Mapas do Projeto TrackSource

Forum do Software de Navegação Garmin
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mapas do Projeto TrackSource

Mensagem por Thundercel »

Os mapas do Projeto TrackSource são os unicos que são atualizados em no máximo 30 dias e na medida em que vão surgindo informações de correção.

Esses Mapas são gratuitos e separados por títulos.

Na página do Projeto onde se pode fazer o download dos mapas contém instruções sobre eles. Para acessá-la clique [Link externo oculto para visitantes]

Se sua Região não está ainda desenvolvida pelo Projeto TrackSource, não se desespere, já que o Projeto TrackSource disponibiliza mapas não roteáveis ( você não tem calculo de rota. Só apresentação das ruas no GPS). Esses Mapas são chamados de TRR / TM e podem ser baixados clicando-se [Link externo oculto para visitantes]

Nessa última página também é disponibilizado mapas que servem de base para a ferramanta de edição no programa TrackMaker.
Avatar do usuário
FastCat
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 22
Registrado em: 09 Dez 2008, 23:00

Mensagem por FastCat »

Descobri um pequeno erro na continuidade de uma via no TRC-Brasil v5.12 no DF, que provocava um erro no roteamento. Fiz contato com o desenvolvedor (Rodrigo), que foi muito atencioso e se prontificou de corrigir e dar um retorno assim que possível.

Existe salvação !.... :D

Abraços,

Fast Cat
Knowledge is Power !...
Nüvi 765T, Nüvi 350, GPS Map 60CSx e Edge 305
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

FastCat,
como você, também quando encontro erros nos mapas do Projeto TrackSource imediatamente informo por email ao desenvolvedor do Estado ou munícípio onde encontrei o erro.

A grande maioria dos desenvolvedores são atenciosos e recebem muito bem qualquer tipo de contribuição com informações de erros.

Acredito que se todos os brasileiros que usam GPS agissem assim, contribuindo para o projeto que fornece gratuitamente os mapas, ninguém mais precisaria adquirir os mapas comerciais e desatualizados.
Avatar do usuário
FastCat
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 22
Registrado em: 09 Dez 2008, 23:00

Mensagem por FastCat »

É verdade Thundercel,

É um projeto de grande valia para todos que fazem uso de GPS, e para quem acompanha o projeto praticamente desde o começo, como eu, ainda tenho aqui várias versões do projeto ainda no início, tem até um valor histórico, :D .

Hoje em dia com certeza o Tracksource é uma fonte de informação muito superior ao CNB v4, e olha que ainda temos muito a evoluir. Só espero muito que a Garmin não arranje uma "chave de galão" e acabe com esse excelente trabalho gratuito que nos beneficia bastante e com um custo "prazeiroso" de apenas contribuir para o desenvolvimento do produto enquanto usufruimos dele mesmo !... heh eu hehe !....

Abraços,

Fast Cat
Knowledge is Power !...
Nüvi 765T, Nüvi 350, GPS Map 60CSx e Edge 305
Avatar do usuário
Schmidt
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 87
Registrado em: 07 Dez 2008, 23:00

Mensagem por Schmidt »

Entrei em contato com o desenvolvedor do Rio de Janeiro e ele foi muito atencioso comigo.
Enviei alguns traks pra ele e 2 dias depois os mapas corrigidos já estavam disponíveis no site do Tracksource.
GustavoPolo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 17 Dez 2008, 23:00

Mensagem por GustavoPolo »

Eu tb quis contribuir para o projeto e entrei em contato com o desenvolvedor e ele se mostrou simpático tb, porém ao mandar a primeira mensagem para relatar um erro do mapa aqui em Recife, nem resposta eu tive, ou seja, não sei nem se o desenvolvedor recebeu minha mensagem, isso me desestimulou muito... :(
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Gustavo,
alguns desenvolvedores, na minha opinião, se consideram estrelas e não dão o devido valor aos iniciantes que optam por colaborar. Infelizmente em toda coletividade existem os famosos "ovelhas negras".

Nem precisaria nomear esses "ovelhas negras" pois são facilmente identificados por meio de uma rapida leitura dos topicos no forum PortalGPS.

Em que pese que esses existem, a grande maioria dos desenvolvedores TrackSource são simpáticos e tratam os colaboradores de uma forma ímpar.

No caso do desenvolvedor da região em que moro, o Rio de Janeiro, não tenho nenhuma crítica, ao contrário, sempre me orientou e instruiu. O nome dele é Paulo Carvalho.

Por essa razão não podemos deixar de ajudar naquele projeto já que seus objetivos são comunitários. Os mau-educados e problemáticos vão cair do pedestal em algum momento da vida.
Avatar do usuário
smarca
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 64
Registrado em: 17 Dez 2008, 23:00

Mensagem por smarca »

Caro Thundercel, aceitei seu convite e cá estou.
Devo, provavelmente no sábado pela manhã ir fechar o negócio com o Nuvi 780 importado dos EUA com mapas dos EUA e Canadá apenas e sem o cartão SD.
Em seguida, aproveitando o mercado aberto devo já adquirir um cartão SD que, pelo que sei, pode ser de até 4 Gb.

