Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 3597

Forum do Software de Navegação Garmin
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por tadferreira »

Olá Valério.
O primeiro e terceiro link são pertencestes a mesma imagem e que não nos interessa está.
A do segundo link que se refere ao ASR está sim nos interessa, porém a qualidade está ruim e não consigo ler os arquivos ASR. Ao menos para mim que utilizo um smartphone não estão legíveis os nomes dos arquivos.

O que eu saiba o mapa da Europa pesa mais de 6gb e está .img que está na pasta Map não pesa nem 100mb.
Então este não é o mapa da Europa ALL.
Verifique se o mesmo se encontra dentro da pasta .system outra.
Acredito que não terá problema mas o seu mapa é Unicode segundo o que vc disse.

Aproveite que agora consegue visualizar todas as pastas dentro do GPS e faça um backup completo de seu GPS por segurança.
valerio1977
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 33
Registrado em: 17 Jul 2016, 14:13

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por valerio1977 »

tadferreira escreveu:Olá Valério.
O primeiro e terceiro link são pertencestes a mesma imagem e que não nos interessa está.
A do segundo link que se refere ao ASR está sim nos interessa, porém a qualidade está ruim e não consigo ler os arquivos ASR. Ao menos para mim que utilizo um smartphone não estão legíveis os nomes dos arquivos.

O que eu saiba o mapa da Europa pesa mais de 6gb e está .img que está na pasta Map não pesa nem 100mb.
Então este não é o mapa da Europa ALL.
Verifique se o mesmo se encontra dentro da pasta .system outra.
Acredito que não terá problema mas o seu mapa é Unicode segundo o que vc disse.

Aproveite que agora consegue visualizar todas as pastas dentro do GPS e faça um backup completo de seu GPS por segurança.
quando abrires o link, depois da um clique na imagem que ela ficará maior, e em um pc ficaria mais eficaz. Sobre o mapa... depois vejo isso... Agora ando preocupado com uma outra cena... hoje fui e voltei cerca de 62 kilometros para levar a esposa, porem perto de casa, a tela escureceu, depois dizia me que estava com bateria fraca, achei estranho pois esta ligado ao carregador do esqueiro, mesmo que não seja o original da Garmin para poder chegar até o canto do carro perto do retrovisor, pois gosto do GPS no meu lado esquerdo, para ficar a baixo do olho. Mas creio que vou ter que mete-lo a meio do carro para usar o carregador original da Garmin, penso que o problema pode esta aqui .
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por tadferreira »

luiznuvi escreveu:Colegas,
hoje utilizando o mapa COCAR Brasil, o comando de voz no nuvi 3597 LMT funcionou perfeitamente como se fosse o CNSA 2017.10...
Muito bom!

:P :P
Olá Luiz, gostaria que se possível você filmasse o seu teste de comando de voz com o OSM Cocar-DL..

Pois acabei de fazer testes com o OSM BR 16.07, OSM OSM SA 16.07, OSM SA 16.06 e em nenhum dele funcionou o Comando de voz em todos eles Sempre me foi informado que:
"Este Recurso não está
disponível para Brasil em
Português Brasil"

Verifique se você não se equivocou, em deixar o CNSA habilitado achando q estava com o OSM da Cocar-DL..

Somente para ter certeza fiz testes também com o Autoguia 4.16 e com o Tracksource 16.06 e em todos não funcionaram.
Funcionando apenas no CNSA 2017.10 ALL
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por tadferreira »

valerio1977 escreveu:
tadferreira escreveu:Olá Valério.
O primeiro e terceiro link são pertencestes a mesma imagem e que não nos interessa está.
A do segundo link que se refere ao ASR está sim nos interessa, porém a qualidade está ruim e não consigo ler os arquivos ASR. Ao menos para mim que utilizo um smartphone não estão legíveis os nomes dos arquivos.

O que eu saiba o mapa da Europa pesa mais de 6gb e está .img que está na pasta Map não pesa nem 100mb.
Então este não é o mapa da Europa ALL.
Verifique se o mesmo se encontra dentro da pasta .system outra.
Acredito que não terá problema mas o seu mapa é Unicode segundo o que vc disse.

Aproveite que agora consegue visualizar todas as pastas dentro do GPS e faça um backup completo de seu GPS por segurança.
quando abrires o link, depois da um clique na imagem que ela ficará maior, e em um pc ficaria mais eficaz. Sobre o mapa... depois vejo isso... Agora ando preocupado com uma outra cena... hoje fui e voltei cerca de 62 kilometros para levar a esposa, porem perto de casa, a tela escureceu, depois dizia me que estava com bateria fraca, achei estranho pois esta ligado ao carregador do esqueiro, mesmo que não seja o original da Garmin para poder chegar até o canto do carro perto do retrovisor, pois gosto do GPS no meu lado esquerdo, para ficar a baixo do olho. Mas creio que vou ter que mete-lo a meio do carro para usar o carregador original da Garmin, penso que o problema pode esta aqui .

