Sistema de Transito Garmin - FM Traffic/ Smartphone Link

Forum do Software de Navegação Garmin
garminewbie
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 14
Registrado em: 28 Dez 2011, 23:24

Re: Sistema de Transinto Garmin - FM Traffic

Mensagem por garminewbie »

Esse 3790T aqui veio dos EUA. Tá com firmware 5.0 e GTM35 firmware 3.00.

Perguntinhas rápidas tadferreira, ou quem puder ajudar:
1- Seu 3790 mostra o trânsito sem ter q ir lá em "GTM Status > Test > 90.5 > Done" ?
2- Com qual firmware seu GTM35 está (2.6 q tá na sua assinatura)?
3- Será que o mapa influencia nos dados de trânsito malucos (distantes) que eu to recebendo ? (to com o CN South America NT 2014.20 Brazil)
tadferreira disse:
Agora trânsito a 380Km acho difícil estar correto pois que eu sabia o Traffic neste momento funciona nas seguintes capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, BH e Brasília.
Na primeira screen, a última cidade é lá no Rio Grande do Sul:

[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes]

Tá tudo certo vendo essas screens (Subscriptions.. FM Table..Traffic Status.. GTM Mode.. FM Grid.. cc/ecc/sid/ltn) ?
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Sistema de Transinto Garmin - FM Traffic

Mensagem por Angelone »

garminewbie escreveu:Esse 3790T aqui veio dos EUA. Tá com firmware 5.0 e GTM35 firmware 3.00.

Perguntinhas rápidas tadferreira, ou quem puder ajudar:
1- Seu 3790 mostra o trânsito sem ter q ir lá em "GTM Status > Test > 90.5 > Done" ?
2- Com qual firmware seu GTM35 está (2.6 q tá na sua assinatura)?
3- Será que o mapa influencia nos dados de trânsito malucos (distantes) que eu to recebendo ? (to com o CN South America NT 2014.20 Brazil)

Tá tudo certo vendo essas screens (Subscriptions.. FM Table..Traffic Status.. GTM Mode.. FM Grid.. cc/ecc/sid/ltn) ?
Esta quase tudo certo, menos as assinaturas, ou melhor, os parametros que as compoem, apesar de aparentemente estar tudo ok. Esse problema ocorria quando ainda utilizavamos o parametro de quatro digitos para gerar o código da assinatura. Voce errou em algum passo na inserçao dos códigos no jetmouse ou utilizou parametros de 4 digitos (tem q ser de 5 digitos). Reinstale as assinaturas novamente, mas leia bem os posts desse tópico, principalmente o do Tad que indica os parametros corretos. Assim feito tudo funcionara normalmente..
A sintonia do sinal traffic é automática, nao é necessário fixar a frequencia em Test. O firmware 5.0 é o ultimo disponível para o 3790 e o traffic funciona normalmente com ele. O mapa nao inflencia na informaçao dos dados de transito. Mas a visualizaçao gráfica do transito no mapa só funciona com o CNSA (com outros mapas somente a informaçao de trafego na forma de texto).
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
garminewbie
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 14
Registrado em: 28 Dez 2011, 23:24

Re: Sistema de Transinto Garmin - FM Traffic

Mensagem por garminewbie »

Obrigado por ajudar tb Angelone !
Angelone escreveu:

Esta quase tudo certo, menos as assinaturas, ou melhor, os parametros que as compoem, apesar de aparentemente estar tudo ok.
Você concluiu isso (assinaturas com problemas) das screens q eu postei ?

Eu tenho num arquivo ".txt" anotado aqui q gerei as assinaturas com os parametros:
_______________________________________________
TMC Brazil NAVTEQ Traffic (BR) (FID now 5 digits)
FID PID RgnID VenID
31495, 14, 14, 1
31495, 15, 15, 1
_______________________________________________
Uma coisa que mudou (não sei qdo e nem como) foi o "unit ID of FM traffic receiver". Antes tinha 10 digitos, agora tem só 9. Qual será q eu devo usar no JM (JM-KG-v1.5+5Digit+ChecksumFix.exe) ? Tenho o antigo de 10 digitos anotado no ".txt". (to com medo de gerar vários e "acabar o espaço" de subscriptions no GTM35- se é q isso acontece).
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Sistema de Transinto Garmin - FM Traffic

Mensagem por Angelone »

garminewbie escreveu: Você concluiu isso (assinaturas com problemas) das screens q eu postei ?
... Uma coisa que mudou (não sei qdo e nem como) foi o "unit ID of FM traffic receiver". Antes tinha 10 digitos, agora tem só 9. Qual será q eu devo usar no JM (JM-KG-v1.5+5Digit+ChecksumFix.exe) ? Tenho o antigo de 10 digitos anotado no ".txt". (to com medo de gerar vários e "acabar o espaço" de subscriptions no GTM35- se é q isso acontece).

