Página 1 de 1

Garmin NUVI - memoria cheia - limpeza geral

Enviado: 21 Nov 2008, 13:40
por Thundercel
Sempre, antes de começar qualquer interferência manual na sua unidade, tire um BACKUP!
Muitos adquirem o Garmin NUVI fora do Brasil e quando vão tentar nele instalar mapas do nosso país recebem informação de memória cheia, o que os obriga a comprar um SD Card para concluir seu intento (ocorreu comigo).

Depois de muita pesquisa e testes no aparelho e no PC concluí que o arquivo gmapprom.img, na memória interna do meu Garmin NUVI 760, dentro da pasta de mesmo nome "Garmin", tinha 1,5 GB e ocupava 3/4 da memória interna do aparelho de 2 GB. Ele foi inserido na fábrica e se refere a mapas que por sua vez podem ser dos USA, EUROPA, Brasil, ou outros lugares, dependendo de onde o aparelho foi adquirido.

Associado a esse arquivo existe o de nome gmapprom.sum, de menor tamanho e que contém o serial do seu irmão de mesmo nome gmapprom.img.

Se o mapa da memória interna não for usado constantemente, para se liberar espaço nela e agilizar a inicialização do sistema operacional (SO) bem como o calculo de rotas sugiro (tendo sido feito o back up geral) deletar os 2 arquivos citados da memória interna do Garmin.

No caso de necessidade de utilização dos mapas de fábrica basta restituir os 2 arquivos para a memória interna do aparelho, ou renomeá-los para gmapsupp.img e gmapsupp.unl e colocá-los em um SD Card acoplado ao aparelho.

Se desejar continuar na faxina da memória interna siga as seguintes instruções:

Confesso que desconheço a capacidade reservada para Favoritos ou se ela existe, mas já identifiquei que esses se hospedam junto com os percursos que fazemos (tracklogs) em um único arquivo de nome Current.gpx que se hospeda dentro da pasta Garmin/GPX/.

Se periodicamente não fazemos uma faxina de registros de viagem e favoritos pelas funções disponibilizadas pelo SO do garmin, esse arquivo vai crescer até um limite que pode estourar a memoria interna de 2 GB (desconheço se o SO tem limitação para esse arquivo).

Já identifiquei também que as rotas configuradas pelo MapSource, transferidas e não utilizadas, se hospedam em um arquivo, de nome Temp.gpx, que fica na mesma pasta que hospeda o Current.gpx citado anteriormente.

Não encontrei (até agora) no SO aonde podemos excluir esses registros temporários de rotas que configuramos pelo MapSource, transferimos para o GPS e não utilizamos.

Quando apagamos registros (viagem e favoritos) pelo SO o safadinho não apaga esses do arquivo Temp.gpx citado. Eles ficam lá ocupando memória e sempre aparecem quando selecionamos importar rotas do ficheiro. Tem lógica uma vez que eles não foram carregados pelo SO e usados.

Pensei em carregar a(s) rota(s) contidas no arquivo temp e apagar depois pelo SO os registros de viagem, mas não fiz isso porque, pelo que vi, O SO nessa função apaga todo o conteúdo do arquivo Current.gpx, ou seja, meus tracklogs vão pro brejo.

Se alguém souber como esvaziar o Temp.gpx agradeço antecipadamente a informação. Por enquanto estou usando o meio "Tupiniquin", ou seja, deletando o arquivo na mão pelo explorer do meu Windows com o GPS ligado ao PC, é claro.

ATENÇÃO!
Não errem como eu que deletei uma vez o arquivo Temp.gpx e uma rota sempre aparecia no Importar rota do ficheiro.
Simplesmente uma vez carreguei uma rota configurada pelo MapSource para o cartão SD e essa rota que sempre aparecia no meu GPS para importar estava lá no Temp.gpx, mas do SD Card e não do GPS.


O arquivo do mapabase, também chamado world map, é o gmapbmap.img, lógicamente agregado ao gmapbmap.sum onde está o seu serial.. Esses dois NÃO devem ser apagados.

