Nuvi - Áudio em Português do Brasil

Forum do Software de Navegação Garmin
Responder
Avatar do usuário
smarca
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 64
Registrado em: 17 Dez 2008, 23:00

Nuvi - Áudio em Português do Brasil

Mensagem por smarca »

Sempre fuçando, ontem à noite fiz 2 coisas e uma delas me surpreendeu:

1 - Estive simulando rotas (com o GPS desligado, apenas com o Simulador de GPS ativo) até esgotar toda a bateria. Então carreguei-o com o carregador do Motorola V8 para me certificar de que realmente ele carrega (ainda não tinha visto, apenas lido). E tudo bem, amanheceu (5 horas) com a bateria totalmente recarregada.

2 - Ontem à noite liguei o Nuvi enquanto pressionava a tela no seu canto inferior direito (como consta no manual) para zerar todos os dados. E assim foi feito. Voltei para a simulação - agora o detalhe - sempre no idioma Português (sem Raquel) e assim ficou.

Acordei agora cedo, vi que a bateria estava carregada, tornei a simular uma rota e o áudio sumiu. Fui em Configurações - Idioma e Voz estava em branco. Escolhi o Português Brazilian-Raquel (TTS) e continuou mudo. Catzo! Que aconteceu? Escolhi então o Português Brasil (com S) e o áudio voltou, só que em Português do Brasil mesmo, não mais fala "rotatorÍa", agora fala "rotatÓria"!

Selcionei novamente o Raquel (TTS) e agora passou a falar também.

Ou seja, ambos falam, um com sotaque português e outro brasileiro mesmo. Antes só falava o Raquel (TTS). Percebo que o Português do Brasil fala comandos básicos, sem mecionar o nome das ruas. Mas tudo bem, ainda prefiro este ao rotatorÍa.

Sei lá o que houve, depois vou conecta-lo ao PC para ver se mudou algo internamente (Editado: já fiz isto e não mudou nada). Provavelmente não, acho apenas que ao ter zerado tudo, partido a frio, pego sinais de satélite e identificado minha posição algo mudou, porque antes o Português do Brasil não exibia áudio, somente o "Raquel (TTS)".

Agora ambos funcionam. Bem, deixemos assim então.

E isto me leva a outra dúvida: se, por exemplo, estiver nos EUA, tendo instalado o mapa respectivo (o original que veio no Nuvi, que desinstalei para liberar espaço, mas com back-up) e mantiver o idioma Português (seja o Brasil ou o Brazilian-Raquel (TTS)) o Nuvi vai me orientar com ruas norte-americanas em Português?

Será que em cada idioma do Nuvi (os diversos que vem originalmente na memória interna) contemplam todas as ruas dos EUA? Tomando meu Nuvi como exemplo, que veio com o mapa dos EUA.

E agora?

[ ]ão, Sandro.

PS: Vide minha mensagem sobre a pasta \Audible, que já foi pro lixo também!
Avatar do usuário
FastCat
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 22
Registrado em: 09 Dez 2008, 23:00

Mensagem por FastCat »

Sandro,

Vou lhe passar minha experiência. Não fiz esse procedimento que voce fez, resetar tudo e ligar nos EUA. Normalmente eu estou com a Raquel setada, heheheh... Ae chego nos EUA, entro na locadora ligo o GPS, ele leva mais tempo que o habitual mas continua a Raquel em cena, não passa pra inglês, isso acontece com o meu Nüvi 350, ele fala os nomes das ruas em PORTUGLÊS, mas fala. Já o Nüvi 765T ainda não naveguei mas ao liga-lo ele me ofereceu a lingua portuguesa durante o setup, logo, acredito que ele tenha uma "inteligencia" melhor na persepção de sua localização, mas confesso que não sei em quais modelos isso se aplica.

As unidades de medida tb. permanecem as mesmas, no Nüvi 350.

Em uma próxima oportunidade vou observar isso com o 765T.

Abraços,

Fast
Knowledge is Power !...
Nüvi 765T, Nüvi 350, GPS Map 60CSx e Edge 305
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

o áudio sumiu. Fui em Configurações - Idioma e Voz estava em branco. Escolhi o Português Brazilian-Raquel (TTS) e continuou mudo. Catzo! Que aconteceu? Escolhi então o Português Brasil (com S) e o áudio voltou, só que em Português do Brasil mesmo, não mais fala "rotatorÍa", agora fala "rotatÓria"!
Essa situação do SO perder o audio já li em muitos fóruns e vem ocorrendo com frequência. Comigo já ocorreu algumas vezes.
Acredito que deve ser algum bug do sistema e para o restabelecimento da voz basta restartar o aparelho e voltar á seleção de idioma que depois de reiniciado lá estará disponível.

Quanto ao Raquel TTS, não sei se a maioria sabe, mas a extensão TTS é a que cita os nomes das ruas. Os sem essa extensão só citam manobras e distancias para as proximas manobras.

Devemos sempre manter atualizado o idioma que utilizamos, pois creio que esse tem alguma referencia com o firmware instalado.

Podemos atualiza-lo tranquilamente no proprio site da Garmin, utilizando o programa WebUpdater que ela distribui e temos instalado em nosso PC. Se alguém não sabe como se faz essa atualização podemos explicar em outro tópico.

Se observarem atentamente os arquivos de voz dispostos em nosso aparelho estão na extensão .vpm. Lá dentro da pasta /voice/ não existe a extensão .TTS. Quem identifica que existe o arquivo TTS é o proprio SO e nos mostra isso em sua função de seleção de idioma.
Percebo que o Português do Brasil fala comandos básicos, sem mecionar o nome das ruas.
Isso ocorre porque o pacote "Portugues do Brasil" não tem o conjunto TTS incorporado a ele. Só o Pacote "Raquel" tem.
E isto me leva a outra dúvida: se, por exemplo, estiver nos EUA, tendo instalado o mapa respectivo (o original que veio no Nuvi, que desinstalei para liberar espaço, mas com back-up) e mantiver o idioma Português (seja o Brasil ou o Brazilian-Raquel (TTS)) o Nuvi vai me orientar com ruas norte-americanas em Português?
A Garmin disponibiliza o aparelho em diversos idiomas sendo um deles o Português e permite a seleção de um deles em quealquer região do globo.
Por isso e por questão lógica responderia SIM a sua indagação.

Na prática, utilizando o meu NUVI na Espanha, ele se comportou bem falando o nome das ruas espanholas em português. Ficava meio estranho já que ele lia ao pé da letra o que estava escrito para nome da rua.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
caamaral
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 9
Registrado em: 21 Ago 2009, 00:00

Garmin Mobile PC

Mensagem por caamaral »

Tem como colocar o Raquel TTS no Garmin Mobile PC?
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9196
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Caamaral,
não utilizo o Garmin Mobile PC e por isso ainda não testei.
Faça um teste instalando a Raquel nele e nos informe please.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.