Master Reset em Aparelhos Garmin GPS

Forum do Software de Navegação Garmin
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Master Reset em Aparelhos Garmin GPS

Mensagem por Angelone »

Master Reset indicado pelo fabricante é um procedimento para solucionar muitos problemas de software quando:

- o gps não recebe sinal de satélites
- o aparelho não funciona adequadamente
- para restaurar os padrões de fábrica

*** IMPORTANTE:
• todos os dados do usuário (Pontos de interesse, Rotas, Trilhas e Geocaches) e dados de satélites armazenados serão apagados. Os dados do usuários podem ser backpeados por programas como o Garmin Express, Basecamp e Mapsource.

• Depois do reset vá para um local aberto, com ampla vista do céu e aguarde até a completa sintonia dos satélites, o que pode demorar vários minutos.


Os procedimentos variam de acordo com a série e tipo de gps. Abaixo a lista dos gps Rodoviários e na sequencia os Outdoors de mão (handhelds):

GPS RODOVIÁRIOS:

Nuvis série: DriveLuxe, 3400, 3500, 3507, 3700 (3490, 3560, 3597, 3790, etc..) e 2xxx (2565, 2580 etc..)
Para o master reset desses modelos, mantenha os aparelhos horizontalmente e siga as instruções abaixo:

• Confira se o gps esta desligado de fato, pois não pode estar em stand by. Para desliga-lo efetivamente, pressione e mantenha o botão Power até aparecer o aviso de desligar.
• Ligue o gps
• Quando aparecer a tela com o Copyright (ícone Garmin), pressione e mantenha o canto inferior direito da tela do gps.
• Remova o dedo da tela quando aparecer um aviso como esse: “Deseja remover todos os dados de usuário?”
• Escolha: Sim

Obs: outra forma de resetar (método 2) é através da pagina oculta Diagnostic Page: apertando o canto superior da tela do Volume por 3 segundos aparece a página Diagnostic Page. Na sequencia clicar no primeiro item, "Clear all user data", mas esse método de reset tambem nao apaga os dados da memoria Não Volátil, onde ficam alguns dados que podem estar corrompidos quando o gps apresenta problemas.
Assim, para um Master reset completo (método 3) faça assim: a partir da página do Diagnostic Page, clicar em Developer Info/Nonvol Statistics e a partir do menu do canto superior esquerdo, clicar em Clear NonVol (limpar memória nao volátil). Dessa forma, de fato, o gps voltara para o padrão de configuraçao de fábrica..


nuvi 30, 40, 50, 52, and 54, 55, 56, 57, 58, 60, 2200, 2300, 2400, 2405, and 2505 series
• Certifique-se que o gps esta desligado e desconectado do cabo veicular de energia
• Para verificar se o gps esta desligado e nao em standby, pressione e mantenha o botão Ligar (power) até aparecer o aviso para desligar o aparelho.
• Pressione e mantenha pressionado o canto inferior direito da tela
• Ligue o gps enquanto mantem pressionada a tela
• Libere o dedo da tela assim que aparecer o aviso "Todos os dados do usuário serão apagados"
• Selecione "SIM"


Nuvis das séries: 200, 205, 360, 465, 500, 600, 700, 705, 750, 760, 1100, 1200, 1300, 1400 ou 1600:
• Inicie com a unidade completamente desligada e desplugada da energia
• Pressione e mantenha o canto inferior direito da tela com a ponta do dedo enquanto ligar o aparelho (botao Power)
• Libere o botão Power (liga/desliga) assim que o gps é ligado, mas mantenha a tela pressionada com o dedo
• Libere o dedo da tela assim que aparecer o aviso: “Voce quer realmente apagar todos os dados de usuário?”
• Selecione a opçao SIM


Nuvi séries 800 ou 805
• Remover a bateria do GPS
• Recolocar a bateria de volta no aparelho
• Pressionar com a ponta do dedo e manter o canto inferior direito da tela quando a barra de progresso aparecer
• Libere o dedo da tela quando aparecer o aviso “Voce quer realmente apagar todos os dados de usuário?”
• Clique em Sim

Nuvi 660, 680
• Desligue o seu dispositivo Garmin
• Mantenha pressionado o canto superior esquerdo da tela e ligue o dispositivo pressionando uma vez o botão Power.
• Nesse ponto, em instantes, o sistema perguntará se você quer limpar todos os dados do usuário.
• Pressione Sim para reiniciar ou ascender ao modo de manutenção.
(* crédito Thundercell)


Nuvi 295W:
• Touch Settings from the scrolling menu on the main menu screen
• Touch the menu button (three horizontal lines icon)
• Touch Master Clear
• Touch Yes when asked "Restore all settings to factory defaults and remove all user data?"