Fazendo uma faxina excluí os idiomas que não usaria e tampouco sei falar. Só deixei o portugues e ingles.

Na pasta /Text/ também fiz uma faxina geral deixando só os dois idiomas que deixei com voz.

Na pasta /scrn/ limpei geral, pois não gostei das imagens que vieram de fabrica e tampouco pretendo usar meu GPS para ficar vendo fotos. Ali agora só entra, de forma temporária, as imagens dos print screns que faço com a função Ecrã/Captura de Ecrã ativada. Só não gostei que o SO faz print em .bmp que ocupa muito espaço. Seria melhor se ele fosse configurado para fazer em .jpg ou .gif, mas isso é assunto para a Garmin estudar.

Enviado: 21 Dez 2008, 09:18
por smarca
" ... ou renomeá-los para gmapsupp.img e gmapsupp.unl e colocá-los em um SD Card acoplado ao aparelho."

Dúvidas ... como meu SD está zerado após a limpeza que efetuamos juntos na sexta, pergunto:

- Se entendi direito, é necessário renomear os arquivos de mapas originais (EUA no meu caso) para copia-los, via Windows Explorer, para o cartão SD (ao invés de na memória interna do Nuvi)?

- Meu cartão SD, provavelmente será utilizado muito mais como proteção daquela porta que não tem nenhuma tampinha de borracha, como o seu. Entretanto, gostaria de saber se caso gravemos algo no cartão SD, por exemplo o mapa dos EUA original renomeado, mesmo sem utiliza-lo, isto afeta a performance de inicialização e processamento do Nuvi.

Mais uma vez obrigado.

Enviado: 21 Dez 2008, 11:59
por Thundercel
- Se entendi direito, é necessário renomear os arquivos de mapas originais (EUA no meu caso) para copia-los, via Windows Explorer, para o cartão SD (ao invés de na memória interna do Nuvi)?
Sim mano smarca,
em teste constatei que o SO do NUVI não enxerga arquivo gmapprom instalado no SD Card. Ele só enxerga arquivo com este nome se instalado na memoria interna dele.

No meu caso, o arquivo gmapprom que veio no meu e retirado da memoria interna, era o mapa da Europa.

Inserido esse arquivo no SD Card o NUVI não leu. O renomeei para gmapsupp e o NUVI leu.

Lembro que esse mapa original tem seu serial, instalado em um arquivo de mesmo nome, mas com a extensão .UNL. Ambos arquivos devem conviver juntos e serem renomeados de mesma forma.
- Meu cartão SD, provavelmente será utilizado muito mais como proteção daquela porta que não tem nenhuma tampinha de borracha, como o seu. Entretanto, gostaria de saber se caso gravemos algo no cartão SD, por exemplo o mapa dos EUA original renomeado, mesmo sem utiliza-lo, isto afeta a performance de inicialização e processamento do Nuvi.
Com certeza pelo simples fato que o SO do NUVI, na existência de SD Card plugado nele, vai ler (fuçar) o contido no SD Card, independente de habilitação. Para isso vai gastar algum tempo que será refletido em sua performance final (velocidade de inicialização e calculo de rotas).
O ideal seria que existisse alguma chave dentro do SO acessivel e que bloqueasse a leitura do SD Card, mas desconheço se existe. Creio que talvez até tenha mas o Garmin é LINUX e em LINUX só tenho certa intimidade com o SO UBUNTU :lol: :lol: :lol:

Enviado: 21 Dez 2008, 20:39
por smarca
Thundercel, vamos rever esta questão, pois agora com um pouco mais de conhecimento me surgiu nova dúvida. Veja só ...

Originalmente meu Nuvi veio com:

gmapbmap.sum (1 KB)
gmapbmap.img (6.056 KB)

gmapprom.sum (1 KB)
gmapprom.img (1.068.000 KB)

Vamos lá ...

O arquivo gmaprom.img de 1.068.000 KB é o mapa dos EUA.
O arquivo gmapprom.sum de 1 KB deve ser o serial dele.