Conclui por deduçao, pq as telas indicam outras regioes e porque isso é sintoma típico de FID com 4 parametros, exatamente o que acontecia nos primórdios dos processos que levou aos parametros atuais. Eventualmente pode ter outra causa, mas vai ser o primeiro caso que presenciei, aqui em foruns gringos. As configuraçoes de sintonia sao dados por esses parametros que constam no código da assinatura juntamente com o ID do cabo receptor, no caso mais para vincular a assinatura especificamente à unidade. O primeiro passo é reinstalar as assinaturas com um novo código gerado, nao se preocupe com o numero máximo de assinaturas que fica na casa dos 25 a 30, longe ainda do seu caso. Se vc tiver registrado exatamente o código q vc inseriu e quiser me passar via MP, dá para identificar os parametros e ID da sua unidade, uma maneira de tentar entender o problema.
O ID da unidade deve ter 10 digitos, tive e manusei vários cabos e tenho registrado seus IDs, todos tem 10 digitos, portanto pode ser que o firmware do seu gtm35 esteja corrompido. Se vc instalar as assinaturas e nao resolver tente reinstalar o firmware do receptor. O problema é que como já esta instalada a versao 3.00 o sistema nao aceita reinstalar a mesma versao. O método mais prático é então vc primeiro atualizar para a versao 3.10 pelo webupdater e depois utilizar o procedimento para voltar para a 3.00, seguindo indicaçoes q já dei em outro post e q vc parece conhecer. Depois disso terá q reinstalar as assinaturas novamente. Se voce estiver muito preocupado com o numero máximo de assinaturas suportado pelo cabo, então faça esse procedimento do firmware em primeiro lugar.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
garminewbie
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 14
Registrado em: 28 Dez 2011, 23:24

Re: Sistema de Transinto Garmin - FM Traffic

Mensagem por garminewbie »

Angelone escreveu: O primeiro passo é reinstalar as assinaturas com um novo código gerado, nao se preocupe com o numero máximo de assinaturas que fica na casa dos 25 a 30, longe ainda do seu caso.
Li que dá pra tirar as assinaturas com VendID = 0; gerei duas pra matar as assinaturas com ID de 9 digitos e duas pra matar eventual assinaturas de 10 digitos. Vo lah ver se consigo apagar mesmo.
Angelone escreveu: Se vc tiver registrado exatamente o código q vc inseriu e quiser me passar via MP, dá para identificar os parametros e ID da sua unidade, uma maneira de tentar entender o problema.
Xo ve se consigo já enviar MP.
Angelone escreveu: O ID da unidade deve ter 10 digitos, tive e manusei vários cabos e tenho registrado seus IDs, todos tem 10 digitos, portanto pode ser que o firmware do seu gtm35 esteja corrompido. Se vc instalar as assinaturas e nao resolver tente reinstalar o firmware do receptor. O problema é que como já esta instalada a versao 3.00 o sistema nao aceita reinstalar a mesma versao. O método mais prático é então vc primeiro atualizar para a versao 3.10 pelo webupdater e depois utilizar o procedimento para voltar para a 3.00, seguindo indicaçoes q já dei em outro post e q vc parece conhecer. Depois disso terá q reinstalar as assinaturas novamente. Se voce estiver muito preocupado com o numero máximo de assinaturas suportado pelo cabo, então faça esse procedimento do firmware em primeiro lugar.
Aqui tá com 9 digitos a ID do gtm35 (é essa ID, mas com 10 digitos q se usa lah no JM neh?). Vo tentar te mandar a screen por MP.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Sistema de Transinto Garmin - FM Traffic

Mensagem por Angelone »

