Mapa Base Mundial - basemap - gmapbmap.img

Forum do Software de Navegação Garmin
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mapa Base Mundial - basemap - gmapbmap.img

Mensagem por Thundercel »

O nosso Nüvi vem com uma carta de base pré-instalada (arquivo gmapbmap.img no diretório Garmin).

Este BaseMap pré-instalado é diferente de onde você comprou o nüvi (por exemplo, na América BaseMap E.U.A., BaseMap Atlântico na Europa).

Agora você pode ter toda a base cartográfica de todo o mundo livre da Garmin (O tamanho é de aprox. 33 MB, em comparação com o Atlântico BaseMap 7 MB).

Baixe o BaseMap mundial a partir de [Link externo oculto para visitantes] (é originalmente do iQue 3600, mas não se preocupe).

Após o download abra o arquivo com o WinZip e extraia o arquivo "gmapbmap.img". Em seguida, copie este arquivo para o diretório Garmin Nüvi \ e está feito.

Divirta-se
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
joelsobrinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 489
Registrado em: 21 Jan 2010, 23:00

Mapa Base Mundial - basemap - gmapbmap.img

Mensagem por joelsobrinho »

Caro amigo!
Saindo da escuridão e começando a me comunicar. Venho acompanhando o site a algum tempo e por causa disto comprei um NUVI255W, no "nosso pais vizinho". Já tenho instalado nele, o TRC Brasil e o TRC São Paulo, o da Argentina, o City Navigator e o North America. Fiz um join usando o GMAP. Ficou tudo blz, vale salientar que tudo isto com os tutoriais seus feito aqui no site.
Viajei pela Argentina com ele e foi td tranquilo. Quero experimentar agora NY. Depois eu conto a experiencia.
Por enquanto gostaria de ter uma ajudinha no seu artigo: meu BASEMAP tem 50MB e não os 7MB que vc comentou. Mesmo assim copiei este basemat dentro do SD card junto com meu .img . Fiz correto ou estou errado?
Eu ja tinha algumas informaçõs do mapa mundi, não sei se o que eu vi eh do novo bm.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

joelsobrinho,

prefiro não carregar meus aparelhos com muitos mapas porque cada mapa cria seu índice para o sistema. Quantos mais índices de mapa mais carga para o limitado processador do GPS.

Lembro que o TRC SP está embutido no TRC Brasil e sendo assim não tem sentido carregar em seu aparelho os dois. Eu trocaria o TRC SP pelo TRU SP.

Quanto ao basemap entenda que esse serve para inumeras coisas dentre elas rotear onde a via não consta do mapa ou a região ainda nao foi mapeada. Muitos não imaginam, mas o basemap contém vias expessas, principais e inter cidades.

O basemap auxilia também o GPS a se comunicar com os satelites e informar mais rápidamente a posição. Isso porque o GPS forma um almanaque interno de todos os satélites ativos quando do seu desligamento.

O tamanho do arquivo gmapbmap.img contendo o basemap depende da quantidade de informações contidas nele. Quando me refiro a informações cito vias expressas.

Ora, se estamos costumeiramente navegando no Brasil para que vamos manter um basemap completo contendo vias expressas da Europa e dos USA?

O basemap não é lido no SD Card. o Garmin no SD Card só le mapa em arquivo gmapsupp.img
Se colocou seu basemap no cartão ele ali esta como um peso morto pois nao é lido pelo sistema.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
joelsobrinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 489
Registrado em: 21 Jan 2010, 23:00

Mapa Base Mundial - basemap - gmapbmap.img

Mensagem por joelsobrinho »

Professor, coloquei basemap no garmin e esta funcionando blz!!! Ficou uma dúvida, onde eu consigo o arquivo TRU, com a extensão img par o NUVI? Carrega-lo junto com o City Navigator não tera problemas, correto?
Eu li tb em um artigo seu que eu não conseui reencontrar,que vc colocou os arquivos img dentro do garmin, esta correto?
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

joelsobrinho,

procure sempre, na medida do possível, preservar a memória interna do GPS, não carregando nela mapas que constantemente são atualizados como os do TrackSource. Use o SD Card para isso.

