Mapas do Projeto TrackSource

Forum do Software de Navegação Garmin
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smarca
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Mensagem por smarca »

Pergunta estúpida, já deveria saber, depois de toda a aula, mas como ficou ainda uma dúvida vou perguntar ...

Posso afirma que, exceto pelas datas de atualização, se eu tiver todos os TRUs Estaduais terei automaticamente o TRC Brasil completo?

Com tudo o que há na somatória dos TRUs? Ruas, detalhamento, etc.?

Pergunto porque, embora o TRU_PE seja apenas 1 dia mais novo que a compilação do TRC_BR, o arquipélago de Fernando de Noronha não aparece detalhadamente no TRC_BR mas aparece detalhadamente no TRU_PE. Por isso restou essa minha dúvida.

[ ]ão.
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Thundercel
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Mensagem por Thundercel »

Posso afirma que, exceto pelas datas de atualização, se eu tiver todos os TRUs Estaduais terei automaticamente o TRC Brasil completo?
Não! :lol: :lol: :lol: Não pode afirmar!

Infelizmente por questões técnicas e administrativas do Projeto TrackSource, o Estado de São Paulo é considerado como excessão dentro todos os demais estados brasileiros.

O TRC-Brasil, para SP, só contempla as rodovias federais e algumas estaduais e não tão atualizadas como o TRR correspondente a SP. No TRR correspondente a SP essas rodovias sofrem atualizações constantes.

O detalhamento das cidades de SP se encontram no TRU-SP.

Do exposto, quem mora no estado de São Paulo, e somente para SP, em navegação por ele deve, dentro de suas cidades, usar o TRU-SP e em rodovias o TRR correspondente a SP. Quem não encontrar a cidade deve procura-la no mapa TM, sabendo que encontrado não terá calculo de rota já que os TMs não são roteáveis.

Para os demais estados Brasileiros o TRC-Brasil ou TRC-Regional tem as compilações das cidades já nele inseridas e das rodovias federais e Estaduais, à excessão de atualizações para as de SP como citado anteriormente. As cidades não contempladas poderão ser encontradas no TRC-Estadual, aguardando a data da complicação do TRC-Brasil para serem inseridas nele, ou poderão estar ainda em desenvolvimento nos TM (TrackSources Municipais), sem roteamento.

Lembro a todos que o TRC-Brasil sofre atualizações mensais, por volta do dia 15 de cada mês. Aqueles que desejarem ter o mapa com atualização imediata devem utilizar o TRC- Estadual (no meu caso, morando no Rio, uso o TRC-RJ),
Os TRC Estaduais são livres de atualizações em datas pré-programadas. Seus desenvolvedores podem atualiza-los e disponibilizá-los quando julgarem necessário. Os TRU e o TRR também não seguem um padrão para data de atualização.

Para quem desconhece, o amigo João Francisco da Cunha, vulgo Chicão, é o elemento que poderíamos chamar de grande "gerente" de muitos mapas do projeto TrackSource".

Essas são suas orientações para os desenvolvedores de mapas do Projeto que querem elevar a categoria do seu mapa regional para o TRC:
Chicão escreveu: A partir do momento que o mapa estiver roteável e com todas as rotas que atravessam o município funcionando corretamente, ele está apto a ser promovido ao TRC.
· Você me comunica que os testes estão OK;
· Faço uma avaliação do seu mapa e te comunico eventuais ajustes necessários;
· Você ajusta o mapa incluindo minhas sugestões;
· Manda novamente o mapa para compilar, me avisa e suspende temporariamente qualquer alteração no seu fonte;
· Ajusto as continuidades nas fronteiras do município, vazo o mapa estadual e compilo o TRC;
· Te devolvo o fonte para você dar continuidade no Desenvolvimento;
· A partir daí, teremos responsabilidades divididas no mapa estadual. Eu cuido do mapa Vazado e você cuida da sua cidade, que irão se complementar sem duplicidades de informações.
· Qualquer alteração que você precisar fazer em vias que chegam nas fronteiras precisaremos trocar informações para sempre manter a complementariedade exata dois mapas.

[]´s
Chicão
Projeto Tracksource
Compilador TRR, TRC-Sudeste e Norte
Desenvolvedor de MG, Belo Horizonte e Contagem
Nota nossa: para quem não sabe, mapa vazado é um mapa com um buraco. Nesse buraco que entra a cidade feita por outro. Ambos os mapas devem coincidir em seus limites. Uma via saindo de um tem que exatamente coincidir com sua continuidade no outro.

