IGO8 usar vozes em TTS e Mapa radar

Avatar do usuário
Volrath
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 48
Registrado em: 25 Nov 2008, 23:00

Vozes em TTS.

Mensagem por Volrath »

Bom dia Thunder;

Li em algum lugar que é possível fazer o IGO8 usar vozes em TTS (usar o texto pra falar?) pra falar os nomes das ruas.

Isso é função padrão ou é necessária alguma "gambiarra"?

Outra coisa; Os arquivos de radares do site [Link externo oculto para visitantes] pro IGO funcionam nesse IGO8?

E os mapas? Onde consigo atualizações?

Postei aqui pois achei pertinente, uma vez que as dúvidas estejam relacionadas com o IGO8 e o Infoscape, caso eu esteja errado, favor avisar que eu crio outro tópico.

Um grande abraço e muitíssimo obrigado pelo espaço.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Amigo Volrat,

movi seu tópico para esta área visando tão somente organização interna.

Não tenho o Infoscape, mas meu genro tem.

Moro no RJ e ele em SP, mas estamos usando o aparelho dele para testes :lol: :lol: :lol: (coitado).

Quanto ao uso de vozes em TTS pelo IGO8 não saberei lhe responder, mas me comprometo a pesquisar e informar, se ninguém informar antes.
Este nosso site tem 1 semana de vida e esperamos nele congregar, "sem fins lucratícios", experiências e informações de todos. Com o conhecimento muitos não se permitirão ser enganados e explorados, as vezes, até por brasileiros mesmo.

Quanto ao uso da base de dados do site MapaRadar informo que funciona no IGO8 e já instalamos, com sucesso, no GPS Infoscape dele.

As atualizações dos mapas estão rodando pela NET e talvez meu genro aponte o link para elas.

Já comuniquei a meu genro sobre sua postagem e ele se comprometeu a responder a experiência dele aqui com o Infoscape.

Forte abraço!
wassuncao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1563
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

IGO8 usar vozes em TTS e Mapa radar

Mensagem por wassuncao »

Volrath

Em questão de vozes em tts eu preciso pesquisar para te responder, mas em questão dos mapas atualizados deixo onde baixar a ultima atualização do miomap e igo

[Link externo oculto para visitantes]

O mapa e o arquivo de radares são unicos para miomap e igo (Servem para os dois navagadores )

Fico a disposição
Abraços
Avatar do usuário
Volrath
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 48
Registrado em: 25 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Volrath »

Caramba gente; Parabéns pela iniciativa e pela prontidão em me ajudar.

Uma pergunta querido wassuncao; Os mapas desse torrent são mais atualizados que os que estão no tópico de tutorial do Thunder, sobre o IGO8? Ou é o mesmo?

Um grande abraço.

Obs: Galera, eu estou meio enrolado de tempo aqui, mas já simpatizei com a causa de vocês... Conforme possível, venho compartilhar minhas experiências e trazer novidades.

A respeito do TTS:

[Link externo oculto para visitantes]

[Link externo oculto para visitantes]

O que vocês acham?
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Volrath,
ficamos satisfeitos por você abraçar nossa causa e se unir ao grupo.

Nosso site não tem fins comerciais e ele objetiva tão somente concentrar e divulgar dicas e soluções de compra e operação de equipamentos GPS por brasileiros.

Infelizmente o desconhecimento do sistema e seu funcionamento está conduzindo muitos irmãos a empregarem mau seu dinheiro comprando GPS que vão dar-lhes "dor de cabeça".

Temos que nos unir e adquirir mais experiência nesse sistema.

Observei os dois links sobre TTS indicado por você e neles concluí que pessoas estão trabalhando nos TTS para melhorar a qualidade deles que vem por default.

Já li em algum fórum que tem até um programa que grava em extensão TTS e com ele você pode até pegar sua "namorada ou esposa" para gravar as vozes que ouve no GPS.

No primeiro link os portugueses disponibilizam vozes de uma tal de "Amália", mas no idioma do Português de Portugal.

No segundo link é disponibilizado a voz da tal de "Susan" mas no idioma Inglês.

Creio que isso de voz em TTS não é dificil encontrarmos na NET vozes femininas ou masculinas em TTS que possam ser usadas nos navegadores que utilizam a "voice" em TTS.

O meu Garmin usa a voice com extensão .vpm e não .tts
Avatar do usuário
Volrath
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 48
Registrado em: 25 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Volrath »

Perfeito Thunder; Muito obrigado mais uma vez pela prontidão.

Então conforme acharmos vozes em TTS, vamos postando aqui em nosso fórum!

Quanto usar vozes personalizadas... Eu havia desconfiado de algo, tinha pensado em substituir os arquivos com extensões esquisitas lá... Mas ainda não deu tempo de fuçar, rs... Mas se acharmos esse programa que grava direto na extensão certa é melhor ainda.