Existem muitos relatos de GPS travado por ter sido nele carregado em sua memória interna arquivo de mapa corrompido.

Não gosto de utilizar o TRU (TrackSource Urbano) por ser esse mapa de teste, mas por vezes sou obrigado quando, me valendo do MapSource, identifico nele um município mapeado e que não consta do TRC (TrackSource Completo). Isso ocorre muito no estado de SP, mas o TrackSource, aos poucos, está migrando os municípios do estado para o TRC. Se frequentemente navego por áreas atendidas pelo TRC nem me preocupo carregar o TRU.

Os TRC e TRU estaduais consegue você em
[Link externo oculto para visitantes]

Os usuários de Garmin são privilegiados já que podem escolher para navegar no Brasil um de 3 mapas distintos e habilitar um deles:
- TrackSource
- CNBr
- AutoGuia

Carrego os 3 nos meus aparelhos da seguinte maneira:

Na memória interna

- CNBr 2010.30 em arquivo gmapprom.img
- AutoGuia 2.17 em arquivo gmapsupp.img

No SD Card

- TrackSource TRC estadual de onde mais circulo.

Quando vou viajar, no SD Card carrego o TRC Brasil.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
joelsobrinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 489
Registrado em: 21 Jan 2010, 23:00

Mapa Base Mundial - basemap - gmapbmap.img

Mensagem por joelsobrinho »

Professor, fiquei curioso em sber porque meu basemap tem 53MB e fui atraz.
Com o GMAPTOOL peguei as informações que tem dentro do mapa:
As highways americanas, um mapa mundi e um mapa de tempo. Os dois primeiros de 2003 mas o do tempo eh de 2009. Um colega que mora em NY tem um BMW que usa o GPS dela e ela recebe a condições climatáticas direto no GPS. Pena, eh um serviço que não temos por aqui.
Avatar do usuário
cocbrazil
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 25 Fev 2010, 00:00

Mapas no GPS

Mensagem por cocbrazil »

Thundercel escreveu:joelsobrinho,

procure sempre, na medida do possível, preservar a memória interna do GPS, não carregando nela mapas que constantemente são atualizados como os do TrackSource. Use o SD Card para isso.

Existem muitos relatos de GPS travado por ter sido nele carregado em sua memória interna arquivo de mapa corrompido.

Não gosto de utilizar o TRU (TrackSource Urbano) por ser esse mapa de teste, mas por vezes sou obrigado quando, me valendo do MapSource, identifico nele um município mapeado e que não consta do TRC (TrackSource Completo). Isso ocorre muito no estado de SP, mas o TrackSource, aos poucos, está migrando os municípios do estado para o TRC. Se frequentemente navego por áreas atendidas pelo TRC nem me preocupo carregar o TRU.

Os TRC e TRU estaduais consegue você em
[Link externo oculto para visitantes]

Os usuários de Garmin são privilegiados já que podem escolher para navegar no Brasil um de 3 mapas distintos e habilitar um deles:
- TrackSource
- CNBr
- AutoGuia

Carrego os 3 nos meus aparelhos da seguinte maneira:

Na memória interna

- CNBr 2010.30 em arquivo gmapprom.img
- AutoGuia 2.17 em arquivo gmapsupp.img

No SD Card

- TrackSource TRC estadual de onde mais circulo.

Quando vou viajar, no SD Card carrego o TRC Brasil.
Olá Marcio,
Tudo bem professor! :D
Sou novo aqui no forum e em GPS também... Comprei um Garmin 285WT faz 1 semana. Já atualizei a voz da Raquel e gostaria da sua ajuda para duas dúvidas:

1) A minha Raquel ainda fala PRF em vez de Professor entre outras abreviações... Existe um software para editar isso, mas não abre o .vpm corrigido que baixei... sabe como eu poderia proceder?

2) Gostei muito da sua dica dos mapas que está na citação.
Mas como eu faço para carregar os mapas, e como escolher qual mapa o GPS vai usar ?

Desde já muito obrigado pela ajuda.