Finalmente lembro que os TRUs, á excessão de SP, apesar de conterem teoricamente mais informação que os TRC, são mapas de teste e onde os desenvolvedores inserem informações ainda não confirmadas em campo. Quando confirmadas, por doutrina do projeto, essas deveriam ser inseridas no TRC Estadual e que, por sua vez, seriam inseridas no TRC-BRASIL, ou regional, na data mensal prevista para sua liberação.

Ficou entendida minha informação?
Editado pela última vez por Thundercel em 23 Dez 2008, 11:52, em um total de 3 vezes.
Marcio M Soares
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smarca
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Mensagem por smarca »

Creio que sim, ficou entendida.

Falando exclusivamente de Fernando de Noronha, como exemplo e porque vou pra lá, poderia então afirmar que, embora as datas de compilação do TRC_BR e do TRU_PE sejam diferentes apenas em 1 dia, o TRU_PE que contempla o arquipélado ainda é um mapa "rascunho", sem ter passado pelos testes que, como explicado na mensagem do Chicão, do Projeto TrackSource e, por isto, inelegível a fazer parte do TRC_BR.

Uso por conta e risco de quem usa.

Também concluo que se pegar, por exemplo, todos os TRUs Estaduais disponíveis para montar um mapa costeiro do Brasil, por exemplo, vou ter problemas nas fronteiras e áres limítrofes dos estados, cidades, etc.

Ou seja, o GPS pode pirar numa dessas.

Acho que é isso.
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Thundercel
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Mensagem por Thundercel »

Falando exclusivamente de Fernando de Noronha, como exemplo e porque vou pra lá, poderia então afirmar que, embora as datas de compilação do TRC_BR e do TRU_PE sejam diferentes apenas em 1 dia
Entenda que as datas de compilação do TRC-Brasil e do TRU-PE estão próximas por pura coincidência já que o dia 15, data aproximada da compilação do TRC-Brasil, se passou recente.
Podendo o TRU-PE ser compilado quando necessário, essa coincidência com data do TRC não deve permanecer.
, o TRU_PE que contempla o arquipélado ainda é um mapa "rascunho", sem ter passado pelos testes que, como explicado na mensagem do Chicão, do Projeto TrackSource e, por isto, inelegível a fazer parte do TRC_BR.
Importante na sua analise o entendimento da hierarquia de mapas.
Um mapa municipal nasce no TM.
Do TM ele é promovido ao TRU para testes.
Testado ele é promovido ao TRC Estadual.
Do TRC estadual ele é promovido aos TRC Brasil e TRC regional, em mesma data e por volta do dia 15 de cada mes.

Comece sua analise quanto a Fernando de Noronha de cima pra baixo.
Procure no TRC-Brasil e não encontrando, procure na seguinte ordem:
TRC - PE
TRU - PE
TM Fernando de Noronha

Se não encontrar, ou encontrar Fernando de Noronha como um ponto no mapa (sem detalhamento) conclua que Fernando de Noronha não tem desenvolvedor ainda.

Se nem encontrar a cidade no mapa conclua que não deve para lá ir. :lol: :lol:

Brincadeira: se não encontrar avise ao desenvolvedor estadual para inseri-la no mapa como um ponto de referência.
Editado pela última vez por Thundercel em 23 Dez 2008, 12:11, em um total de 2 vezes.
Marcio M Soares
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smarca
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Mensagem por smarca »

Ahá! Sensacional, agora entendi ... a hierarquia dos mapas e, consequentemente, da procura por determinada região.

Esse toque vou anotar aqui, pra decorar e nunca mais esquecer.

Valeu Thundercel!
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Eduardo
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Mensagem por Eduardo »

Thundercel escreveu: O TRC-Brasil é roteavel e o TRR não.
Ambos tem a mesma informação.
Caro Thundercel,

Não sei se eu estou enganado, mas o TRR é roteável também.
Me parece que a diferença entre o TRR e o TRC-Brasil é que o segundo é rodoviário e municipal, e o primeiro apenas rodoviário.

Parabéns pelo fórum. Está ótimo.

Não seria isso?

Abração

Eduardo
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Thundercel
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Mensagem por Thundercel »

Eduardo vc está certo.