E quanto ao mapa que vem naquele seu tutorial do IGO8 pro Infoscape? Ele já é tão atual quanto esse que o wassuncao postou?

Um grande abraço.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9197
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Volrat,
quanto as fontes diferentes do mapa do Brasil para IGO 8, conversei com o wassunção e esse me disse que os mapas, contidos em ambas as fontes, são iguais.

Pesquisando sobre o assunto vozes em TTS já descobri que a maioria está partindo de um arquivo base em MP3.

Existem MP3s que tem bit rate fixo, e outros variáveis, os famosos VBR (Variable bit rate). Os players em geral informam o bit rate do MP3, dizendo se é ou não VBR. para GPS devemos usar rate fixo.
IMPORTANT NOTE: After recording, I am told that you need to save the .wav file in a certain format: PCM 44.100kHz 16 Bit, Mono.

[Link externo oculto para visitantes]
Outro link interessante é o que mostra um sintetizador de voz que pode ser usado para se gravar vozes em arquivos pré-determinados.
Link > http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20081122.php
Avatar do usuário
Volrath
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 48
Registrado em: 25 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Volrath »

Valeu Thunder... Chegando em casa vou ver se coloco as vozes do Alvin And The Chipmunks UHAEIUHAE.

- Galera, vocês já testaram skins para o IGO8?: [Link externo oculto para visitantes]

- A atualização de POIs, onde a gente encontra?

Olhem aqui essa "reportagem" sobre TTS em GPS: [Link externo oculto para visitantes]

Então realmente se trata do GPS falar o nome das ruas... Será que com essas vozes aí (português pt por exemplo) pode funcionar?

Abraços.
gregorc
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 17
Registrado em: 20 Nov 2008, 23:00

Mensagem por gregorc »

Para converter os radares do site [Link externo oculto para visitantes] fiz uma planilha que faz "quase" automaticamente. Abaixo segue como usar a planilha e o link:
O site tem uma versão que não é atualizada on-line, e no meu entender é melhor atualizar o GPS com o arquivo texto, pois as correções que são feitas no próprio GPS (direção por exemplo) não são perdidas.

Link para a Planilha Excel que converte o arquivo do site para formato Miomap 3.3/IGO8: [Link externo oculto para visitantes]

Link para o arquivo texto já convertido de 02/12/2008 com 5686 radares: [Link externo oculto para visitantes]

Passos para atualizar os radares no Miomap 3.3/IGO8:
. Exporte no site [Link externo oculto para visitantes] CSV(Garmin,Navman).
. Abra a planilha do link "speedcam.xls"
. Abra o arquivo importado do site no Excel (radares_maparadar.csv).
. Na planilha "radares_maparadar.csv" selecione toda a coluna "A" (clique no A quando aparecer um seta preta).
. CTRL-C (copiar) na planilha inteira.
. Vá na planilha do link "speedcam.xls" posicione-se na linha '1" coluna "A" da aba "radares_maparadar" e CTRL-V (colar).
. Vá na aba "converte_maparadar", você irá perceber que a coluna "A" está convertida para o formato do Miomap 3.3/IGO8.
. Para copiar a fórmula para todas as linhas dessa planilha, Vá para a última linha dessa planilha, CTRL-C (copiar) nessa linha, vá para a linha de baixo, pressione Shift e com o Shift pressionado vá descendo até a linha do número de radares importados + 1 e CTRL-V (colar) (se não lembrar quantos radares foram importados, vá para a aba "radares_maparadar" e posicione-se na última linha.
. Salve a planilha.
. Salve a planilha como Texto (separado por tabulações) (*.txt)
. Saia da planilha sem salvar
. Copie o arquivo texto gerado (speedcam.txt) para o SD na pasta MIOMAP/POI/SPEEDCAM ou iGO8/content/speedcam.
. Pronto! Os radares do GPS estão atualizados, e não se perde suas atualizações pessoais nos radares, como direção.

Se alguém souber fazer isso na planilha de forma automática, todos nós agradecemos.
Editado pela última vez por gregorc em 03 Dez 2008, 11:23, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
jalard
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 60
Registrado em: 29 Nov 2008, 23:00

Mensagem por jalard »

Se eu for direto na planilha atualizada em 12/2008 e já salvar na pasta do IGO8/CONTENTE vai dar na mesma?

Obrigado.
gregorc
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 17
Registrado em: 20 Nov 2008, 23:00

Mensagem por gregorc »

jalard escreveu:Se eu for direto na planilha atualizada em 12/2008 e já salvar na pasta do IGO8/CONTENTE vai dar na mesma?

Obrigado.
O arquivo texto do link já está no formato correto, basta copiá-lo para a pasta MIOMAP/POI/SPEEDCAM ou iGO8/content/speedcam.