Obrigado Valerio, Da forma como colocou ficou melhor de visualizar, porém neste momento estou no PC.
Eu tenho um 3597 com o cabo GTM36 de aproximadamente 1mt e também utilizo o GPS do meu lado esquerdo e no meu Megane do ascendedor de cigarro até o para-brisa do lado esquerdo é o suficiente.
Mas no menu principal mostra a bateria sendo carregada?

Fiz o download do meu CNEU2017.10 All para fazer a comparação com o s seus arquivos .asr, srx
E os mesmo estão corretos no seu GPS abaixo imagem para confirmar

[Link externo oculto para visitantes]
valerio1977
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 33
Registrado em: 17 Jul 2016, 14:13

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por valerio1977 »

tadferreira escreveu:
valerio1977 escreveu:
tadferreira escreveu:Olá Valério.
O primeiro e terceiro link são pertencestes a mesma imagem e que não nos interessa está.
A do segundo link que se refere ao ASR está sim nos interessa, porém a qualidade está ruim e não consigo ler os arquivos ASR. Ao menos para mim que utilizo um smartphone não estão legíveis os nomes dos arquivos.

O que eu saiba o mapa da Europa pesa mais de 6gb e está .img que está na pasta Map não pesa nem 100mb.
Então este não é o mapa da Europa ALL.
Verifique se o mesmo se encontra dentro da pasta .system outra.
Acredito que não terá problema mas o seu mapa é Unicode segundo o que vc disse.

Aproveite que agora consegue visualizar todas as pastas dentro do GPS e faça um backup completo de seu GPS por segurança.
quando abrires o link, depois da um clique na imagem que ela ficará maior, e em um pc ficaria mais eficaz. Sobre o mapa... depois vejo isso... Agora ando preocupado com uma outra cena... hoje fui e voltei cerca de 62 kilometros para levar a esposa, porem perto de casa, a tela escureceu, depois dizia me que estava com bateria fraca, achei estranho pois esta ligado ao carregador do esqueiro, mesmo que não seja o original da Garmin para poder chegar até o canto do carro perto do retrovisor, pois gosto do GPS no meu lado esquerdo, para ficar a baixo do olho. Mas creio que vou ter que mete-lo a meio do carro para usar o carregador original da Garmin, penso que o problema pode esta aqui .

Obrigado Valerio, Da forma como colocou ficou melhor de visualizar, porém neste momento estou no PC.
Eu tenho um 3597 com o cabo GTM36 de aproximadamente 1mt e também utilizo o GPS do meu lado esquerdo e no meu Megane do ascendedor de cigarro até o para-brisa do lado esquerdo é o suficiente.
Mas no menu principal mostra a bateria sendo carregada?

Fiz o download do meu CNEU2017.10 All para fazer a comparação com o s seus arquivos .asr, srx
E os mesmo estão corretos no seu GPS abaixo imagem para confirmar

[Link externo oculto para visitantes]
Ou seja não existe mesmo maneira de procurar endereço por voz no mapa de Portugal?
aalorencato
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 16 Mar 2014, 10:33

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por aalorencato »

Pessoal,

Tenho um garmin nuvi 2597LMT comprado fora (EUA).
Tenho mantido ele com todas as atualizacoes via garmin Express.
Em funcao das festas de fim de ano, resolvi tambem atualizar o meu CNSANT antigo que tinha para 2017.20.
Coloquei tambem os arquivos de voz no primeiro topico na memoria interna como sugerido.
O mapa CNSANT, o JCV, POI estao em cartao de memoria externo. Na memoria interna coloquei apenas os arquivos G2S, SRX, ASR, SRC, SID
nas pastas corretas.
O problema eh que me sobrou apenas 95MB na memoria interna.
Tem algo lah desnecessario que posso "matar" sem causar dano ao gps para liberar mais memoria !?!
Toh com receio de que, caso faco uma nova atualizacao dos arquivos de comando de voz, fique completamente sem espaco na memoria interna.
Ha solucao ?!!?
Grato,

Alexandre Lorencato

ps: eu sempre apago da memoria interna os arquivos da versao anterior do mapa !!!
Avatar do usuário
joelsobrinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 489
Registrado em: 21 Jan 2010, 23:00

