tadferreira escreveu:Olá Pessoal,
De volta a terras Guaraní deste nosso querido Brasil já falando de Traffic, em
São Paulo onde ontem houve uma forte chuva(graças a Deus por causa das represas) e o trânsito ficou péssimo devido a alagamentos e demais transtornos decorrentes da forte chuva reparei que via GTM eram poucas as vias monitoradas.
Basicamente as Marginais, saídas das Rod. Dutra e Trabalhadores e uma outra avenida.
Fiquei espantado pois diminui muito a área e abragencia que a Garmin(Here) monitorava.
Então comecei a fazer algumas verificações dentro da Diagnostic page e notei que a frequência RDS que era utilizada anteriormente era a da CBN(90.5) e que agora é (89.7). Será que com essa mudança da frequência a Garmin/Here aproveitou para diminuir o monitoramento?
Acabei de conferir o trafégo com o cabo e a abrangencia é limitadissima mesmo, parte de marginais e algumas pouquissimas vias da periferia. Curioso mesmo é que a sintonia RDS agora é pela 89,7 mas se conferirem em Diagnostic Page/Developer Info/Traffic Receiver Providers percebe-se que aparecem vários provedores, que na realidade trata-se, provavelmente, de reflexões de sinal. Em Traffic Receiver Dashboard (nuvi 3597) se escolhermos a 90.5 em Test RDS a sintonia é imediada, sinal bem mais forte que a 89,7 e as barras RUN e RDS ficam em verde, denotando sintonia perfeita do traffic. Então pode-se inferir que tem algum conflito/interferencia de uma em outra, dificil é entender porque sintoniza automaticamente o sinal mais fraco da 89,7. Outra curiosidade q merece ser investigada é que agora o Tom Tom também tem seu sistema RDS Traffic (rádio) em Sao Paulo. Seria interessante saber qual a frequencia desse sistema e se tem a ver com o problema mencionado, além de saber se o provedor é também a Here, ex Navteq. Podem ter muito de rádio transmissora em funçao disso. Hipóteses a conferir..
Eu sei o smartlink tem uma abrangência maior porém ao menos ontem com a TIM o 3G estava péssimo e não dava para ficar usando perfeitamente o smartlink o que obrigou ficar alternando o uso entra o dois receptores de trânsito.
Acredito que se a Garmin no smartlink criasse mais uma alternativas dentro do smartlink onde o usuário informasse que a via está com determinado trânsito e com bom algoritmo confrontasse com outras fontes e mostrasse no GPS mais está informações acredito que assim o serviço valeria mais e ficaria mais confiante ainda..
Pois tem muitas falhas que não são novas e não são corrigidas por exemplo a Av dos Estados bem no seu início da Av Tirandentes até a Marginal Tietê no pedaço em frente ao DETRAN está sempre marcada com trânsito Vermelho e Preto que segundo a legenda é o pior nível de trânsito mais estará sempre ficar está informação no GPS mesmo que a via estiver sem trânsito algum seja utilizando via FM ou 3G.
Pode parecer que estou defendendo gratuitamente a Garmin, mas vou apenas retratar a minha vivência com o uso e manuseio do sistema. Ontem, dia das fortes chuvas com inundaçoes e complicaçoes no transito em SP, eu trafeguei praticamente direto das 14 às 19hs, pela 23 de maio, centro da cidade, Brás, Pacaembu, Jardins, Moema e Aeroporto, nao foi pouco. Todo o trajeto com o Smartphone Link ligado e funcionando super bem, excelente abrangência e precisão incrível. Até em ruas secundárias, sem importância, acusava transito. Uso o Smartphone Link diariamente e estou muito satisfeito, dificil colocar em porcentagem, mas creio que os erros são menores do que 5%. Em relação a referencia da faixa vermelha e preta mencionada pelo Tad, nao se trata do pior nivel de trafego, mas de Via Fechada, basta conferir na legenda, por isso que a informaçao permanece, creio, por muito tempo, apesar de que pode estar errada, sem dúvida.
É bom lembrarmos que quem fornece o serviço de informaçao de tráfego é a Here e eles tem um sistema de captaçao de informaçoes diversificado e sofisticado, usado no mundo inteiro, que segundo consta provém de orgãos de transito, cameras on line, sensores proprietários, deslocamentos dos usuários conectados ao smartphone link (de onde monitoram velocidade de deslocamento e localizaçao), etc.. Recentemente fiz um comparativo com o Waze e achei o Smartphone Link muiiito melhor: primeiro em termos de visualizaçao no mapa, sem comparaçao, muito mais fácil de visualizar (principalmente com o meu Tema), é por trechos, identificável por cores, sem milhoes de icones q poluem como no Waze. Segundo, pelo numero de ruas abrangidas, no Waze somente constam vias importantes ou outras que tiveram algum incidente ocasional, isso quando tem usuário que informe. Eles também monitoram os deslocamentos dos usuários para detectar a velocidade e intensidade do transito, mas nao sei se tem outras fontes como a Here, acho que nao.
Outra questão que o Tad colocou em certa ocasião é que o Smartphone link consome muito do pacote de dados. Fiz um teste com o 3G Watchdog, um app que monitora o consumo de dados em termos diários, semanais, mensais de conexoes 3G e wifi, separadamente. Desliguei todos os downloads automáticos possiveis (atualizaçoes, emails, google play, etc..) e o resultado foi que em um dia de uso gastou pouco mais de 1 mb de dados, bem aceitável.
O serviço de transito é o principal motivo de eu estar usando gps na cidade, e por todas as minhas avaliaçoes, o conjunto Smartphone Link Garmin/Here é, de longe, o melhor. O unico problema é a irritante dificuldade de conecçao bluetooth de 2 vias do gps com o celular, mas qdo se consegue tudo funciona muito bem. Lembrando que quando a comunicaçao em 2 vias esta ok, aparece o valor da temperatura na tela inicial do gps e no app do celular aparece q o smatphone link esta "Ligado à xxxxxxxxx". Qdo nao tem esses indicativos, mesmo indicando a conexao bluetooth e co o icone Smarphone Link no gps nao haverá informaçoes de transito no gps.