O TRC estatual contem detalhamento de municipios. Já o TRR não contém.
Ambos são roteáveis.
Marcio M Soares
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betojwmf
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Mensagem por betojwmf »

Thundercel
depois de muitas horas de leitura, vi que as opiniões sobre os mapas que devem estar carregados, pois devemos carregar aquele ao qual melhor se propõe no roteamento. Fiz uma viagem ontem, Macaé - Rio, e comprovei o que vi num tutorial sobre o CNBv4 e o TrackSource, já que o erro de posicionamento do mapa era grosseiro no CNBv4 em alguns trechos do BR-101 e o TrackSource alinhado, mas segue a minha pergunta: Eu estava no modo fora da estrada para ter a real posição no mapa, fiquei alternando com os mapas e pus os dois ao mesmo tempo tb. Como não usei o roteamento, não vi muita influencia, mas percebi os erros. Numa outra resposta sua, falou que tinha seus mapas carregados no cartão SD e numa emergência, era só inserir e pronto, estava resolvido. Aconteceu comigo que eu tinha carregado os mapas para uma rota que planejo fazer para São Paulo, tanto com o CNBv4 como com o TRC. Assim, em muitos pontos do TRC eu tinha pouca informação aonde estava passando, pois não tinha carregados os mapas das outras cidades, inclusive macaé. No mapSource ele não me permite carregar os mapas no cartão SD, pelo menos com o GPS conectado e também no cartão está o CNBv4 que veio junto já instalado quando comprei o NUVI750. Até quando carrego os mapas, ele não apaga o CNBv4 que está no SD, é como se estivesse bloqueado para mapas e dá uma mensagem de erro, mas os POI's e rotas são carregados lá, assim não entendo. Se puder ajudar?!
Obrigado
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Thundercel
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Mensagem por Thundercel »

depois de muitas horas de leitura, vi que as opiniões sobre os mapas que devem estar carregados, pois devemos carregar aquele ao qual melhor se propõe no roteamento.
Mesmo estando carregado em meu equipamento TrackSource e CNBrV4, sempre navego com somente o TrackSource habilitado pelo simples fato que quando da observação de erro tenho como informar ao desenvolvedor respectivo e ter uma correção de mapa em curto espaço de tempo.
Fiz uma viagem ontem, Macaé - Rio, e comprovei o que vi num tutorial sobre o CNBv4 e o TrackSource, já que o erro de posicionamento do mapa era grosseiro no CNBv4 em alguns trechos do BR-101 e o TrackSource alinhado
A recíproca é verdadeira e por isso não se iluda em uma simples amostragem. Por essa razão existe a famosa função "lock-on-route" que não permite ao usuário enxergar desalinhamentos já que ela mantem alinhado com tolerancia de erro de até 300 mts. Essa função no modo fora de estrada não fica ativa.
Eu estava no modo fora da estrada para ter a real posição no mapa, fiquei alternando com os mapas e pus os dois ao mesmo tempo tb
Nessa situação o aparelho apresenta duas vias, uma do CNBr e outra do TRC.
Numa outra resposta sua, falou que tinha seus mapas carregados no cartão SD e numa emergência, era só inserir e pronto, estava resolvido.
Mudei.
Agora tenho o CNBrV4 na memória interna e o TrackSource no SD Card por simples resguardo da memoria interna. O SD Card é barato e como carrego constantemente mapas prefiro deixar o CNBrV4 quietinho na memoria interna e ficar tirando e pondo mapas TrackSource no Sd Card.
Assim, em muitos pontos do TRC eu tinha pouca informação aonde estava passando, pois não tinha carregados os mapas das outras cidades, inclusive macaé.
Não entendi.
Primeiro procure utilizar o TRC-RJ ao invés do TRC-Brasil pelo simples fato que o primeiro é atualizado quase que diáriamente e o segundo somente uma vez por mês.
Carregue todo o TRC-RJ que automaticamente pegará todas as cidades dentro do RJ já detalhadas. Ainda existem algumas que ainda não estão detalhadas, mas são poucas e garanto que tem mais cidade detalhada do RJ no TRC-RJ do que no CNBrV4.
No mapSource ele não me permite carregar os mapas no cartão SD, pelo menos com o GPS conectado e também no cartão está o CNBv4 que veio junto já instalado quando comprei o NUVI750.
O MapSource permite o carregamento em qualquer lugar. No SD Card ou na memória interna.
Se o seu CNBrV4 veio junto com o aparelho entenda que ele é registrado e por isso, se observar o contido no SD Card, identificará 2 arquivos gmapsupp. Um corresponde ao mapa CNBrV4 e o outro o seu serial. Os dois devem sempre estar juntos.
Você nesse caso tem diversas opções para usar esse seu CNBrV4 na memória interna ou até em outro SD Card, mas para isso terá que usar o Keygen que é um gerador de serial, pois o CNBr se veincula ao ID de onde está instalado que pode ser o SD Card ou o proprio aparelho. Com o Keygen você criaria um novo serial para ele vinculado ao ID do seu aparelho ou ao ID de um novo SD Card.
Mas recomendo utilizar o CNBrV4 para MapSource. Esse é bem melhor pois além de permitir uma programação de rota pelo MapSource permite um carregamento parcial dele no aparelho ou SD Card.
Para baixar o CNBrV4 para MapSource siga os passos recomendados no fórum da comunidade Garmin no Orkut clicando aqui
Marcio M Soares
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betojwmf
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Mensagem por betojwmf »

