Garmin Driveassist 50LM - Problema no Comando de Voz

Forum do Software de Navegação Garmin
Responder
neo1
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 4
Registrado em: 08 Mar 2017, 21:41

Garmin Driveassist 50LM - Problema no Comando de Voz

Mensagem por neo1 »

Boa noite a todos,

Comprei um GPS Garmin Driveassist 50LM, o produto é muito bom, possui as funcionalidades de comando de voz, alertas de direção para prevenção de colisão frontal, saída de faixa, câmera para gravação da viagem entre outras.

Infelizmente quando testei o comando de voz pela primeira vez, e disse para "Pesquisar Endereço", o GPS mudou para a tela de solicitação de endereço no Brasil e logo em seguida o GPS desliga de imediato. O mais estranho é que o GPS somente apresenta esse problema quando dizemos "Pesquisar Endereço" e "Localizar Cidade". As demais opções "Salvar vídeo", "Lugares Salvos", "Exibir Mapa", "Localizar Local", "Localizar Categoria", "Cruzamentos", "Lugares Recentes" e etc, até então, estão funcionando corretamente.

Apesar do fornecedor ter tentado me ajudar a solucionar o problema, e depois de me garantir que enviará outro GPS do mesmo modelo daqui a uma semana, tentei por conta própria vários procedimentos na expectativa de resolver o problema. Atualizei os mapas e arquivos através do Garmin Express, realizei vários modos de reset para voltar à condição de fábrica, deletei os dados de usuário e etc, mas infelizmente o problema persiste.

Alguém já experimentou problema semelhante? Poderiam me informar se existe algum procedimento que possa resolver a questão?

Desde já agradeço a atenção.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Garmin Driveassist 50LM - Problema no Comando de Voz

Mensagem por Angelone »

Olá, tudo indica que é falha de string de programaçao e/ou traduçao em um arquivo relacionado ao comando de voz. Para confirmar, faça apenas um teste: na tela do comando de voz, clique em "Pesquisar Endereço" e veja se aparece a proxima tela ("Diga um endereço no Brasil") com a voz lendo esse titulo. A partir dai veja se o sistema consegue fazer a pesquisa de endereço que voce ditar.
Problema parecido ocorre com os nuvis 3597 e 2xx9, em que os comando de voz "Cruzamentos" e "Lugares Recentes" nao funcionam.
Tenho um DriveLuxe 50 em que todos os comandos de voz estão funcionando perfeitos. Se voce quiser me passar o arquivo pt_Br.glx do seu, posso dar uma analisada e comparar para ver se descubro algum erro.. (esse arquivo fica na pasta Text do gps).
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
neo1
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 4
Registrado em: 08 Mar 2017, 21:41

Re: Garmin Driveassist 50LM - Problema no Comando de Voz

Mensagem por neo1 »

Angelone escreveu:Olá, tudo indica que é falha de string de programaçao e/ou traduçao em um arquivo relacionado ao comando de voz. Para confirmar, faça apenas um teste: na tela do comando de voz, clique em "Pesquisar Endereço" e veja se aparece a proxima tela ("Diga um endereço no Brasil") com a voz lendo esse titulo. A partir dai veja se o sistema consegue fazer a pesquisa de endereço que voce ditar.
Problema parecido ocorre com os nuvis 3597 e 2xx9, em que os comando de voz "Cruzamentos" e "Lugares Recentes" nao funcionam.
Tenho um DriveLuxe 50 em que todos os comandos de voz estão funcionando perfeitos. Se voce quiser me passar o arquivo pt_Br.glx do seu, posso dar uma analisada e comparar para ver se descubro algum erro.. (esse arquivo fica na pasta Text do gps).
Olá Angelone,
Como estou viajando, pedi para minha esposa fazer o teste conforme você sugeriu. Após ela falar "Comando de Voz", clicou na opção "Pesquisar Endereço", e o GPS desligou em seguida, exatamente da mesma forma como se tivesse sido acionado por voz.
Você acredita que o problema pode ser no arquivo *.glx?
Estou retornando de viagem amanhã (12/03) e assim que puder envio o arquivo pt_Br.glx para você analisar.