A planilha serve para baixar os arquivos atualizados do site [Link externo oculto para visitantes] e converte-los no formato correto.
gregorc
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 17
Registrado em: 20 Nov 2008, 23:00

Mensagem por gregorc »

Volrath escreveu:Valeu Thunder... Chegando em casa vou ver se coloco as vozes do Alvin And The Chipmunks UHAEIUHAE.

- Galera, vocês já testaram skins para o IGO8?: [Link externo oculto para visitantes]

- A atualização de POIs, onde a gente encontra?

Olhem aqui essa "reportagem" sobre TTS em GPS: [Link externo oculto para visitantes]

Então realmente se trata do GPS falar o nome das ruas... Será que com essas vozes aí (português pt por exemplo) pode funcionar?

Abraços.
Para atualizações dos POI's existe um site onde se pode cadastrar os POI's e exportá-los para o GPS, atualmente estão disponíveis as exportações em KML, TXT e CSV.
A versão KML já testei no IGO8 e funciona perfeitamente, basta copiar para o SD na pasta IGO8\CONTENT\USERDATA\POI

Acessem e cadastrem seus POI's, se puderem podem enviar para eles por arquivo para que seja incluído no site: www.aomeuredor.com.br
Avatar do usuário
Volrath
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 48
Registrado em: 25 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Volrath »

gregorc escreveu:
Volrath escreveu:Valeu Thunder... Chegando em casa vou ver se coloco as vozes do Alvin And The Chipmunks UHAEIUHAE.

- Galera, vocês já testaram skins para o IGO8?: [Link externo oculto para visitantes]

- A atualização de POIs, onde a gente encontra?

Olhem aqui essa "reportagem" sobre TTS em GPS: [Link externo oculto para visitantes]

Então realmente se trata do GPS falar o nome das ruas... Será que com essas vozes aí (português pt por exemplo) pode funcionar?

Abraços.
Para atualizações dos POI's existe um site onde se pode cadastrar os POI's e exportá-los para o GPS, atualmente estão disponíveis as exportações em KML, TXT e CSV.
A versão KML já testei no IGO8 e funciona perfeitamente, basta copiar para o SD na pasta IGO8\CONTENT\USERDATA\POI

Acessem e cadastrem seus POI's, se puderem podem enviar para eles por arquivo para que seja incluído no site: www.aomeuredor.com.br
Querido;
No meu IGO8 não encontro a pasta "userdata", mas sim a pasta POI direto, dentro da "content"; Com um arquivo Brazil.poi dentro; Como proceder nesse caso?

Outra coisa; Não tem como eu pegar "todos" os POIs duma vez? Eu teria que encher a pasta poi com milhares de arquivos kml?

Desde já, obrigado.

Grande abraço, tenham todos uma excelente tarde.
gregorc
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 17
Registrado em: 20 Nov 2008, 23:00

Mensagem por gregorc »

No IGO8 é possível ter POI's cadastrados em formato KML, basta copiar o arquivo para o SD na pasta IGO8\CONTENT\USERDATA\POI se as pastas não existirem, podem criar, eu já fiz isso no meu GPS e funcionou perfeitamente, aparece no gerenciamento de POI's o nome do arquivo e entre parenteses (KML). Ele permite vários arquivos KML na pasta.

PS.: Não é possível fazer nenhuma alteração nesses POI's pelo GPS.

No site www.aomeuredor.com.br os filtros não são obrigatórios, portanto, se quiserem exportar todos os POI's basta não selecionar nenhum dos filtros, selecionem somente o tipo de arquivo KML, o problema é que não está separando por tipo de POI, já enviei um email para o site solicitando essa alteração.
Avatar do usuário
Volrath
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 48
Registrado em: 25 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Volrath »

gregorc escreveu:No IGO8 é possível ter POI's cadastrados em formato KML, basta copiar o arquivo para o SD na pasta IGO8\CONTENT\USERDATA\POI se as pastas não existirem, podem criar, eu já fiz isso no meu GPS e funcionou perfeitamente, aparece no gerenciamento de POI's o nome do arquivo e entre parenteses (KML). Ele permite vários arquivos KML na pasta.

PS.: Não é possível fazer nenhuma alteração nesses POI's pelo GPS.

No site www.aomeuredor.com.br os filtros não são obrigatórios, portanto, se quiserem exportar todos os POI's basta não selecionar nenhum dos filtros, selecionem somente o tipo de arquivo KML, o problema é que não está separando por tipo de POI, já enviei um email para o site solicitando essa alteração.
Perfeito gregorc;

Você poderia por favor então nos avisar quando seu pedido for atendido e o "KML Master" (rs) estiver separando os POIs por tipos? Daí então farei minhas atualizações.

Grande abraço e muito obrigado.
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.