Consegui baixar os mapas para o Sd card. O fiz num outro cartão que tenho, pois acredito que existe um bloqueio no que veio com o GPS, pois não permite pelo mapsource, também acredito que pelo fato de substituir o arquivo quando transferimos, para evitar que o apague. Acredito que é isso. Já estou transferindo todos os mapas para o cartão. Valeu mais uma vez obrigado pelas informações.
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jassis
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Mensagem por jassis »

Boa noite Thundercel e demais colegas do fórum.

Li e reli várias vezes o post atual e gostaria de ajuda na escolha de qual mapa selecionar sendo que moro na fronteira de minas gerais e são paulo (cidade de poços de caldas) e preciso frequentemente viajar pra ribeirão preto , campinas, etc.

Instalei primeiro o TRC Brasil completo e notei que realmente não há detalhamento das cidades do estado de são paulo.

Após compilei as informaçõs do TRU MG e TRU SP mais as informações do TRR do estado de MG e do estado de SP, criando um só arquivo GMAPSUPP.img. Dessa forma há sobreposição ou faltam de informações????
Haveria alguma outra melhor sugestão de compilação de mapas pra navegação em cidades e rodovias de MG e SP???

Meu GPS é um MIo c520 guia 04 rodas desbloqueado através do miopocket.
O navegador garmin está instalado no SD.
Agradeço desde já!!

jassis

ps. como faço pa contatar o desenvolvedor responsavel pela cidade de poços de caldas MG??? Há alguns pequenos erros no mapa que gostaria de reportar...
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Thundercel
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Mensagem por Thundercel »

Jassis escreveu:Instalei primeiro o TRC Brasil completo e notei que realmente não há detalhamento das cidades do estado de são paulo.
o Estado de São Paulo, por questões técnicas, tem detalhamento de seus municípios no TRU-SP e das rodovias no TRR que pode ser baixado em [Link externo oculto para visitantes]
Após compilei as informaçõs do TRU MG e TRU SP mais as informações do TRR do estado de MG e do estado de SP, criando um só arquivo GMAPSUPP.img. Dessa forma há sobreposição ou faltam de informações????
Para MG use sómente o TRC-MG ou extraia do TRC-Brasil o Estado das Minas Gerais. Não use o TRU-MG, pois esse serve só para teste.
Para MG não precisa do TRR, pois todas as rodovias e vias principais estão no TRC.

Entenda uma coisa:
- Um municipio congrega uma cidade e todos os seus distritos. O mapa de um municipio é formado por uma grande área retirada de dentro da área correspondente ao Estado.
Dentro desse mapa do municipio existem as vias normais e até as rodovias. Tudo que é navegavel na área dele deve constar em seu mapa.
Esse mapa de municipio vai compor o mapa Estadual (TRC para o Brasil e TRU para SP).
Já o TRR não detalha as vias dos municípios. Ele só detalha as rodovias (vias principais).
Ora, se uma determinada Rodovia cruza um determinado município é lógico que essa rodovia estará constando do TRC e do TRR. Usando ambos habilitados haverá sobreposição.
Haveria alguma outra melhor sugestão de compilação de mapas pra navegação em cidades e rodovias de MG e SP???

Para os Estados de MG e SP carregue:
TRC-MG
TRU-SP
TRR (somente o Estado de SP)
Quando estiver navegando em rodovia do Estado de SP habilite somente o TRR e quando for ingressar em algum municipio habilite somente o TRU-SP.

Por fim digo que nada impede que instale o TRC-BRASIL porém, só para permitir que seu aparelho trabalhe mais leve, recomendo para navegação nas Minas Gerais a instalação somente do TRC-MG.
Procure evitar instalar o TRU-MG, pois esse é só para teste.

Lembre também que o TRC-Estadual sofre alterações quase que diárias e o TRC-Brasil só mensalmente.
Marcio M Soares
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jassis
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Mensagem por jassis »

Thundercel, bom dia!

Obrigado pela presteza e pronto envio de sua resposta.