Primeira coisa é voce ter certeza absoluta que o cabo nao foi trocado por engano ou nao, (assistencia técnica é um exemplo). Caso nao tenha sido, o ID foi alterado no firmware, caso unico que conheço. O ID de 10 digitos, caso vc nao tenha gravado era xxxxxxxxxx (vide MP), exatamente o que consta das duas primeiras assinaturas q vc me enviou. Minha sugestão é tentar instalar novamente o código referente a esse ID. Se nao conseguir tente reinstalar o firmware como indiquei. Nao dando certo somente a Garmin para solucionar mas nao via suporte, mas sim via troca do cabo, caso esteja na garantia. De qq forma tente o suporte norte americano, se o seu gps foi comprado lá. Se tiver que enviar o cabo vc vai ter q arrumar uma boa justificativa (por exemplo pode dizer q foi depois de uma atualizaçao pelo web updater - instale o fw 3.10), nesse caso apague as assinaturas q nao sao originais (TTN e Navteq Br) adicionando ZERO nos parametros. Mas lembre-se que o procedimento nao apaga as assinaturas, apenas oculta-as, o q pode levar a atingir o limite suportado. Para o objetivo na garmin elas nao serão vistas mesmo, entao por isso é válido..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
garminewbie
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 14
Registrado em: 28 Dez 2011, 23:24

Re: Sistema de Transinto Garmin - FM Traffic

Mensagem por garminewbie »

Angelone escreveu:Primeira coisa é voce ter certeza absoluta que o cabo nao foi trocado por engano ou nao, (assistencia técnica é um exemplo). Caso nao tenha sido o ID foi alterado no firmware, caso unico que conheço.
Acho dificil ter trocado, mas vou perguntar pro meu irmao eh quem usa o GPS.
Angelone escreveu: O ID de 10 digitos, caso vc nao tenha gravado era xxxxxxxxxx (vide MP), exatamente o que consta das duas primeiras assinaturas q vc me enviou.
Maledeto ! Essa (na MP) é "unit ID" original mesmo !! :lol:
Angelone escreveu: Minha sugestão é tentar instalar novamente o código referente a esse ID. Se nao conseguir tente reinstalar o firmware como indiquei. Nao dando certo somente a Garmin para solucionar mas nao via suporte, mas sim via troca do cabo, caso esteja na garantia. De qq forma tente o suporte norte americano, se o seu gps foi comprado lá. Se tiver que enviar o cabo vc vai ter q arrumar uma boa justificativa (por exemplo pode dizer q foi depois de uma atualizaçao pelo web updater - instale o fw 3.10), nesse caso apague as assinaturas q nao sao originais (TTN e Navteq Br) adicionando ZERO nos parametros. Mas lembre-se que o procedimento nao apaga as assinaturas, apenas oculta-as, o q pode levar a atingir o limite suportado. Para o objetivo na garmin elas nao serão vistas mesmo, entao por isso é válido..
Tentei "ocultar" as subscriptions e NADA. Ele aceita o código com 9 digitos e VendID=0, mas nao apaga (o de 10 digitos com VendID=0 ele nao aceita). Vc falou q tem q adicionar "ZERO nos parametros". Eu tinha lido q era soh VendID=0 já apagava. ARGGG :evil:

edit: parece q eh akilo que eu fiz mesmo, gerar duas com os parametros:
_______________________
FID PID RgnID VenID
31495, 14, 14, 0
31495, 15, 15, 0
_______________________
e REINICIALIZAR. Agora sim apagou.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Sistema de Transinto Garmin - FM Traffic

Mensagem por Angelone »

Quis dizer zero nos parâmetros de praxe das assinaturas, no Vid mesmo. Lembre q eu disse q inserindo tais códigos náo apaga, apenas oculta a assinatura gerando acumulo para o compto geral do limite maximo. Seria melhor inserir a assinatura comum, mesmo pq ela sobrescreve a q la esta. Mas se ID do cabo foi alterado tudo indica q e' ele a causa. Por isso eu tentaria o procedimento de reinstalar o firmware, conforme sugeri anteriormente.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
garminewbie
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 14
Registrado em: 28 Dez 2011, 23:24

Re: Sistema de Transinto Garmin - FM Traffic

Mensagem por garminewbie »

Angelone escreveu:Quis dizer zero nos parâmetros de praxe das assinaturas, no Vid mesmo. Lembre q eu disse q inserindo tais códigos náo apaga, apenas oculta a assinatura gerando acumulo para o compto geral do limite maximo. Seria melhor inserir a assinatura comum, mesmo pq ela sobrescreve a q la esta. Mas se ID do cabo foi alterado tudo indica q e' ele a causa. Por isso eu tentaria o procedimento de reinstalar o firmware, conforme sugeri anteriormente.
Assinaturas apagadas ! Soh sobraram "NAVTEQ Traffic (US,CAN) - Lifetime Subscription" e a "Total Traffic Network (US,CAN) - Expires 23/4/1992". A primeira acho q eh original e a segunda tb, mas ela tah com uma data estranha ! Serah esse o problema ? Será que dah pra apagar essa ?