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por joelsobrinho »

Os arquivos linguísticos que vc não usa, os helps, os modelos de carros. Estes são passíveis de serem eliminados sem.nenhum problema.POREM, SEMPRE FAÇA UM BACKUP DE TOS OS ARQUIVOS ANTES DE APAGAR QUALQUER COISA.
Avatar do usuário
Quinca
Moderador
Moderador
Mensagens: 670
Registrado em: 01 Jun 2010, 00:00

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por Quinca »

Olá Alexandre,

Antes de qualquer coisa faça (se é que já não providenciou) um backup amplo geral e irrestrito de tudo o que está na memória interna. É a garantia de que se algum arquivo "se perder", ele poderá ser recuperado na pasta de Backup que você destinará especialmente para isso.
Feito o backup, podemos fazer uma limpeza principalmente em arquivos de outros idiomas e que não serão utilizados. assim, na

>>pasta (oculta) ".system"---------------->sub-pasta "EULA" >>pode apagar a maioria dos arquivos de outros idiomas. Costumo deixar só Brazilian_Portuguese..
>>pasta "Help"------------------------------>deixar só a sub-pasta "Brazilian_portuguese" e o arquivo "helpDefTable.xml"
>>pasta "Keyboards"------------------------->pode deixar só o arquivo "pt_PT.kbd"
>>pasta "TXT"-------------------------------->deixe só os conjuntos de arquivos nos idiomas Português-Brasil e Inglês da Grã-Bretanha, ou seja, en_GB.glx, en_GB-PRX.glx,
en_GB-TRF.glx, e mais os: pt_BR.glx, pt_BR-PRX.glx e pt_BR-TRF.glx

A princípio seria isso. Considerando que a cada versão do CNSANT correspondem também versões atreladas do G2S, SRX, ASR, SRC e SID, presumo que ao citar (no "ps")" os arquivos da versão anterior" sejam aqueles que já não interagem com a versão mais atual do mapa. A versão atual destes arquivos autoriza a exclusão dos similares mais antigos.

Abs.
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por tadferreira »

Aconselho também a utilizar todos os mapas retalhados no SD card.
Avatar do usuário
joelsobrinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 489
Registrado em: 21 Jan 2010, 23:00

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por joelsobrinho »

Bem lembrado. Montar toda a estrutura de dados dos mapas no SDcard. Ele esvazia bem a memória do GPS. Eu tenho por hábito fazer isto.
eipeldau
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 33
Registrado em: 15 Nov 2014, 13:10

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por eipeldau »

Bom dia amigos,

Acabo de ler as 49 páginas deste thread e não encontrei colegas com os problemas que estou tendo:

Possuo um 3597LMT, comprado no Brasil e carregado atualmente com o CNSA 2017.20 - ALL, que contempla toda a América do Sul e Florida(USA). Seu software está atualizado para 5.40.

Apresenta dois problemas em situações distintas:

1- Estando no Brasil, idioma português brasileiro, voz português brasileiro Raquel: Reconhece todos os comandos de voz da sua lista, exceto Cruzamentos e Lugares Recentes. Quando se pronuncia estes, nada acontece. Nenhuma mensagem de erro, apenas silêncio, como se eu houvesse dito algo inesperado.

2- Estando na Florida(USA), idioma American English, voz American English Samantha: para os comandos Find Place, Find Address, Find City e Find Intersection, a resposta é This features is not available for United States in American English. Para os demais comandos, funciona perfeitamente.

Tentativas de solução sem sucesso:
-Apaguei os arquivos .vpm de vozes e os baixei novamente pelo Express. Houve modificações nos arquivos, mas o problema persistiu.
-Comparei os arquivos ASR/SRX da pagina 1 com os meus. Tem os mesmos nomes e tamanhos.
-Reinstalei o CNSA 2017.20. Isto não modificou os ASR/SRX, apenas alterou suas datas para o dia corrente.

Muito obrigado,
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por Angelone »

eipeldau escreveu:Bom dia amigos,

Acabo de ler as 49 páginas deste thread e não encontrei colegas com os problemas que estou tendo:

Possuo um 3597LMT, comprado no Brasil e carregado atualmente com o CNSA 2017.20 - ALL, que contempla toda a América do Sul e Florida(USA). Seu software está atualizado para 5.40.

Apresenta dois problemas em situações distintas:

1- Estando no Brasil, idioma português brasileiro, voz português brasileiro Raquel: Reconhece todos os comandos de voz da sua lista, exceto Cruzamentos e Lugares Recentes. Quando se pronuncia estes, nada acontece. Nenhuma mensagem de erro, apenas silêncio, como se eu houvesse dito algo inesperado.