Para serem reconhecidos, se instalados no Cartão SD, devem ser renomeados respectivamente para gmapsupp.unl e gmapsupp.img.

E quanto aos 2 arquivos originais listados no topo da lista acima, os gmapbmap.sum (1 KB) e o gmapbmap.img (6056 KB)? O que seriam estes arquivos? E como deveriam ser renomeados para serem utilizados TAMBÉM no Cartão SD junto com o arquivo mapa e o arquivo serial?

Fiquei na confusão agora ...

[ ]ão.

Enviado: 22 Dez 2008, 00:46
por Thundercel
E quanto aos 2 arquivos originais listados no topo da lista acima, os gmapbmap.sum (1 KB) e o gmapbmap.img (6056 KB)? O que seriam estes arquivos? E como deveriam ser renomeados para serem utilizados TAMBÉM no Cartão SD junto com o arquivo mapa e o arquivo serial?
o arquivo gmapbmap.img é o mapabase (wrold map), sem continentes, sem nada, só linhas de latitude e longitude. O de mesmo nome, mas de extensão ".sum" é o serial dele.

Esse arquivo gmapbmap.img e seu protetor, o gmapbmap.sum não devem ser retirados da memoria flash e nem transferidos para o SD card, mas se por uma infelicidade forem deletados, o SO Garmin escala o primeiro mapa que entrar na memoria flash dele para servir de mapabase.

Faça um teste. Ligue seu aparelho e tire a seleção dos mapas carregados nele. Isso mesmo, nenhum mapa selecionado.
Observe que mesmo sem mapa existe a informação de local, o carrinho na tela, sem background de mapa e com informações de posição em termos de coordenadas e altitude do ponto.
Por que vc acha que isso ocorre? :wink:


A resposta está na existencia do arquivo gmapbmap.img

Enviado: 22 Dez 2008, 07:25
por smarca
Hummm ... não podiam ser tirados então?
Hehehe ... foram-se na limpeza.
Mas vou retorna-los então, pois fiz o back-up de tudo antes de tudo.
Obrigado!

Enviado: 23 Dez 2008, 08:25
por smarca
Thundercel, sempre fuçando ... sobre a pasta \Audible

Audible é, até onde pude perceber, uma empresa que vende licenças nos EUA para que se possa ouvir áudio (músicas). Ela não existe no Brasil, daí que deletei a pasta e agora, ao clicarmos, estando em Média Player, no símbolo musical no canto superior direito o Nuvi apenas lista os arquivos MP3 (ou outros) inseridos pelo usuário.

Ou seja, não mais fica comutando entre MP3 e Audible.

Já foi pro lixo também e de lá não voltará mais a pasta \Audible, hehehe.

[ ]ão.

Enviado: 03 Nov 2009, 15:03
por Nuvi200
Olá Pessoal...
Estou chegando aqui agora...

Vejam se podem me ajudar... Li todos os tópicos acima e outros dinponíveis na web...

Tenho um Garmin Nuvi200... e resolvi tirar o o city Navigator Norte América da memória de meu aparelho... E fiquei só com o TRC-Brasil_v608... Assim como já vinha fazendo com versões anteriores.

Bom, acontece que após a retirada do gmapprom.img (EUA) meu Nuvi começou a apresentar erros de "memória de ponto de rota cheia" e não traça mais as rotas...

*Tenho somente o TRC-Brasil_v608 (apenas sul do país) instalado e na memória interna tem bastante espaço livre...
*Não tenho o cartão SD

Caso alguém possa dar uma força, agradeço desde já!
Abraço!

Enviado: 30 Nov 2009, 18:47
por Thundercel
Amigo,
confesso que nunca vi e tampouco li sobre esse erro, porém no seu lugar eu faria o seguinte:

1 - Na função "Meus dados" limparia todos os registros de pontos de ineteresse e registros de viagem

2 - feito isso abriria o programa Webupdater da Garmin e verificaria se existe alguma atualização disponivel para o aparelho.