Obrigado pela ajuda.
neo1
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 4
Registrado em: 08 Mar 2017, 21:41

Re: Garmin Driveassist 50LM - Problema no Comando de Voz

Mensagem por neo1 »

Olá Angelone,

Seguem os arquivos .glx do meu GPS para você analisar.
PT_BR.zip
Obrigado.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Garmin Driveassist 50LM - Problema no Comando de Voz

Mensagem por Angelone »

Comparei o seu arquivo com o equivalente do DriveLuxe 50 e parece tudo ok. O problema pode estar em alguma parte do firmware do aparelho ou no proprio mapa. A opção Pesquisar Endereço e Localizar Cidade esta diretamente relacionada a códigos embutidos no City Navigator South America, que acompanha o seu gps. Esse mapa normalmente aparece com o nome gmapprom.img (ou gmapsupp.img) e fica na pasta oculta .System da memória interna do gps (para visualizar essa pasta vc tem q habilitar a opçao Mass Storage em MTP Settings que fica no menu oculto Diagnostic Page. Para acessar pressione e mantenha o canto superior esquerdo da tela de Volume). Minha sugestão é apagar ou mover para o PC o mapa (e complementos ASR) e baixa-lo novamente pelo Garmin Express. Caso nao resolva é melhor aceitar a sugestão de troca dada pelo vendedor..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
neo1
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 4
Registrado em: 08 Mar 2017, 21:41

Re: Garmin Driveassist 50LM - Problema no Comando de Voz

Mensagem por neo1 »

Olá Angelone,

Fiz o procedimento que você sugeriu, habilitei o Mass Storage, localizei e deletei o arquivo gmapprom.img no GPS, atualizei o sistema e mapa através do Garmin Express... e para minha surpresa, o comando de voz funcionou perfeitamente! Ainda vou fazer diversos testes antes de falar com o fornecedor do aparelho para informar que o mesmo está OK, mas acredito que o problema foi resolvido.

Muito obrigado pela ajuda, salvou meu GPS novo!

Abraço! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
kakoWMoura
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 18 Nov 2013, 21:00

Re: Garmin Driveassist 50LM - Problema no Comando de Voz

Mensagem por kakoWMoura »

Ola amigos bom dia!
Comprei hoje o aparelho Garmin Driveassist e o mesmo veio com problema no comando de voz que quando acionado ele desliga.Alguem sabe como resolver esse probleminha por gentileza
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Garmin Driveassist 50LM - Problema no Comando de Voz

Mensagem por Angelone »

kakoWMoura escreveu:Ola amigos bom dia!
Comprei hoje o aparelho Garmin Driveassist e o mesmo veio com problema no comando de voz que quando acionado ele desliga.Alguem sabe como resolver esse probleminha por gentileza
O seu problema parece ser o mesmo do usuário desse tópico. Leia com atenção as mensagens, a solução encontra-se nelas.
O problema estava no mapa, gmapprom.img, que foi apagado e baixado novamente pelo Garmin Express..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
kakoWMoura
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 18 Nov 2013, 21:00

Re: Garmin Driveassist 50LM - Problema no Comando de Voz

Mensagem por kakoWMoura »

Entao nao consigo achar o mapa, gmapprom.img no aparelho pra deletar e fazer todo esse processo. onde eu acho no aparelho isso? alguem poderia me dizer passo a passo tudo isso?
Obrigado senhores
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Garmin Driveassist 50LM - Problema no Comando de Voz

Mensagem por Angelone »

kakoWMoura escreveu:Entao nao consigo achar o mapa, gmapprom.img no aparelho pra deletar e fazer todo esse processo. onde eu acho no aparelho isso? alguem poderia me dizer passo a passo tudo isso?
Obrigado senhores

O arquivo gmapprom.img que contem o mapa (City Navigator South America) fica na pasta oculta .System. Para acessa-la veja as instruções nesse post: http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php ... MTP#p58812 É necessario tambem que o Windows esteja habilitado para ver pastas e arquivos de sistema ocultos.
Apague ou mova o gmapprom.img para o computador, reinstale o mapa e atualize o gps pelo Garmin Express, programa gratuito da Garmin facilmente encontrado pelo Google.

p.s.: voce pode tentar reinstalar o mapa diretamente pelo Garmin Express, sem ter q apaga-lo, como indicado nesse tópico: http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=213&t=9886
Se nao resolver use o método que indiquei.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.