GPS OUTDOOR:

Etrex 10, 20, 30 / 10x, 20x, 30x:
• Desligue o aparelho
• Pressione a tecla Menu, Enter (joystick pressionado para baixo) e botão Power simultaneamente
• Solte os botões assim que aparecer os dizeres: “Voce quer realmente apagar todos os dados do usuário?”
• Selecione: Sim

ETREX 1ª geração: (Vistas, Legend, Venture, etc..)
- o procedimento do reset normal desses modelos é pressionando simultaneamente o Botão “Page”e “Enter” (joystick) enquanto se liga o aparelho até aparecer o aviso “Voce quer realmente apagar todos os dados do usuário?”.
Entretanto tem um reset mais completo, não documentado, chamado Super Master Reset, que se consegue pressionando simultaneamente “Page”, “Enter” e “Find” enquanto se liga o aparelho, mantendo todos esses botões pressionados entre 5 e 7 segundos.

GpsMap 60, 62, 64 e series 78
• Assegure-se que o gps esta desligado
• Pressione os botões Page e Enter simultaneamente
• Ligue o gps continuando pressionando ambos os botões, mas libere o botão Power imediatamente quando o gps ligar
• Libere todos os botoes assim que aparecer a mensagem: “Voce quer realmente apagar todos os dados do usuário?”
• Selecione: Sim
• Em seguida vá para um lugar aberto, com clara visão do céu e aguarde em torno de 20 minutos para a aquisiçao dos sinais de satélite.

72/76 e GPSMAP 76/76S
• Desligue o gps
• Pressione e segure "Menu"
• Ligue o gps enquanto mantem pressionado "Menu"
• Libere os botões quando aparecer a mensagem: "Voce quer realmente apagar todos os dados do usuário?"
• Selecione "Sim"
• Em seguida vá para um lugar aberto, com clara visão do céu e aguarde em torno de 20 minutos para a aquisiçao dos sinais de satélite.

OREGONS: 200, 300, 400, 450, 550
• Assegure-se que o gps esta desligado
• Ligar o gps mantendo pressionado o canto superior esquerdo da tela
• Libere botão ligar e tela assim que aparecer o aviso “Voce quer realmente apagar todos os dados do usuário?”
• Selecione: Sim

OREGONS: 600, 650, 700, 750
• Assegure-se que o gps esta desligado
• Pressione e mantenha o botão User Key (abaixo do botão Power)
• Pressione o botão Power para ligar o gps, mantendo o User key pressionado
• Quando aparecer o aviso "PRETENDE MESMO ELIMINAR TODOS OS DADOS DE UTILIZADOR?" libere o pota User Key e siga o procedimento.

DAKOTA 10 e 20
• Assegure-se que o gps esta desligado
• Pressione com a ponta do dedo, e mantenha pressionado, o canto superior esquerdo da tela
• Ligue o gps enquanto mantém a pressao sobre a tela
• Libere a tela quando aparecer o aviso: Do you really want erase all user data? (voce quer realmente apagar todos os dados de usuário?)
• Selecione: Sim

GARMIN EPIX, FENIX 3 / HR (relógio gps)
• Desligue o aparelho (botão LIGHT)
• Pressione e mantenha ao mesmo tempo, os botões LIGHT, START-STOP e BACK-LAP
• Quando começar a inicialização, solte o botão LIGHT
• Quando ouvir o primeiro BEEP solte o botão START-STOP
• Quando ouvir o segundo BEEP solte o botão BACK-LAP
• O dispositivo será resetado, voltando ao padrão de fábrica, e você será solicitado a inserir o seu perfil de informações.

*todas as atividades, rotas, favoritos e histórico serão deletados. Portanto, faça um backup de tudo antes de resetar. Posteriormente recupere o backup para o aparelho.