Cristiano.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

1) A minha Raquel ainda fala PRF em vez de Professor entre outras abreviações... Existe um software para editar isso, mas não abre o .vpm corrigido que baixei... sabe como eu poderia proceder?
Antes de culpar a raquel veja se o Professor está abreviado no mapa. Se estiver é o mapa que está errado e não problema no GPS.
Para ver isso se utilize do MapSource para ver o nome da rua como está no mapa.
2) Gostei muito da sua dica dos mapas que está na citação.
Mas como eu faço para carregar os mapas, e como escolher qual mapa o GPS vai usar ?
Para carregar os mapas primeiro precisa você te-los. Tendo-os basta carrega-los no aparelho e no cartão da forma que descrevi em termos de nome de arquivo.

Selecionamos o mapa que queremos usar pelo GPS na sua função Info Mapa que pode ser acessada navegando nele por Ferram. / Sistema / Mapa / Info. mapa

Saber qual mapa tera prioridade depende da região em que se navega e como se comporta cada um nela. É uma questão de teste.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
cocbrazil
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 25 Fev 2010, 00:00

Mensagem por cocbrazil »

Muito Obrigado pelas respostas.

Realmente meu mapa está abreviado, mas existe um programa que estava vendo TTS Speech Doctor Pro que teóricamente resolveria esse problema, mas ele não abre o .vpm da Raquel.
Já ouviu falar nesse software?

h t t p : / / t u r b o c c c.wikispaces.com/TTS+Speech+DoctorPro

Sobre os mapas, vou baixar e instalar... para testar.

Um abraço,
Cristiano.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9198
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Utilizamos para corrigir a pronuncia da raquel o programa TTS Voice Editor. Veja em
modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=1131

Não recomendo, por erro de mapa (nome de rua abreviado), modificar o arquivo VPM para corrigir abreviatura. Essa ação pode corrigir de um lado e prejudicar de outro.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
cocbrazil
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 25 Fev 2010, 00:00

Mensagem por cocbrazil »

Obrigado novamente.
Um abraço e até a próxima.... ;)
Avatar do usuário
joelsobrinho
Moderador
Moderador
Mensagens: 489
Registrado em: 21 Jan 2010, 23:00

Mensagem por joelsobrinho »

Grande Marcio,
Td bem contigo?
Eis me de volta.... rsrsr
Testei o base map que vc passou no inicio do tópico, e observei que o zoom foi modificado. Nas avenidas ele não abria as duas pistas e ficava somente uma. Coincidentemente eu quiz experimenta o bmap DEM que foi citado aqui no forum e o fiz: SURPRESA, a navegação ficou muito boa, os zoons ficaram ótimos além de ganhar um pseudo mapa aéreo no mundi.. muito bom.
Recomendo com louvor!
Dwiertel
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 25 Set 2012, 13:49

Re: Mapa Base Mundial - basemap - gmapbmap.img

Mensagem por Dwiertel »

boa noite.. por favor preciso do gmapbmap.img para o garmim. nao consigo abrir esse arquivo que vc mandou baixar. ele é um executavel. desde já agradeço a atenção.
Avatar do usuário
seggia
Moderador
Moderador
Mensagens: 902
Registrado em: 16 Nov 2009, 23:00

Re: Mapa Base Mundial - basemap - gmapbmap.img

Mensagem por seggia »

Descomprimindo o arquivo com o RAR teremos a pasta worlwide e dentro dela os arquivos : GMAPBMAP.img e`o arquivo GMAPBMAP.pdb.

GMAPBMAP.PDB - tem 1k de tamanho e , portanto , não é o arquivo que queremos.
GMAPBMAP.IMG - basemap de 31824 kb
Que deve ser colocado no mesmo local onde os mapas são instalados. O local poderá variar de acordo com o modelo do Garmin Nuvi.

Estas informações consegui na internet.
[Link externo oculto para visitantes]
Vejamos se estão certas. Peço aos colegas confirmarem se correta a informação.
Seggia
Moderador Global
Garmin Nuvi 3490, 765, 2589
Avatar do usuário
Quinca
Moderador
Moderador
Mensagens: 670
Registrado em: 01 Jun 2010, 00:00

Re: Mapa Base Mundial - basemap - gmapbmap.img

Mensagem por Quinca »

Dwiertel, baixe do link abaixo e descompacte:

[Link externo oculto para visitantes]?

Boa Sorte.
Responder