontos, no máximo.
A melhor soluçao SERIA traçar trilhas/caminhos no mapa do computador (Basecamp) e transferir para o gps, mas os Nuvis da Garmin nao suportam esse recurso, somente versões Outdoor. Então a saída é traçar (ou importar tracks) no Basecamp, salvar no formato .gpx e a partir dai, com outro programa, transformar esses arquivos em imagem para serem lidos como mapas transparentes pelo gps, dessa forma o 3597 e outros Nuvis lerão normalmente o arquivo. O arquivo deve ser colocado na pasta Map do gps ou cartao (se nao tiver a pasta crie uma) e vai aparecer na relaçao de mapas na configuraçao, junto aos demais, onde deverá ser habilitado como os outros. Como ele deve ter sido compilado originalmente como mapa transparente, deverá aparecer sobreposto ao mapa padrão (Tracksource, etc..) e poderá ser navegado normalmente.
Vários aplicativos fazem a conversao de tracks gpx para img Garmin, o mais simples e facil de usar é o gpx2img, procure no Google.Tem a versao gratuita e a paga, mas barata. Nao se esqueça de deixar habilitada a opção Transparente..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
DjalmaRusso
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 13
Registrado em: 08 Jul 2012, 10:44

Re: Falha - Rota do Basecamp para Planej. viajem no 3597LM

Mensagem por DjalmaRusso »

Muito obrigado pela resposta.

Inclusive foi exatamente o que vc disse sobre criar uma rota off road com muitos pontos. Fiz o teste e o gps aceitou a transferência, mas foi bem trabalhoso para fazer a rota.

Creio que a opção do arquivo .img vai ser o mais adequado. Vou fazer e depois informo aqui o resultado.

Muito grato!!!!!!
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Falha - Rota do Basecamp para Planej. viajem no 3597LM

Mensagem por Thundercel »

Sugiro que comece a empregar o [Link externo oculto para visitantes]

Pode voce nele incluir as estradas que desejar e, consequentemente, utilizar em seu GPS o mapa COCARDL BR, que emprega a base de dados do openstreetmap.

Como exemplo, nos forneça qualquer arquivo de tracklog que tenha que incluiremos na base de dados do openstreetmap e, consequentemente, no mapa COCARDL BR, tornando a via daquele tracklog roteavel no gps.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
DjalmaRusso
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 13
Registrado em: 08 Jul 2012, 10:44

Re: Falha - Rota do Basecamp para Planej. viajem no 3597LM

Mensagem por DjalmaRusso »

Thundercel

Já me cadastrei no site openstreetmap.

Eu devo enviar os tracklogs através do site openstreetmap ou simplesmente envia-lo a vc por email, por exemplo, para que vc insira no banco de dados do projeto?

Uma duvida. Para eu conseguir usar os tracklogs (Offroad) no meu Nuvi 3597 imagino que o formato deva ser .IMG. É isso mesmo? Como devo proceder?

Muito Obrigado
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Falha - Rota do Basecamp para Planej. viajem no 3597LM

Mensagem por Thundercel »

Eu devo enviar os tracklogs através do site openstreetmap ou simplesmente envia-lo a vc por email, por exemplo, para que vc insira no banco de dados do projeto?
Se me enviar por email eu mesmo vou editar o mapa OSM e incluir as vias constantes no tracklog e que não estão no mapa.
Depois envio o tracklog para a base OSM.
Uma duvida. Para eu conseguir usar os tracklogs (Offroad) no meu Nuvi 3597 imagino que o formato deva ser .IMG. É isso mesmo? Como devo proceder?
Os tracklogs permanecem no GPS em registro de viagem e pode na configuração "mostrar Registros de Viagem" observar por onde passou e seguir a indicação visualmente, sem roteamento.

Para ter roteamento não basta o tracklog estar no formato IMG. Ele deve ser tratado como mapa a ser reconhecido pelo garmin e esse processo não é tão simples como imagina. Na NET encontra voce inumeros turoriais ensinando como criar um mapa para garmin.

