GPS Foston 503DT memória 64 e rom 128 alegria e tristeza

Aplicavel aos 3 tipos de navegador iGO
Responder
mpsbr2004
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 22 Mai 2011, 19:57

GPS Foston 503DT memória 64 e rom 128 alegria e tristeza

Mensagem por mpsbr2004 »

Boa tarde meus amigos.

Ontem fui fazer uma viagem para uma cidade bem próxima até, uns 120 km somente, porém, para chegar a mesma precisava passar por dentro de outras 2, até ai tudo normal.

E para minha surpresa tive o primeiro contato com a bendita falta de memória do gps, que até então não sabia nem o que era, pensava ser problema de cartão cheio e tal. E hoje lento centenas de tópicos pude perceber que esse problema não é só comigo, e sim com grande parte dos usuários de gps que resolvem colocar skins, vozes e carrinhos em seus gps.

Bem então, gostaria de saber se existe alguma solução para podermos usar skins, no caso o gurjon 6.18 e a vilã do gps, a gabriela. hehe

O meu gps tem a tal memória rom de 128, será que meu gps pode ter salvação? Ou será que terei que vende-lo para pegar um de 128, pois sinceramente não gostaria de voltar ao igo "original" pois já cadastrei lombadas, radares e tudo mais e como o original nem tem os ícones nem vozes de lombadas...

Alguém aqui já conseguiu? Ou somente "matando a vilã" gabriela? rsrs
Avatar do usuário
Coiotte
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 66
Registrado em: 09 Fev 2011, 23:00

Re: Tristeza com gps Foston 503dt com memória 64 e rom 128

Mensagem por Coiotte »

mpsbr2004

Embora a vilã Gabriela judie um pouco dos GPS's com 64 Mb de RAM, mas o verdadeiro Vilão da história é o arquivo Brazil.dem (Digital Elevation Model), caso o seu GPS tenha este arquivo que fica na pasta Dem dentro da pasta Content, simplesmente delete-o apague-o desaparça com ele, com certeza a Gabriela vaia agradecer e continuar falando os nomes das ruas e avisando os radares.

Apenas um informação técnica.

ROM Read Only Memory (Memória só para leitura) é a memória onde fica quardado o firmaware do GPS e outras informações usadas pelo S.O. (Sistema Operacional) para executar o Bootstrap.
RAM Randomic Access Memory (Memória com acesso aleatório), é a memória de trabalho que o S.O. e o navegador usam para armazenar as informações usadas durante todo o processo de navegação, assim sendo quanto maior a capacidade em Mb fica um tanto melhor.

Coiotte
mpsbr2004
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 22 Mai 2011, 19:57

Re: Tristeza com gps Foston 503dt com memória 64 e rom 128

Mensagem por mpsbr2004 »

Olá Coiote, obrigado pela resposta.

Já li bastante sobre esses problemas que acontecem com muitos usuários, até tentei deixar o arquivo branding.zip mais enxuto, reduzi ele de 12 megas para 4 megas, apaguei todos os arquivos de imagem que ficavam dentro da pasta common.
Porém não tem como testar para saber se funcionou, pois o gps funciona bem na minha cidade, só deu erro depois de um tempo utilizando-o, e como eu disse, quando fui viajar que ele resolveu dar pau.

Mas você poderia me responder a mais uma dúvida? Se apagar-mos o arquivo dem o que pode acontecer? Sei para que ele serve porém não entendi porque ele está lá e quando ele é acessado. Se fosse um arquivo inutil, porque existir? Você que entende muito poderia explicar para mim e para os demais utilizadores do forum?

PS: Pelo que li, ele é o responsanvel por mostrar os mapas em 3d, mostrando relevos e tal, correto? Mas se deletarmos ele a "tela" do gps não ficaria achatada?

Obrigado pela atenção meu amigo.

Abraços


Editado: O arquivo Brazil.dem do meu gps tem o tamanho de 204.415 KB e com data de 26/11/2010 - 21:17
Avatar do usuário
Coiotte
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 66
Registrado em: 09 Fev 2011, 23:00

Re: Tristeza com gps Foston 503dt com memória 64 e rom 128

Mensagem por Coiotte »

mpsbr2004.,

não a tela não vai ficar achatada, simplesmente ela vai ficar aparecendo como em 2D, mas em perespctiva como se o mapa estivesse em um plano inclinado. O ideal é você fazer um teste.