GARMIN FENIX, FENIX 2, TACTIX e D2
• Certifique-se que o relógio esta desligado
• Pressione e mantenha o botão DOWN
• Ligue o gps enqto mantem pressionado o botão Down
• Libere o botão Down assim que aparecer a mensagem "Todos os dados do usuários serão apagados"
• Selecione SIM

Série MONTANA
• Desligue o aparelho
• Com o dedo, pressione e mantenha o canto superior esquerdo da tela (posiçao vertical ou horizontal)
• Pressione o botão para ligar o aparelho
• Continue pressionando a tela até aparecer a mensagem: "Voce realmente que apagar todos os dados do usuário?"
• Libere o dedo do canto superior esquerdo da tela
• Clique na opçao "Apagar"
• Em local aberto com vista para o céu, aguarde até 20 minutos para aquisição/sintonia de satélites
• O Montana esta agora resetado e pronto para o uso.

*dados do usuário consiste em waypoints, rotas, trilhas e geocaches
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
jpgon

Re: Master Reset em GPS Garmin

Mensagem por jpgon »

Angelone,
Boa noite..

Nosso agradecimento por este tutorial.
Ficou muito bom e exclarecedor.
Abs
professor.ec48
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Mai 2011, 09:44

Re: Master Reset em GPS Garmin

Mensagem por professor.ec48 »

boa tarde,
tenho um gps garmin do modelo 2580tv. apos inciar aparece uma tela branca com duas linhas uma na horizontal e outra na vertical com uma esfera preta. escrito touch dot
queria uma explica;'ao para o que esta acontecendo e se tem alguma solução.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Master Reset em GPS Garmin

Mensagem por Angelone »

Voce entrou no modo de calibração de tela, mesmo q de modo nao intencional. Basta seguir a sequência e ir pressionando/tocando (touch) os pontos (dots) ate o final da calibração. As próximas inicializacoes deverão ser normais..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
Adilon P Barbosa
Moderador
Moderador
Mensagens: 320
Registrado em: 24 Jul 2013, 19:25

Re: Master Reset em GPS Garmin

Mensagem por Adilon P Barbosa »

Bom dia.
Ótima explicação, Angelone.
Ao acessar o Nonvol Statistics, encontrei a seguinte informação: Defrag count 58. Isso significa que existem 58 arquivos fragmentados em meu gps?
Sendo a resposta positiva, preciso realizar um master reset para resolver o problema?
Abraços.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Master Reset em GPS Garmin

Mensagem por Angelone »

Adilon P Barbosa escreveu:Bom dia.
Ótima explicação, Angelone.
Ao acessar o Nonvol Statistics, encontrei a seguinte informação: Defrag count 58. Isso significa que existem 58 arquivos fragmentados em meu gps?
Sendo a resposta positiva, preciso realizar um master reset para resolver o problema?
Abraços.
Olá Adilson..
Nao sei dizer com exatidao o que seria Degrag count 58. Muito provável que tenha a ver com o significado literal mesmo, isto é, com arquivos fragmentados na memória não volátil.. A "limpeza" desse setor de mémória, que nada mais é do que deletar os arquivos ali presentes, implica que os novos ali gravados, pelo menos de inicio, nao estarão fragmentados. Ou seja, é sim recomendável limpar esporadicamente a memória nonvol. Para saber se realmente dá resultado, pode-se recorrer ao benchmark que mede o desempenho, embutido no proprio gps. Confira em Diagnostics Page/Developer Tests/Benchmark/icone superior esquerdo/Run All ou alguma das rotas disponíveis (curta, longa ou média). Em testes que fiz há muito tempo (postei sobre no Noeman/gpspower) a limpeza da nonvol melhorava o desempenho, por algum tempo. O inconveniente é ter q "becapear" e restaurar os dados do usuário. Recomendável qdo o gps esta com o desempenho degradado..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
Adilon P Barbosa
Moderador
Moderador
Mensagens: 320
Registrado em: 24 Jul 2013, 19:25

Re: Master Reset em GPS Garmin

Mensagem por Adilon P Barbosa »

Bom dia, Angelone. Obrigado pela informação.
Confesso que não entendi nada no Benchmark. Em um teste de distância curta, obtive o seguinte resultado:

Route Benchmarks: Short: Newark Airport->Manhattan

Short: Newark Airport->Manhattn: Sucess 153 ms
run 0

Short: Newark Airport->Manhattan: Sucess 109 ms
run 1...