2- Estando na Florida(USA), idioma American English, voz American English Samantha: para os comandos Find Place, Find Address, Find City e Find Intersection, a resposta é This features is not available for United States in American English. Para os demais comandos, funciona perfeitamente.

Tentativas de solução sem sucesso:
-Apaguei os arquivos .vpm de vozes e os baixei novamente pelo Express. Houve modificações nos arquivos, mas o problema persistiu.
-Comparei os arquivos ASR/SRX da pagina 1 com os meus. Tem os mesmos nomes e tamanhos.
-Reinstalei o CNSA 2017.20. Isto não modificou os ASR/SRX, apenas alterou suas datas para o dia corrente.

Muito obrigado,
Fiz uns testes com meu 2589 e acontece exatamente o mesmo que o seu: nao reconhece o comando de voz "Cruzamentos" e "Lugares Recentes", logo, é um problema de software, mas pode ter a ver com alguma caracteristica genérica de modelos diferentes, mas que usam o mesmo navegador. O ideal é comunicar ao suporte da Garmin dos Estados Unidos, pois o do Brasil nada resolverá. Como também acontece com o idioma American English, a soluçao nao deve demorar muito para ser corrigida. Testei com a versão do CNSA 2017.10 e 2017.20 com igual resultado, então tudo indica que nao é problema especifico do mapa e arquivos relacionados (ASR).

Um problema que tive e que gostaria que outros usuários confirmassem, é a total ineficiência do comando de voz para "Pesquisar Endereços" com o mapa CNSA 2017.20: simplesmente o 2589 NÃO ACERTAVA NENHUM NOME de rua que pronunciava, cheguei a pensar que era defeito do aparelho, mas instalei o CNSA 2017.10 e voltou a funcionar normalmente com as limitações típicas, mas com bom grau de acerto. Nesse caso, o problema esta nos arquivos ASR ou nos códigos embutidos no CNSA 2017.20. Já baixei os arquivos disponibilizados aqui no forum e o resultado foi o mesmo. Resta saber se o problema é genérico ou esta relacionado com o modelo 25x9, por isso aguardo os depoimentos de colegas do forum que tenham outros modelos..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
eipeldau
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 33
Registrado em: 15 Nov 2014, 13:10

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por eipeldau »

Olá Angelone,

Entendo que meus problemas 1 e 2 devam ter naturezas diferentes.

Concordo plenamente com sua abordagem e conclusões ao meu problema 1. Contactei a Garmin Brasil e eles meio que lavaram as mãos, dizendo que "...poderá ser corrigido em futuras atualizações de software". Mas vejo que essa posição está mais ou menos coerente com a sua, o que me tranquiliza.

Quanto ao meu problema 2, dizem eles que o comando de voz só funcionará no país onde o aparelho foi adquirido(Brasil). Aí é que tenho minhas dúvidas se você e os demais amigos entendidos não saberiam "driblar" esta limitação, a exemplo do que fizeram para a situação oposta(aparelho americano com comando de voz operante no Brasil). Gostaria de saber sua opinião e dos demais amigos sobre isso.

Acabo de testar para você o "Pesquisar Endereço" com meu CNSA 2017.20 e funcionou perfeitamente. Eu falei "Avenida Getúlio Vargas 10 Porto Alegre" e ele deu uma lista de opções de números como 3, 10, 1000, todas com a rua e cidade certa, em função de eventual erro na escuta do numero. Testei outro endereço e a situação normal se repetiu.
Avise se gostaria que eu testasse algo mais.

Abraços,
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por Angelone »

Para variar, a informaçao do suporte da Garmin Brasil é falha e/ou incompleta: o comando de voz vai funcionar em todos os idiomas que tem o recurso disponível para gps Garmin, desde que tenha instalado os arquivos do comando de voz (ASR) e o mapa local. Para o comando de voz funcionar com Find Place, Find Address, Find City e Find Intersection (relacionados diretamente ao mapa) é necessário ter o City Navigator North America (ou mapa local) e os correspondentes arquivos ASR da mesma versão do mapa.
Obrigado por testar a minha dúvida.. Tenho q investigar mais para tentar entender as causas do meu problema..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
eipeldau
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 33
Registrado em: 15 Nov 2014, 13:10

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por eipeldau »

Talvez a pergunta seja boba, mas, considerando-se que meu mapa CNSA 2017.20 é local quando se trata de Florida, não valeria a pena tentar copiar os arquivos ASR/SRX de algum aparelho americano que tenha o CN North America 2017.20?
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.