Coiotte
mpsbr2004
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 22 Mai 2011, 19:57

Re: Tristeza com gps Foston 503dt com memória 64 e rom 128

Mensagem por mpsbr2004 »

Coiotte eu fiz, porém não gostei do resultado. rsrs

Eu tinha um arquivo de quebramolas, que dava quase 400 kb ai removi e criei um com apenas os quebramolas da minha cidade e preferencial e tal, e deu 4 kb, parece que melhorou muito, pois até agora não travou nenhuma vez...
Só não vou tirar o arquivo speedcam pelo motivo obvio. hehe

Muito obrigado pela atenção
Abraços
lacma
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Nov 2013, 00:50

Re: Tristeza com gps Foston 503dt com memória 64 e rom 128

Mensagem por lacma »

Alguém sabe como acessar a ROM do gps? Queria desativar o autopower quando a energia externa é desligada. Será que existe um root para gps? Valeu.
Avatar do usuário
alexandre1018
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 19
Registrado em: 09 Out 2009, 00:00

Re: Tristeza com gps Foston 503dt com memória 64 e rom 128

Mensagem por alexandre1018 »

Coloque esses comandos no sys.txt:

[power]
skip_suspend_process=1
skip_resume_process=1
skip_suspend_process_all=1
skip_resume_process_all=1
lacma
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Nov 2013, 00:50

Re: Tristeza com gps Foston 503dt com memória 64 e rom 128

Mensagem por lacma »

Entao amigo, estes comandos seriam para o software do IGO. No caso, o autopower está na ROM, isto é, na memoria do aparelho. Será que um comando do software IGO irá neutralizar o do proprio aparelho? Muito obrigado pela ajuda.
Avatar do usuário
alexandre1018
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 19
Registrado em: 09 Out 2009, 00:00

Re: GPS Foston 503DT memória 64 e rom 128 alegria e tristeza

Mensagem por alexandre1018 »

Mas esse comando de desligamento automático é do software iGO mesmo, não está na ROM. Faça um teste ligando o gps e deixando ele no menu inicial, antes de entrar no navegador, e desligue o cabo de energia, não vai acontecer nada. Depois entre no navegador iGO e assim que carregar e aparecer o mapa, desligue a energia e veja a mensagem de desligamento aparecer.
Essa mensagem (script de desligamento) vc pode suprimir com o comando seguinte no sys.txt:
[interface]
shutdown_time=0
lacma
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Nov 2013, 00:50

Re: GPS Foston 503DT memória 64 e rom 128 alegria e tristeza

Mensagem por lacma »

Agradeço muito sua tentativa de me ajudar mas estes procedimentos nao resolvem. Para que vc possa entender melhor onde eu preciso chegar, por exemplo, retire o cartao de memoria do gps e depois formate a unidade que permanecer. Esta é a unidade que me refiro. Mesmo formatada, se voce reiniciar o aparelho vai ver que a ROM (que nao se consegue apagar) inicia o aplicativo raiz e permanece na tela com todos os widgets lá. Calculadora, player de mp3, TV, etc. So nao tem mais o IGO. Entao se desligar o carregador a contagem vai se iniciar e desligar o aparelho desde que seu gps seja da nova interface Foston ou outra marca. A inteface antiga nao tem o Switcher e por isso nao faz isso sozinha e precisa do IGO para realizar o shuttdown. A Foston nao colocou o botão Switcher no aparelho mas ele aparece no manual. Xing-Ling é assim mesmo. Ehehehe... abraçao
Avatar do usuário
alexandre1018
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 19
Registrado em: 09 Out 2009, 00:00

Re: GPS Foston 503DT memória 64 e rom 128 alegria e tristeza

Mensagem por alexandre1018 »

Tenho um Foston 503DT comprado há uns 2 anos, essa firmware dele não tem esse problema, ele só entra em contagem de desligamento dentro do programa iGO. Na tela inicial (menu inicial com aquelas bolas vermelhas) não entra na contagem de desligamento quando desliga a energia, só aparece a mensagem quando desliga pelo botão.
Pode ser que seu aparelho por ser mais novo tenha uma firmware diferente.
No meu aparelho com esse comando no sys.txt resolveu.
[interface]
shutdown_time=0
Acho que a unica forma de vc resolver isso seria trocando o firmware, mas aí já existe risco de dar algum problema na instalação e travar tudo e perder o aparelho...
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.