Vou colocar o firmware 3.10 e ver se o ID volta a ser 10 digitos.

Essa coisa de "limite máximo" eu ainda nao entendi. Seria prudente entao eu colocar as mesmas subscriptions (mesmas letras) q eu te passei via MP, pra reativa-las .. e daí nao contaria como nova assinatura ? Ou gerar novas (uma com 31495/14/14/1 e outra com 31495/15/15/1) nao conta como nova subscription ?
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Sistema de Transinto Garmin - FM Traffic

Mensagem por Angelone »

Você pode usar somente uma assinatura, a 14,14, pois a 15,15 serve só para Brasília. Pode se usar o mesmo código da anterior, mas use a de 10 digitos. Antes recomento reinstalar o firmware, primeiro o 3.10 e em seguida os procedimentos para o downgrade do Fw..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
garminewbie
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 14
Registrado em: 28 Dez 2011, 23:24

Re: Sistema de Transinto Garmin - FM Traffic

Mensagem por garminewbie »

Angelone escreveu:Você pode usar somente uma assinatura, a 14,14, pois a 15,15 serve só para Brasília. Pode se usar o mesmo código da anterior, mas use a de 10 digitos. Antes recomento reinstalar o firmware, primeiro o 3.10 e em seguida os procedimentos para o downgrade do Fw..
Ahhhhh !! Isso eu ia perguntar: ele sempre usa a 14,14. Não sabia q 15,15 era Brasília. Bom saber isso, vlw ! Vo tirar a de Brasília.

Agora assim: tanto pra "ocultar" qto pra mostrar de volta uma subscription, ele soh tah aceitando os códigos gerados de 9 dígitos.

Coloquei o firmware 3.10 no GTM35 e o ID continuou com 9 dígitos.

De onde diabos veio esse ID eu não faço idéia. Talvez numa atualização do GTM35. Não tenho certeza.

Fiz downgrade pro 2.80. O GPS ficou "Scanning..." uma meia hora e até achou os códigos 11/a2/7/14 (antes tava 0/a2/128/0), mas nao fixa. Será que tenho q esperar mais ? Vou colocar o 2.90 !
garminewbie
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 14
Registrado em: 28 Dez 2011, 23:24

Re: Sistema de Transinto Garmin - FM Traffic

Mensagem por garminewbie »

Coloquei o firmware 2.90.
Despois de mais de uma hora "Scanning..." deu :

FM Table
NAVTEQ Traff 90.50 11/a2/7/14 14

Mas nao fixa na 90.5 em uma hora de Scanning ... :evil:

[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes]

-------------------
Será q eu testo com o firmware 3.00 ? Esse 3.00 surgiu de onde ? Me parece q "oficialmente" do firmware 2.90 vai pro 3.10.

Meu problema deve ter relação com esses 9 digítos .. só pode ! Se bem q eu consigo inserir as subscriptions .. ARGG to perdido agora !!!!!!!!!
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Sistema de Transinto Garmin - FM Traffic

Mensagem por Angelone »