Gostaria de saber de antemão para não fazer burradas irreversíveis:

1) O cartão SD aceito é de no máximo 4 GB mesmo?
2) O Nuvi 780 deve vir com algum software nativo, talvez o tal City Navigator, algo assim. Em linguagem simples, é esse software nativo que administra os mapas do TrackSource e eu devo manter o software que estiver dentro do aparelho? No caso, deletando apenas os mapas nativos, se for o caso.
3) Grosseiramente falanto eu imaginei o software mais os mapas nativos na memória do aparelho e os mapas do TrackSource no cartão SD. Isso é coerente com sua visão?

Obrigado pelo convite e pela acolhida.
[ ]s, Sandro.
Avatar do usuário
FastCat
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 22
Registrado em: 09 Dez 2008, 23:00

Mensagem por FastCat »

Olá smarca,

Bem-vindo a turma. Bom, vou me adiantar ao Thunder, heheh...

1 - Sim, o cartão máximo reconhecido pelos 7XX é de 4GB;

2 - Vamos aqui tentar clarear um pouco as coisas, os Navegadores Nüvi de modo geral vem com vários tipos de City Navigator, o North America, Europe, Brazil, Australia, etc., na hora em que voce for pegar o GPS voce confirma isto. Na verdade o City Navigator não é um sistema que mantem os mapas, ele é o proprio mapa da Garmin. Voce precisará de um programa no PC para "gerenciar" os mapas, tanto os City Navigator como o Tracksource, este no caso também é um mapa produzido com a contribuiçao de nós usuários brasileiros e é distribuido gratuitamente unquanto os CN são BEM vendidos !... hehehe... Esse programa chama-se Mapsource.

3 - Sim, seu raciocínio está certo, mantenha os mapas que acompanham o Nüvi em sua memória residente e o Tracksource no cartão SD.

Quaisquer dúvida não exite, é só gritar !... heheh

Abraço,

Fast
Knowledge is Power !...
Nüvi 765T, Nüvi 350, GPS Map 60CSx e Edge 305
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

:D :D
Nosso amigo Fast já adiantou praticamente tudo, mas não poderia de também dar minha contribuição.
2) O Nuvi 780 deve vir com algum software nativo, talvez o tal City Navigator, algo assim. Em linguagem simples, é esse software nativo que administra os mapas do TrackSource e eu devo manter o software que estiver dentro do aparelho? No caso, deletando apenas os mapas nativos, se for o caso.
Smarca,
O NUvi 780 vem com um software nativo sim, o navegador Garmin.
O City Navigator não é software e sim base de dados (mapa). Ele é proprio e lido pelo software navegador Garmin.
Os mapas Tracksource, como o City Navigator, são dados e não software.
O software sempre permanecera no aparelho, independente da base de dados que for usar (City Navigator ou TrackSource, ou até ambas, eu uso as duas). Afinal é ele que enxerga a base de dados (mapas).
Não delete os mapas nativos. Copie-os para o seu HD ou guarde-os em um diskete. Num retorno ao país onde eles abrangem o arquivo será util.
No seu caso os mapas que estarao em seu NUVI serão dos USA e estarão em um arquivo de nome gmapprom.img
3) Grosseiramente falanto eu imaginei o software mais os mapas nativos na memória do aparelho e os mapas do TrackSource no cartão SD. Isso é coerente com sua visão?
Essa era minha visão quando adquiri meu aparelho na Espanha.
Hoje o SD Card que comprei nem sei mais aonde está (não uso mais).
Os mapas nativos da Europa, que ocupavam 2/3 da memoria interna de 2 GB do meu NUVI já estão guardadinhos em outro lugar.
Na memoria interna tenho os mapas tracksource e o City Navigator Brasil v4 e ainda posso fazer uma festa nela, pois ainda tenho ali disponivel 1 GB.
Avatar do usuário
smarca
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 64
Registrado em: 17 Dez 2008, 23:00

Mensagem por smarca »

