Mapas conflitantes = duplo índice

Forum do Software de Navegação Garmin
Responder
Avatar do usuário
smarca
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 64
Registrado em: 17 Dez 2008, 23:00

Mapas conflitantes = duplo índice

Mensagem por smarca »

Thundercel, estava lendo o resumo do grupo Yahoo! GPS Brasil e notei uma mensagem sua e do Chicão aborgando este assunto.

Entendi porque mesmo tendo apenas um mapa ativado no GPS, quando selecionava uma rua, por exemplo, a rua da minha casa, surgiam 2 respostas na tela do GPS.

É que além do City Navigator BR (ativado na memória interna) tinha também o TRU_SP (desativado e no SD).

Apesar de desativado, como o índice de busca é comum a todos os mapas instalados, o GPS me mostrava 2 entradas, inclusive grafadas ligeiramente diferentes, sendo uma do City Navigator e outra do TRU citados.

Acho que, embora imperceptível, isso degrada um pouco a performance do GPS.

Então, ficarei somente com mapas não conflitantes, temporariamente, para observar.

No caso deixei o City instalado e apenas instalei o TRU_PE_Fernando de Noronha. Até porque o City não contem o arquipélago!

[ ]ão.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

smarca,
esse assunto é interessante e adequado a sua exploração aqui. Obrigado.

Não me lembro de ter lido que mapa desativado no aparelho interfira na apresentação da busca de endereços. Esse teste é simples de se fazer desabilitando todos os mapas, Assim não existe pesquisa porque o SO não tem fonte para consulta de endereço. Isso comprova que o SO pesquisa o endereço no mapa e estando ele desabilitado não existe pesquisa.

Aprendi sim, que por questões de vias extensas apresentarem em seu percurso modificações de sentido (mão e contra-mão) ou de numero de vias, essas são particionadas nos mapas TrackSource e por isso são apresentadas em duplicidade, ou até mais vezes, na janela de pesquisa de endereço no aparelho.

Infelizmente isso ocorre porque o TrackSource ainda não entrou na informação do número de imóvel no endereço da via. Por "default" ele considera 0(zero) o numero do imovel na via, independente da sua seleção desse número.

Particularmente contorno esse problema do TrackSource iniciando a operação com o CNBrV4 e, com ele, mando calcular a rota para um determinado endereço. Internamente o SO, com essa ação, guarda o endereço como ponto (coordenadas) e não o endereço propriamente dito.

Tão logo ele termine o calculo da rota pelo CNBrV4, entro em sua configuração e modifico a seleção de mapa para o TrackSource, desabilitando a do CNBrV4.

Com essa ação o ponto de destino é mantido e o calculo anterior feito pelo CNBrV4 é refeito utilizando as informações do TrackSource Assim você é conduzido pelo TrackSource para o ponto (coordenadas) e não para a rua.

Já utilizando o CNBrV4 esse problema de duplicidade não é observado porque ele tem a função do numero do imovel no endereço e assim sabe distinguir internamente as mudanças de sentido da via pelos endereços nela.

Pelo exposto por você acredito que sua rua aparece duas vezes porque você está com o TrackSource selecionado e em algum trecho dela deve existir alguma mudança de sentido ou duplicidade de via.

Se fizer esse teste, utilizando somente o CNBrV4 essa duplicidade de rua na busca não deve ocorrer.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
smarca
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 64
Registrado em: 17 Dez 2008, 23:00

Mensagem por smarca »

Thundercel, minha rua (não quero cita-la aqui em local público) possui apenas 2 quarteirões. É pequena.

Fiz os testes:

- Com o City BR + TRU SP: o GPS lista 2 vezes minha rua e com grafias diferentes. Fui observar com zoom no mapa e as grafias correspondem justamente às diferenças das grafias com que está escrito em cada um deles. Não importa se tiver ambos os mapas ativos ou um ou outro, desta forma sempre é listado 2 vezes. Não fiz a experiência de desativar ambos, me esqueci.

- Com somente o City BR (sem o TRU SP): o GPS lista apenas 1 vez minha rua.

- Com somente o TRU SP (sem o City BR): o GPS lista apenas 1 vez minha rua.

Minha conclusão, portanto, é que, independente de um mapa estar ou não ativo (para condução, rotas, etc.), o índice de ruas deve ser uma coisa única, levando em conta tudo o que está dentro do GPS, seja na memória interna ou SD.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

- Com o City BR + TRU SP: o GPS lista 2 vezes minha rua e com grafias diferentes. Fui observar com zoom no mapa e as grafias correspondem justamente às diferenças das grafias com que está escrito em cada um deles. Não importa se tiver ambos os mapas ativos ou um ou outro, desta forma sempre é listado 2 vezes. Não fiz a experiência de desativar ambos, me esqueci.
Amigo smarca,
quando sugeri o teste e seleção de um unico conjunto (CNBrV4 ou Trackcource), deixei de recomendar o restart do aparelho após a seleção de forma que esse reiniciasse com uma seleção somente.
- Com somente o City BR (sem o TRU SP): o GPS lista apenas 1 vez minha rua.

- Com somente o TRU SP (sem o City BR): o GPS lista apenas 1 vez minha rua.
Esse é o correto e isso que deve aparecer mesmo.
Minha conclusão, portanto, é que, independente de um mapa estar ou não ativo (para condução, rotas, etc.), o índice de ruas deve ser uma coisa única, levando em conta tudo o que está dentro do GPS, seja na memória interna ou SD.
Pelo que já testei, li em outros ambientes e recebi de explicações de desenvolvedores do TrackSource, a busca de endereços extrai informações do arquivo de mapa compilado e no formato .img

Não sei se o SO extrai essas informações quando da sua inicialização e as mantém em um arquivo temp, mas já fiz o teste retirando a seleção de mapa, reinicializando o aparelho e voltando a função busca e o aparelho não informa os endereços que estavam naquele mapa retirado.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
miltonss
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Jul 2011, 10:35

Re: Mapas conflitantes = duplo índice

Mensagem por miltonss »

Tópico muito interessante Parabéns!
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.