Capacidade recomendada de cartão de memória

Forum do Software de Navegação Garmin
Responder
asterixdf
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Jul 2016, 07:30

Capacidade recomendada de cartão de memória

Mensagem por asterixdf »

Pessoal, comprei recentemente pela net um Garmin Nuvi 2580TV.

Ainda não o recebi, mas já li por aqui que é recomendado que os mapas sejam armazenados em um cartão de memória micro SD.

Então, a primeira pergunta, é se há algum limite no aparelho de GPS para a memória expansiva.

Gostaria de colocar o máximo de mapas possíveis, mas li ligeiramente em algum local, e depois não o encontrei mais para ler direito, que era melhor colocar um microSD de 2GB ou de no máximo 4GB pra não deixar o GPS lento. Tem isso mesmo?
Avatar do usuário
Quinca
Moderador
Moderador
Mensagens: 670
Registrado em: 01 Jun 2010, 00:00

Re: Capacidade recomendada de cartão de memória

Mensagem por Quinca »

Olá asterixdf,

A capacidade máxima informada pela garmin no Manual, é de 16 gigas. Mas, dependendo do modêlo, aceita até mais, mas não garanto nem entenda como recomendação. Apenas como fato constatado em um Nuvi 1490T que tenho, trabalhou bem com um de 32 GB. Já no outro que tenho, um Nuvi 2450, não deu...

16 gigas é tranquilo.

Abs.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Capacidade recomendada de cartão de memória

Mensagem por Thundercel »

Gostaria de colocar o máximo de mapas possíveis, mas li ligeiramente em algum local, e depois não o encontrei mais para ler direito, que era melhor colocar um microSD de 2GB ou de no máximo 4GB pra não deixar o GPS lento. Tem isso mesmo?
Além do comentado pelo Quinca, na minha opinião e por experiência própria, quanto maior for a capacidade de armazenamento do SDcard mais lento fica o processamento.

Depois de inumeros testes que fiz com SDcards em meus aparelhos conquistei melhoria no processamento ao empregar os SDcards de ultima geração que são os de SDHC Classe 10.

Como viajo pouco para fora do Brasil emprego em meus aparelhos mapas de nosso continente e até empreguei o mapa CNSA que contempla a Flórida (usa) quando lá fui no ano passado.

Os mapas para Garmin são atualizados com bastante frequência e por essa razão não faz muito sentido para mim manter em meu aparelho um mapa que não sei quando irei empregar. Prefiro, em programando uma viagem, providenciar o mapa atualizado da região que vou.

Para o nosso continente, carregando todos os mapas disponiveis no mercado, um SDcard de 4GB de capacidade de memória é mais do que suficiente.

Tenho um amigo que frequentemente viaja para fora do Brasil e ele se organiza tendo um SDcard para cada continente. Ele mantém os mapas sempre atualizados e somente troca o SDcard correspondente ao continente que se deslocará. Para o continente Europeu ele emprega um SDcard de 8 GB.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
asterixdf
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Jul 2016, 07:30

Re: Capacidade recomendada de cartão de memória

Mensagem por asterixdf »

Thundercel, quais seriam "todos os mapas disponíveis no mercado" compatíveis com um Garmin 2580TV?

Sou oficial de justiça federal e fui recentemente lotado em uma região que conheço muito pouco e já percebi, usando os gps de smartphone, que até os mapas desatualizados me são úteis. É q a justiça brasileira é um "pouco" lenta e às vezes vou procurar um endereço e não o encontro pq a rua mudou de nome e o mapa se atualizou, mas no mandado tem o endereço com o nome antigo, então só o encontro com mapa desatualizado... :-/.

É só um exemplo pra explicar q todos os mapas podem me ser úteis. Então penso em colocar no gps o máximo possível.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Capacidade recomendada de cartão de memória

Mensagem por Thundercel »

Thundercel, quais seriam "todos os mapas disponíveis no mercado" compatíveis com um Garmin 2580TV?
Para o Brasil temos 4:
1 - CNBR
2 - AutoGuia
3 - Cocar
4 - TRC
Sou oficial de justiça federal e fui recentemente lotado em uma região que conheço muito pouco e já percebi, usando os gps de smartphone, que até os mapas desatualizados me são úteis. É q a justiça brasileira é um "pouco" lenta e às vezes vou procurar um endereço e não o encontro pq a rua mudou de nome e o mapa se atualizou, mas no mandado tem o endereço com o nome antigo, então só o encontro com mapa desatualizado... :-/.

É só um exemplo pra explicar q todos os mapas podem me ser úteis. Então penso em colocar no gps o máximo possível.
Por essa razão, para trafegar pelo Brasil, tenho carregado no meu SdCard de 4 GB os 4 mapas. Quando não encontro o endereço em um troco para outro.

Como sendo o responsável pelo mapa Cocar, identificando isso, chego em casa e atualizo o mapa.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
asterixdf
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Jul 2016, 07:30

Re: Capacidade recomendada de cartão de memória

Mensagem por asterixdf »

CNBR é o City Navigation que já vem pré-instalado nos Garmin né?

O Mapa Cocar para PC é o mesmo do GPS? Abri ele lá no site do Cocar e infelizmente não possui quase nenhuma rua identificada na região onde estou trabalhando (interior do Ceará)!
Avatar do usuário
hctomio
Moderador
Moderador
Mensagens: 143
Registrado em: 17 Mai 2013, 20:14

Re: Capacidade recomendada de cartão de memória

Mensagem por hctomio »

Tb tenho um 2580TV e uso ele com os mapas em um cartão 8Gb Classe 10 sem qq problemas.

2Gb é muito pequeno, já o de 4Gb nunca usei. Tb nunca testei com cartões maiores, mas nunca senti necessidade.
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin: nuvi 50, Drive Assist 50 (mapas CocarDL)
Smartphone (mapas OSM): Osmand, Maps.Me
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Capacidade recomendada de cartão de memória

Mensagem por Thundercel »

O Mapa Cocar para PC é o mesmo do GPS? Abri ele lá no site do Cocar e infelizmente não possui quase nenhuma rua identificada na região onde estou trabalhando (interior do Ceará)!
O mapa Cocar para PC é para ser carregado no PC e visto pelo programa mapsóurce ou basecamp da garmin.
O mapa Cocar para GPS é fornecido em formato de arquivo IMG para ser carregado no sdcard ou memoria interna do gps.

Se no mapa Cocar não existir a rua voce mesmo pode inserir a rua editando o mapa OSM em [Link externo oculto para visitantes]

Por curiosidade qual q região do Ceará se refere?
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
asterixdf
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Jul 2016, 07:30

Re: Capacidade recomendada de cartão de memória

Mensagem por asterixdf »

Thundercel escreveu:
....

Por curiosidade qual q região do Ceará se refere?
Região do "Vale do Jaguaribe", como cidade de Russas. Só há indicação das ruas principais.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Capacidade recomendada de cartão de memória

Mensagem por Thundercel »

Região do "Vale do Jaguaribe", como cidade de Russas. Só há indicação das ruas principais.
Se reside ou conhece a cidade comece a auxiliar a comunidade editando o mapa OSM e nele inserindo as nomenclaturas das vias.

para isso veja o video tutorial

Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.