Bem amigos, algumas coisas eu já fiz desde hoje à tarde que o Nuvi chegou. Algumas burradas, mas já as corrigi, não todas, por isso preciso de ajuda:
- Copiei todas as pastas e arquivos nativos do Nuvi para o HD (back-up)
- Instalei o Mapsource como recomendado e ao tentar abri-lo o erro padrão: "precisa ter uma versão anterior ...". Percebi que depois que instalei 2 mapas Tracksource (TRC-Brasil + TRR) o Mapsource abre normal, reconhece os 2 mapas e tudo bem
- Transferi para o Nuvi o TRC-Brasil e tudo bem. Só que ainda não havia instalado um cartão SD. Tinha um aqui de 2Gb (mais que suficiente), instalei-o, na hora o XP reconheceu (o Nuvi está na USB carregando a bateria), aproveitei e transferi para o SD o TRC-Brasil + TRR
1) Como deleto o TRC-Brasil da memória interna do Nuvi já que o tenho no SD agora?
2) Quanto tempo devo deixar o Nuvi conectado na USB (com o micro ligado, claro) numa primeira carga?
3) Nas demais recargas quanto tempo?
4) Ainda não liguei o Nuvi pois preciso carregar a bateria, mas quando liga-lo terei dúvidas em como selecionar os mapas do SD ao invés dos mapas da memória interna. Talvez seja intuitivo mas não custa perguntar de antemão, me perdoem
5) Percebi que a minha rua (Campinas, SP) não está no mapa TRC-Brasil. Isto é normal?
6) Se é normal, mesmo assim consiguirei fazer uma rota de algum lugar para minha residência, por exemplo? Ele trabalha por aproximação ou a falta do dado inviabiliza a rota? Neste caso o que deveria fazer se tivesse que ir numa rua em São Paulo, por exemplo, e a mesma não estivesse no mapa?
7) Imaginei que o mapa municipal de Campinas estivesse dentro do TRC-Brasil (e deve estar senão não apareceria nada na tela do Mapsource no computador), mas na relação à esquerda do Mapsource, onde tem todos os mapas, não consta Campinas. É normal?
8- Além do TRC-Brasil e do TRR devo instalar mais algum mapa, pensando exclusivamente em termos de Brasil ou somente esses 2 possuem o conjunto completo necessário?
9) O TRR é necessário ou está contido no TRC-Brasil?
Ufa! Desculpe-me por tantas perguntas, mas novato é "soda".
Espero que compreendam e muitíssimo obrigado por qualquer ajuda.

Editando: aliás percebi agora que somente o TRC-Brasil foi para o SD porque não selecionei o TRR no Mapsource somando todos os 440 mapas. Verifiquei também que só existe um arquivo no SD (gmapsupp.img). Como este arquivo é o único diferente e a mais da memória interna do aparelho concluo que é ele. Portanto deletado da memória interna e apenas no SD. Como li que cada vez que se envia algo (igual) perde-se o que lá está, estou enviando os 440 mapas novamente para o Nuvi. Ok, deu certo, o arquivo gmapsupp.img aumentou de tamanho para 125.380KB).
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

smarca,
vamos lá:
1) Como deleto o TRC-Brasil da memória interna do Nuvi já que o tenho no SD agora?
Conecte seu NUVI com SD Card no seu PC. Ambos são vistos como drives.
Dentro do drive que está o NUVI (não o SD card) você verá dentro da pasta garmin um arquivo de nome gmapsupp.img

Não confunda esse arquivo com o gmapprom.img

Pode retirar o arquivo gmapsupp.img que ele é o TRC-Brasil que vc carregou.

Entenda que toda vez que carrega algum mapa pelo MapSource, esse cria um arquivo de nome gmapsupp.img e substitui o existente aonde vc esta carregando o novo. Pode ser no SdCard ou na memoria interna. Ele não quer nem saber. Substitui aonde for dado a oprdem de carregamento.
2) Quanto tempo devo deixar o Nuvi conectado na USB (com o micro ligado, claro) numa primeira carga?
Ainda não me preocupei com isso já que geralmente se deve carregar uma bateria por 12 hs na primeira carga.
De qualquer forma no Manual deve existir isso e aqui em nosso site disponibilizamos o Manualç da Garmin para NUVI. Está na área de downloads / manuais em Portugues
3) Nas demais recargas quanto tempo?
Creio que no manual deve existir algo sobre isso, mas por experiencia e leituras devemos sempre deixar a bateria esvaziar toda sua carga para novo carregamento de forma a manter seu automatismo ativo (limites up e dow).
4) Ainda não liguei o Nuvi pois preciso carregar a bateria, mas quando liga-lo terei dúvidas em como selecionar os mapas do SD ao invés dos mapas da memória interna. Talvez seja intuitivo mas não custa perguntar de antemão, me perdoem
Não se acanhe em perguntar, porém recomendo uma leitura do manual citado que nele tirará de imediato muitas duvidas de operação do aparelho.

De ante mão recomendo, nem sei se esta no manual, que quando for ligar seu aparelho não se assuste pela demora na localização de satélites. Isso é normal quando de uma primeira vez que é ligado. Ele precisa se achar e isso em uma primeira vez demora.

A garmin diz que pode demorar até 30 minutos. Além disso tem problema.