Extremamente úteis suas informações, vou seguir suas orinetaçãoes.

Só mais uma dúvida: o método que utilizo para criação do arquivo gmapsupp.img através do MapSouce pressupõe a seleção prévia dos vários mapas indicados (TRR SP, TRC MG e TRU SP) e envio para o gps, sendo criado apenas um arquivo gmapsupp.img já contendo todas as informações. A seleção indicada por vc (TRR SP TRC MG e TRU SP) implicará em alguma sobreposição ou conflito de dados?

Pois bem, o uso individualizado dos mapas, conforme sugerido por você, pressupõe a criação de diversos arquivos gmapsupp.img (um com TRR SP, outro com TRC MG e outro com TRU SP). O problema é que o programa não aceita vários arquivos gmapsupp.img na pasta Garmin. Pesquisei exaustivamente na NEt e descobri alguns macetes de renomear os arquivos para que eles sejam reconhecidos como mapas distintos pelo programa de navegação da Garmin. Tentei renomear alguns arquivos conforme tinha visto na Net mas não obtive sucesso. Alguma outra dica pra manter no SD os diversos mapas (separados) como sugeridos por vc???? Uso o programa e os mapas no SD acoplado a um MIO C%@0 com navegador 4 rodas na memoria interna e desbloqueado através do Miopocket através do SD.


Muito obrigado!


jassis
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Thundercel
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Mensagem por Thundercel »

A seleção indicada por vc (TRR SP TRC MG e TRU SP) implicará em alguma sobreposição ou conflito de dados?
Como citei anteriormente algumas rodovias constam do TRR e do TRU e se ambos forem habilitados ao mesmo tempo existirá superposição.
Assim carregue o TRU-SP e a parte de SP constante no TRR, mas só habilite um dos dois.
Entenda que SP está em desenvolvimento e alguns municípios ainda não foram desenvolvidos. Esses municípios não desenvolvidos acarretam buracos no TRU que são complementados com o TRR.
Infelizmente é uma chatice dentro de SP ficar habilitando e desabilitando mapa, mas por enquanto tem de ser assim.
Pois bem, o uso individualizado dos mapas, conforme sugerido por você, pressupõe a criação de diversos arquivos gmapsupp.img (um com TRR SP, outro com TRC MG e outro com TRU SP). O problema é que o programa não aceita vários arquivos gmapsupp.img na pasta Garmin.
Entenda que você pode carregar pelo MapSource diversos mapas e que esses são carregados juntos em um único arquivo gmapsupp.img.
O trabalho de saber quem é quem ali dentro fica por conta do navegador e ficam disponíveis para habilitação pelo usuário no proprio aparelho, na função Mapas.
Não precisa renomear arquivo gmapsupp, pois o MapSource já foi feito para se juntar todos os mapas em um único arquivo.
Marcio M Soares
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Mensagem por jassis »

Thundercel, boa tarde. Em primeiro lugar obrigado pela paciência! :oops:

Entendi perfeitamente suas explicações, criei o arquivo gmapsupp.img através do MapSource (seleção de TRC MG, TRU SP e TRR SP) e enviei pro SD.
Demorei a achar a opção de seleção de mapas . Após a instalação do SD rodei o navegador Garmin, fui em "ferramentas" na tela inicial, depois em "Ger. meus dados" e após em "mapas". Daí abriu uma tela com as informações a seguir:

Worldwide Roads basemap
/Storage Card
_____________________________________________________________
Mapas detalhados
/Storage Card

No canto inferior direito da tela há uma caixa de seleção "MapSource" que redireciona a outra tela com a opção de selecionar os mapas separados para exibição. isso tinha me passado desapercebido porque sempre clicava em "mapas detalhados/storagecard" diretamente, na vã esperança de que aparecesse a tela de seleção de mapas, o que não acontecia.

De forma que tá tudo perfeito aqui, graças a sua imprescindível paciência!!

Mudando de assunto, infelizmente a navegação em Poços de Caldas usando o mapa do projeto TracSource ainda deixa a desejar em função de algumas descontinuidades de vias que geram desvios longos e indesejados. Tenho usado com mais sucesso o navegador guia quatro rodas original do aparelho e instalado na memória flash. Em compensação em estradas, o navegador guia quatro não é legal...
Creio que conciliarei o uso do Garmin em estradas e o 4rodas em cidades médias aqui de MG...

A dúvida é em cidades grandes de MG e em cidades maiores do estado de SP (Ribeirão Preto, Campinas, Americana, etc). O trackSource dá conta do recado?

Obrigado novamente!! :D
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