Done

Mas vou deixar para fazer um master reset quando perceber funcionamento anormal do navegador.
Abraços.
Gerardorai
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 7
Registrado em: 13 Fev 2012, 11:40

Re: Master Reset em GPS Garmin

Mensagem por Gerardorai »

Olá, muito obrigado pelo tópico, fiz o procedimento é solucionei o problema de satélites, a minha dificuldade agora é que meu nuvi 255w não entra mais em Stand by, alguém sabe como posso solucionar?. Agradeço qualquer ajuda.
viniciusf_bonatto
Usuario 100
Usuario 100
Mensagens: 125
Registrado em: 12 Abr 2014, 00:52

Re: Master Reset em GPS Garmin

Mensagem por viniciusf_bonatto »

Conforme explicitou o Adilon, também encontrei em meu GPS a contagem de Defrag Count em 100.

Observei que anteriormente estava em noventa e poucos e foi crescendo.

Fiz o máster reset (canto direito inferior ao ligar o gps), bem como o Clear Nonvol. Entretanto, não zerou a contagem do Defrag Count. Permaneceu em 100.

E aí, alguém suspeita do que possa ser?
Avatar do usuário
Lorenci
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 93
Registrado em: 21 Jul 2011, 18:40

Re: Master Reset em GPS Garmin

Mensagem por Lorenci »

olá

não estou conseguindo fazer o master reset no Etrex 20

desligo
seguro pressionado a tecla menu
clico e seguro a joystick pressionada para baixo (já fiz prá direita,esquerda,prá cima )
ligo o botão power com as outras 2 pressionadas e aguardo...depois de uns 30 segundo entra normalmente na tela inicial
conforme descrito no descritivo do etrex 20 Não funcionou

tem alguma configuração interna que está bloqueando ?

o joystick está funcionando normalmente qdo entra no sistema

já atualizei o firmware pela garmin

grato
Gege Koller
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 14 Fev 2017, 15:17

Re: Master Reset em GPS Garmin

Mensagem por Gege Koller »

Boa Tarde pessoal;
Acabei de me cadastrar, e estou viajando um pouco no fórum.
Meu problema é que meu ZUMO 350, fiz duas atualizações pelo Garmin Express,
e na última ele perdeu a sensibilidade da tela, ou seja, o touch screen não está funcionando.
Alguém pode me ajudar???
Agradeço
Abraços :D
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Master Reset / Hard Reset de GPS Garmin

Mensagem por Angelone »

A providência número um é resetar para os padrões de fábrica, master reset, vc já tentou?
Se não resolver, reinstale o firmware. Use o Webupdater da Garmin. Assim q identificar seu gps, procure a opção para reinstalar a mesma versão do firmware, provavelmente deve resolver.

[Link externo oculto para visitantes]
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Gege Koller
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 14 Fev 2017, 15:17

Re: Master Reset / Hard Reset de GPS Garmin

Mensagem por Gege Koller »

Bom dia;
Vou tentar e retornarei para dar os resultados.
Muito obrigado
Abraço :D
chilcets
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 13 Fev 2017, 18:26

Re: Master Reset / Hard Reset Garmin GPS

Mensagem por chilcets »

Galera, boa tarde!

Preciso de ajuda! Tenho um Nuvi 1100 e o mesmo encontra-se travado na tela inicial (logo da Garmin), alguém pode me ajudar?
Vi em outras postagens que é necessário fazer o preboot, porém não consigo, a USB não reconhece o dispositivo.
Ele parou de funcionar do nada. Não atualizei nada. Ele simplesmente travou na tela inicial.
Preciso de ajuda!
Lucieneagro
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 04 Abr 2017, 11:59

Re: Master Reset / Hard Reset Garmin GPS

Mensagem por Lucieneagro »

Tenho um garmim etrex 10, e deu um problema de repente. Ele era em portugues e ficou so em ingles, depois nao descarregava mais, agora ele aparece que está cheio, porem ja resetamos pela opçao rest e tambem apertando menu-entre-power, mas nada deu certo.
quando acesso o mesmo pelo computador no arquivo GPX aparece pastas com nomes em caracteres ´?q¸s?o«, nao consegui deletar.
Preciso de ajuda no que posso fazer para zerar o aparelho ou onde posso enviar o aparelho para revisao??????

Obrigada
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.