Ligue pela primeira vez em algum local de céu aberto que facilitará o encontro rapido dos satelites.
5) Percebi que a minha rua (Campinas, SP) não está no mapa TRC-Brasil. Isto é normal?
Normal não é, mas essa é minha crítica ao pessoal responsavel do Projeto TrackSource.

O Estado de São Paulo está sendo compilado no TRU-SP e não no TRC-Brasil. É o unico diferente.

Faça download do TRU-SP que é bem capaz de encxergar sua rua nele.
6) Se é normal, mesmo assim consiguirei fazer uma rota de algum lugar para minha residência, por exemplo? Ele trabalha por aproximação ou a falta do dado inviabiliza a rota? Neste caso o que deveria fazer se tivesse que ir numa rua em São Paulo, por exemplo, e a mesma não estivesse no mapa?
A falta de dado faz com que o calculo de rota no Garmin trace uma linha reta do ponto A ao B. Ele nessa situação não ajuda com as informações de navegação como vire a direita ou esquerda.
7) Imaginei que o mapa municipal de Campinas estivesse dentro do TRC-Brasil (e deve estar senão não apareceria nada na tela do Mapsource no computador), mas na relação à esquerda do Mapsource, onde tem todos os mapas, não consta Campinas. É normal?
No TRC Brasil so consta as rodovias que cruzam SP. As informações municipais, como citei e somente em SP, estão no TRU-SP.
8- Além do TRC-Brasil e do TRR devo instalar mais algum mapa, pensando exclusivamente em termos de Brasil ou somente esses 2 possuem o conjunto completo necessário?
Só instale o TRR se for necessário. Esse não é roteavel, ou seja, nele não terá calculo de rota.

Eu moro no RJ e em meu NUVI só tenho instalado o TRC-RJ e o Estado do RJ do CNBrV4.

Quando tenho previsão de viagem instalo os mapas das regiões possiveis que devo passar.

De qualquer forma uso a memoria interna para instalação dos mapas que vou usar.

No meu SDCard de 2 GB e fora do aparelho, tenho todos os mapas. TrackSource e CNBrV4 (todos cabem ali).

Em qualquer emergencia plugo o SD Card no aparelho e nele tenho o mapa que quiser.

Entenda que todo Sistema Operacional tem uma limitação de velocidade. Quanto mais arquivos colocar para que ele analise e retire a informação, fará com que se torne mais lento. Por isso recomenda-se deixar para leitura o minimo possivel.
9) O TRR é necessário ou está contido no TRC-Brasil?
O TRC-Brasil é roteavel e o TRR não.
Ambos tem a mesma informação.
Avatar do usuário
smarca
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 64
Registrado em: 17 Dez 2008, 23:00

Mensagem por smarca »

Ok. Feito até aqui.
Tentei achar o TRU-SP mas não o encontro no site do Tracksource.
Apenas há uma lista drop-down lá dizendo que esse é o mapa que preciso.
Mas onde estaria o dito cujo?
Obrigado mais uma vez!!!
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Os mapas Roteaveis do Projeto TrackSource estão na pagina em
[Link externo oculto para visitantes]

Os TRU se encontram na parte inferior dessa pagina.
Avatar do usuário
smarca
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 64
Registrado em: 17 Dez 2008, 23:00

Mensagem por smarca »

Thundercel, me permita dizer que sua atenção para com tanta burrice do lado de cá (vi a página) é digna de elogios.

Ou, em outras palavras, muuuito obrigado por toda a ajuda, prestatividade e gentileza para comigo.

Agora são 3:02 h. Finalizei as instalações, tudo perfeito.
Deixei no Nuvi para, amanhã (ou melhor hoje após o amanhecer) o City + TRUs SP/RJ/MG.

Uma curiosidade: nas instalações, de maneira geral, como tenho num micro 2 partições e no outro 2 HDs (C:\ e D:\ em ambos), surgem pastas com arquivos em D:\Garmin, D:\MapSource e ainda 2 arquivos soltos em D:\

Peguei tudo isto e copiei para as respectivas mesmas pastas em C:\ e depois deletei tudo em D:\

Nenhum problema e os arquivos de programa ficam concentrados em um único(a) HD/Partição.

E, notei que na maioria das vezes isso ocorre sem possibilidades de intervenção.

Uma outra coisa é que os TRUs buscam uma pasta (Default) ao se instalarem. Nests casos eu mudei para Iniciar\Programas\TrackSource\Roteavel Complementar, também para manter a organização no Menu Iniciar.

Bem, amanhã é hora de explorar as possibilidades do Nuvi pois tive um curso intensivo hoje ao telefone e, literalmente, estou esgotado, até pela hora.

Mais uma vez meu muitíssimo obrigado Thundercel e vamos ficando na casa para, quem sabe, num futuro breve, até poder ajudar alguém que estiver começando, ou seja, como eu estava faz algumas horas.
Responder