Realmente voce tem um grande problema e raríssimo.. Alguma pane corrompeu o firmware do cabo e o ID foi alterado como eu já disse anteriormente (desde que vc tenha certeza absoluta q ninguém trocou o cabo). Pena q a atualizaçao do fw nao resolveu, mas tente também a 3.00.
Esse firmware 3.00 é original da Garmin, mas nunca esteve disponível para download e veio originalmente de fábrica com unidades do gtm35 e 25. Ele tem algumas vantagens e desbloqueios e certamente é por isso que nesse caso a Garmin nao o disponibizou publicamente para download. As versões de fw dos gps que também aparentemente dão "pulos" seguem a mesma lógica: são atualizações mas que saíram somente com as unidades de fábrica, ou porque sao versoes beta nao maduras (mas q corrigem defeitos dos anteriores) ou por outros motivos como compatibilidade testada somente com a versão de hardware que esta sendo produzida. Por exemplo, o ultimo fw publico dos 34xx era o 7.90 e há poucos dias a Garmin disponibilizou o 8.10. Seguramente a versao intermediária 8.00 equipa gps produzidos em algum momento do intervalo de tempo entre a 7.90 (abril de 2013) e 8.10 (setembro de 2013).
Voltando ao problema: instale a v3.00 e reze.. Se nao resolver acione o suporte americano da Garmin, esqueça o do Brasil q nao tem competencia para resolver isso, só coisas básicas das básicas, além do que o cabo foi comprado, teoricamente, lá fora. Obviamente apague tudo, diga q só sintoniza fixando a frequência em Test e que o HWID do cabo mudou de 380xxxxxxx para o ID de 9 digitos (indique os numeros). Muito provavelmente trocarão o cabo, caso esteja na garantia de 1 ano ou se eles de fato se interessarem pelo caso (seu ID de 10 digitos indica q o cabo foi fabricado entre 2010 e 2011, logo, esta fora da garantia). Note que os numeros IDs sao completamente diferentes. O de 10 digitos obedece a lógica sequencial dos demais cabos e o de 9 digitos nao tem absolutamente nada a ver, além de ter um digito a menos..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Sistema de Transinto Garmin - FM Traffic

Mensagem por tadferreira »

Depois de tudo isso acho que o único que cabe é pegar seu GPS e espetar em um cabo operante, e pegar seu cabo e espetar em um aparelho que esteja funcionando.
Somente para efeito de testes e conclusões finais sobre seu problema.
Pois caso confirme o que o colega Angelone disse você terá que adquirir outro cabo GTM 35 ou 60 para seu aparelho.
garminewbie
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 14
Registrado em: 28 Dez 2011, 23:24

Re: Sistema de Transinto Garmin - FM Traffic

Mensagem por garminewbie »

Angelone escreveu:Realmente voce tem um grande problema e raríssimo.. Alguma pane corrompeu o firmware do cabo e o ID foi alterado como eu já disse anteriormente (desde que vc tenha certeza absoluta q ninguém trocou o cabo). Pena q a atualizaçao do fw nao resolveu, mas tente também a 3.00.
Tentei com o 3.00 e foi igual ao 2.90: Scanning ... Scanning .. e depois: FM Table / NAVTEQ Traff 90.50 11/a2/7/14 14. Mas nao fixa nem mostra o traffic. Eu acho q li q isso aconteceu com o 3790T (apos alguma atualizacao) e q soh convertendo pra 34xx q dava pra "travar" na 90.5.

tadferreira o teu 3790T tah convertido pra 34xx ? Ele mostra o transito automaticamente com qual firmware do GTM35 ?
Angelone o teu 3790T tah convertido pra 34xx ? Ele mostra o transito automaticamente com qual firmware do GTM35 ?
Angelone escreveu: Voltando ao problema: instale a v3.00 e reze.. Se nao resolver acione o suporte americano da Garmin, esqueça o do Brasil q nao tem competencia para resolver isso, só coisas básicas das básicas, além do que o cabo foi comprado, teoricamente, lá fora. Obviamente apague tudo, diga q só sintoniza fixando a frequência em Test e que o HWID do cabo mudou de 380xxxxxxx para o ID de 9 digitos (indique os numeros). Muito provavelmente trocarão o cabo, caso esteja na garantia de 1 ano ou se eles de fato se interessarem pelo caso (seu ID de 10 digitos indica q o cabo foi fabricado entre 2010 e 2011, logo, esta fora da garantia). Note que os numeros IDs sao completamente diferentes. O de 10 digitos obedece a lógica sequencial dos demais cabos e o de 9 digitos nao tem absolutamente nada a ver, além de ter um digito a menos..
Vou tentar mais algumas coisas:

- apagar(ocultar na verdade neh) as subscriptions US,CAN e deixar soh a BR (14,14);
- to tentando reinstalar o firmware 5.0 pelo webupdater, mas nao tah dando (agora tem 1 tal de garmim express);
- Talvez TrafficProvider.xml desatualizado;

Será que vale a pena mudar pro 34xx !? Li q a precisao do GPS com ele ficava horrivel.
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.