Para ter roteamento deve o tracklog estar contido no mapa empregado para navegação e por essa razão que sugeri me passar o tracklog que edito o mapa OSM e nele incluo as vias OFF ROAD contidas no tracklog a também as inexistentes no mapa para chegar a elas. Com isso terá no mapa COCAR BR essas vias e roteamento por elas.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
DjalmaRusso
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 13
Registrado em: 08 Jul 2012, 10:44

Re: Falha - Rota do Basecamp para Planej. viajem no 3597LM

Mensagem por DjalmaRusso »

Thundercel

Vou enviar os tracklog pra vc.

Agora, como faço para visualizar tracklogs no Nuvi 3597 se os mesmos não foram gerados a partir do meu GPS, que é o meu caso. Recebi arquivos GPX de um amigo, editei alguns detalhes no Basecamp e gostaria de usar esses Tracks no meu GPS Nuvi3597, porem, não consegui fazer isso e a informação que obtive foi que os Nuvis rodoviários não teriam essa funcionalidade, ou seja, eles mostram apenas os trackslogs gerados a partir do GPS, não Tracks gerados externamente, por exemplo via Basecamp. É isso mesmo? Dai veio a informação que a maneira mais usual seria transformar os Traklogs .GPX em .IMG para conseguir visualizar os caminhos no GPS 3597. Poderia, por favor, me esclarecer essas duvidas?
Muito obrigado
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Falha - Rota do Basecamp para Planej. viajem no 3597LM

Mensagem por Thundercel »

Desconheço como visualizar esse tipo de tracklog no garmin.

Só conheço gerar um mapa com aquele tracklog, mas para se gerar esse mapa, como citei, o processo não é tão simples porque requer parametros extras além do tracklog.

Se alguem souber que existe outra maneira estou pronto a aprender.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Falha - Rota do Basecamp para Planej. viajem no 3597LM

Mensagem por Angelone »

@Djalma, como disse anteriormente, os gps Garmin rodoviários nao tem suporte para tracklogs importados (.gpx), o caminho viável é transforma-los em vetor img, o mesmo padrão dos mapas suportados por esse tipo de gps. Já os gps Garmin outdoors (Etrex, Oregons..) suportam normalmente importaçao/exportaçao de tracks e também navegaçao com mapas vetoriais e rasters (imagens escaneadas georeferenciadas, de satélites, etc..).
Assim, para contornar o problema de maneira fácil basta transformar os tracklogs gpx em vetor img, mantendo as caracteristicas que permitem navegar por ele. Utizando um programa simples como o gpx2img voce consegue exportar track sem problemas para o gps, tornando-o apenas um caminho navegável, sem roteamento, que se necessário exigiria programas mais complexos projetados para tratar mapas. Caso esses tracklogs off-road para moto ou 4X4 sejam inseridos em mapas de construçao coletiva como o Openstreet, seria uma má idéia torna-los roteáveis, pois poderia levar motoristas de veiculos convencionais para caminhos impossíveis de passar ou com grande risco de acidentes.. Então é melhor que tais caminhos constem como trilhas nao roteáveis nesses mapas..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Falha - Rota do Basecamp para Planej. viajem no 3597LM

Mensagem por Thundercel »

Angelone escreveu:Caso esses tracklogs off-road para moto ou 4X4 sejam inseridos em mapas de construçao coletiva como o Openstreet, seria uma má idéia torna-los roteáveis, pois poderia levar motoristas de veiculos convencionais para caminhos impossíveis de passar ou com grande risco de acidentes..
Angelo, cada via incluida no openstreetmap recebe uma determinada configuração de forma a ser roteada somente para os veiculos apropriados a ela. Inclusive podemos por meio das configurações estabelecer restrições de uso para determinados veiculos, habilitando a via para só ser empregada para 4x4, motos ou quaisquer outros veiculos que desejarmos..

Não existe nenhum impedimento no OSM em se incluir esses tipos de vias desde que o editor bem as configure naquele mapa.

de uma olhada nos tipos de vias configuráveis no OSM.
[Link externo oculto para visitantes]
Tem até via só para cavalos.

Em [Link externo oculto para visitantes] pode voce identificar as restrições reconhecidas para cada via e que podem ser incluidas pelo editor..
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.